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Parceria entre organizações de saúde e agência Repense lança alerta sobre os perigos dos cigarros eletrônicos.

Com o objetivo de fornecer informações confiáveis e sem conflitos de interesse sobre os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), a ACT Promoção da Saúde e a Vital Strategies, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec, a Fundação do Câncer, da Associação Brasileira do Estudo do Álcool e Outras Drogas – ABEAD, e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – SBPT, lançam a campanha #CancelaOVape. Desenvolvida pela agência Repense, a iniciativa também foi pensada em apoio à proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) submetida à consulta pública, que recebe contribuições da população até 9 de fevereiro. Com o intuito de alcançar o público jovem, a campanha adota uma estratégia digital robusta, incluindo colaborações com influenciadores.

Em 2022, um em cada cinco jovens de 18 a 24 anos já havia experimentado cigarro eletrônico, mas essa proporção aumentou para um em cada quatro no último ano, mesmo que os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) sejam proibidos no Brasil desde 2009 pela Anvisa. Para esse público, os cigarros eletrônicos têm sido a porta de entrada para o tabagismo. De acordo com o Vigitel do ano passado, 60% dos usuários de 18 a 24 anos nunca haviam fumado cigarros convencionais.

“Esses produtos têm sabores agradáveis e design moderno. São feitos para atrair adolescentes e jovens. Assim, a indústria garante a dependência logo cedo, formando um mercado consumidor que durará por muito tempo. Os danos à saúde são imensos e têm aparecido cada vez mais cedo, quando comparados aos usuários de cigarros convencionais”, explica Mariana Pinho, coordenadora do Projeto Controle do Tabaco da ACT.

Diante desse cenário, a Anvisa propôs uma norma mais abrangente e detalhada, fundamentada em evidências científicas e alinhada às recomendações da OMS, para substituir a regulamentação vigente. Em sintonia com esse movimento, a campanha #CancelaOVape lançou um hotsite que destaca 10 motivos para manter a proibição, juntamente com um link que oferece orientações sobre como participar da consulta pública. Além disso, a campanha envolve a disseminação de conteúdo nas redes sociais, a mobilização de influenciadores e a veiculação de spots entre a primeira e a segunda história de todos os episódios da Rádio Novelo Apresenta.

A iniciativa busca alcançar principalmente formadores de opinião e o público mais jovem, que representa a principal parcela de usuários no Brasil. Nesse contexto, a campanha utiliza a hashtag #CancelaOVape em plataformas como Instagram e TikTok, além de realizar ações específicas com influenciadores digitais nativos e criar peças de mídia que derrubam o argumento da indústria de que os dispositivos eletrônicos são mais seguros que os cigarros convencionais.

“Os cigarros eletrônicos têm assumido essa aura de leveza, de sabores de frutas, mas por trás dessa falsa inocência há riscos graves para a saúde dos usuários. A campanha alerta sobre esses riscos disfarçados e coloca na mão do jovem a oportunidade de participar da consulta pública da Anvisa para cancelar o vape, de verdade.” Aline Leucz, diretora de Criação da Repense.

 

FICHA TÉCNICA
Atendimento: Bianca Tenenberg, Taisa Tamura, Daniel Inglez
Criação: Aline Leucz, Daniel Chagas, Eduardo Jubarte, André Geniselli
Community Manager: Tabata Madeira França
Planejamento: Stefano Scaranello
Mídia: Denis Danela, Paula Dias
CEO: Otavio Dias
Aprovação: Anna Monteiro, Daniela Guedes, Tainá Costa (Vital Strategies)

 

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