Terminou ontem a Campus Party Brasil, festival de tecnologia, empreendedorismo e STEM, que reuniu, entre 9 e 14 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), mais de 100 mil pessoas em sua área gratuita e contou com 12 mil campuseiros e 6 mil alunos das escolas públicas de São Paulo na Arena.
“Estamos extremamente realizados com o sucesso da 16ª edição da Campus Party Brasil. Este evento celebra não apenas a inovação e a tecnologia, mas também a inclusão digital, algo essencial para o futuro do nosso país. Receber os alunos de escolas públicas de São Paulo é um passo significativo para garantir que jovens carentes tenham acesso às oportunidades que a tecnologia pode proporcionar. A Campus Party Brasil continua sendo um marco na promoção de um futuro mais inclusivo e tecnológico para todos”, enaltece o CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.
Todos os participantes puderam acompanhar de perto conteúdos direcionados ao empreendedorismo, tecnologia, games, entre outros, com destaque para o 1º Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial, que reuniu a sociedade civil, academia, empresários e políticos para debater o uso dessa nova tecnologia e discutir a criação de regulamentações adequadas.
Com a correalização do Instituto Campus Party, Cappra Institute e ITS Rio, o encontro estabeleceu premissas a partir de mesas-redondas e discussões envolvendo líderes de comunidades e caravanas, professores, campuseiros, especialistas em IA, representantes de organizações públicas e privadas. Eles concluíram ser necessário antecipar os impactos futuros e reconhecer a importância do marco regulatório para assegurar que a tecnologia seja uma força transformadora e benéfica para a sociedade brasileira.
“A implementação de um marco regulatório robusto para IA vai trazer inúmeros benefícios para a sociedade brasileira, incluindo a proteção de direitos individuais, o fomento a inovação, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida. Por isso, é muito importante a sociedade civil participar desse processo para que o nosso país seja o primeiro do mundo a incentivar a criação colaborativa e democrática de um marco regulatório”, ressalta o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia.
Arena
Os 12 mil campuseiros que estiveram na Arena, a área paga da CPBR16, puderam usufruir dos 20GB de internet fornecidos pela parceria entre a Mega Telecom e a RNP. A edição contou com seis mil pessoas acampadas em barracas, que tiveram a oportunidade de participar de mais de 400 palestras e atividades. Destaque para a palestra “Explorando o Futuro da Inteligência Artificial,” que contou com a participação de Marcelo Tas.
O apresentador da TV Cultura falou sobre a experiência de participar de um evento do porte da Campus Party: “Esse é um encontro presencial de muita gente, com muita diversidade, criatividade e muitas ideias. A CPBR16 é uma tremenda nuvem de gente ligando coisas que antes não estavam conectadas e, depois daqui, sabe-se lá o que vai acontecer,” ressaltou ele.
Outra palestra que movimentou bastante a Arena na CPBR16 foi “O Poder da Conversa,” que contou com a participação de Fátima Pissara, CEO da Mynd. Segundo ela, a Campus Party é um evento imprescindível, pois concede acesso a conceitos e inovações que estão por vir.
“A CPBR16 desenvolve o jovem a aprender mais sobre tecnologia, inovação e negócios com um olhar para o futuro,” completou.
Ao longo dos seis dias, os palcos Whats´Next, Petrobras e Loterias Caixa receberam nomes de destaque como Ricardo Cappra, Peter Jordan, Angélica Oliveira, Giulia Bordignon, Karina Tronkos, Gustavo Guanabara, Luisa Santos, o pentacampeão Gilberto Silva, Pyong Lee, entre outros.
Área Open
A Área Open, um espaço aberto e gratuito para todo o público, foi um grande sucesso com atrações como o Printer Chef, que trouxe a novidade do workshop sobre culinária molecular desenvolvido pelo chef Cadu Alves, e a tradicional Campus Play, onde ocorreram campeonatos de eSports e palestras.
Além disso, o espaço gratuito contou com a Game Party, realizada em parceria com o Ministério da Cultura, que apresentou uma exposição de videogames antigos, mostrando a evolução dos emuladores desde o jogo Pong, lançado em 1972, até os consoles atuais. Também se destacaram as batalhas de robôs organizadas pela Robocore, que atraíram mais de 1,3 mil competidores, e a Exposição Amazon Party, promovida pelo Ministério da Cultura e a autotech GWM, que proporcionou uma experiência interativa e multissensorial dentro da floresta amazônica brasileira. Outra atração da Área Open foi a Arena de Drones, com workshops de pilotagem e conteúdo direcionado à inteligência artificial.
Confira os resultados das principais competições da CPBR16:
Printer Chef
Sucesso nas últimas edições, a Campus Party Brasil realizou o Printer Chef em parceria com a Printer X e a EBAC. Nesse ano a novidade foi a realização do workshop desenvolvido pelo chef Cadu Alves. No espaço de gastronomia, os participantes competiram elaborando pratos a partir de alimentos produzidos em impressoras 3D. Mais uma vez, a capital paulista sediou a final nacional da competição. Entre os dias 10 e 12 de julho, ocorreram as seletivas de São Paulo, que tiveram como grande vencedor chef Rafael Santos. Ele também venceu a final nacional no dia 13, que contou com os vencedores das edições da Amazônia e Brasília.
Campus Play
O espaço sediou três torneios de eSports que distribuíram uma premiação total de R$ 10 mil reais. No campeonato de Valorant, o grande campeão foi o time Pancadão. Já no torneio de Rainbow Six, a equipe vencedora foi Stellae Gaming. No torneio de Mobile Legends, o ganhador foi Alpha 7 Esports.
Maratona de Negócio
Durante a 16ª edição da Campus Party Brasil, foram realizadas a Maratona de Negócios e Startup 360ª, em parceria com o Sebrae. As ações visam estimular o ecossistema de inovação, o empreendedorismo e o surgimento de novos negócios.
Ao todo 80 participaram do Startup360ª, onde puderam expor seus trabalhos para os visitantes e potenciais investidores, além de receberem mentorias de especialistas.
Já na maratona de negócios, que tem como objetivo desenvolver e capacitar projetos de empreendedorismo por meio de mentorias e workshops. Foram 25 mentorias individuais e a vencedora da maratona foi a solução Profit Carbo com a plataforma que agrega área rurais para certificadoras de crédito de carbono.
Hackathons
A Campus Party Brasil também contou com três hackathons, presencial e online, englobando atividades, palestras e mentorias que integraram todos os participantes. O primeiro deles foi o “Desafio Viva Center Norte – Mapeando o comportamento do público”, que tinha o objetivo de entender o comportamento do público e propor soluções inovadoras para o Viva Center Norte, utilizando dados e tecnologias. A equipe vencedora foi Rec 081.
Já o segundo desafio foi o “Garagem Unilever – Garagemthon” que visava encontrar novas formas de impactar positivamente o mercado com soluções criativas e tecnológicas para os desafios propostas pela Unilever. A solução escolhida foi Corrente do Bem.
Por fim, o terceiro hackathon GWM “Melhorando a qualidade de vida da gestante através da tecnologia”, que buscou encontrar uma solução para melhorar a qualidade de vida das gestantes, facilitando a maternidade com todos os seus desafios diretos e indiretos. A equipe vencedora foi Menos é Mais Devs.
Próximas edições
A Campus Party desembarca em setembro na cidade de Recife para a CPNordeste. Em outubro, Manaus receberá a CP Amazonia, e, em novembro, a Campus Party chega à Goiás. Para datas e mais informações sobre as próximas edições acesse o site.
*Foto de capa: Divulgação/Campus Party Brasil
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