Skip to main content

A segurança do The Town, maior festival de música, arte e cultura de São Paulo (SP) contou com um reforço bom para cachorro! Estamos falando de Yellow, o cão-robô conhecido por sua capacidade de detectar incêndios, gases nocivos e eventos suspeitos por meio da inteligência artificial. Fabricado pela empresa americana Boston Dynamics, o simpático robozinho foi levado ao evento pela Seguropro, empresa responsável pela segurança do festival, realizado no Autódromo de Interlagos.

A empresa adotou uma abordagem de segurança híbrida para o The Town, com 2,5 mil pessoas trabalhando, 35% do efetivo sendo mulheres, 110 câmeras, 5 drones (um deles cabeado), 25 cães e o Yellow, o cão-robô com tecnologia 5G. O cyber pet possui recursos avançados como visão noturna, análise visual, detecção de fumaça e outros riscos potenciais. Ele realizou rondas noturnas para garantir que nenhuma pessoa estivesse em situação de risco, aumentando a segurança geral do evento.

Durante o The Town, o cão-robô operou principalmente a partir do Centro de Controle Operacional no Autódromo, onde uma equipe de mais de 20 pessoas, incluindo profissionais de TI, policiais militares, bombeiros, vigilantes e operadores da Seguropro, monitorou a situação em tempo real. Em caso de urgência, o robozinho poderia ser utilizado, mas não houve necessidade.

O cyber pet já esteve em eventos de grande porte, incluindo o Rock in Rio e o Mutua Madrid Open, ambos em 2022. A presença de Yellow demonstra a crescente adoção de tecnologias avançadas na segurança de eventos de grande porte. Com sua capacidade de detecção e resposta rápidas, ele representa uma abordagem inovadora para garantir a segurança do público em situações potencialmente perigosas.

* Com informações do G1 SP | Foto de capa: Paola Patriarca/G1

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????