Skip to main content

Em uma sociedade com forte presença do machismo estrutural, boa parte da fala entre pessoas se molda em torno de falácias machista e diálogo passivo-agressivo. Entre os vários aspectos da comunicação, esse é um dos que será abordado no curso “Persuasão e Influência: O Poder da fala”, que será ministrado pela comunicóloga Maytê Carvalho em parceria com a Casa do Saber, conhecido centro de disseminação cultural.

Com lançamento hoje (8 de março), Dia Internacional das Mulheres, o curso gratuito terá quatro aulas no formato online e tratará de temas que desafiam a sociedade. 

No Mês das Mulheres, discussões sobre a presença do machismo nas relações humanas voltam à tona, apesar de ser uma questão que precisa ser discutida e desconstruída o tempo inteiro. “A linguagem vem nos acompanhando desde a infância e a nossa cognição muitas vezes tem afirmações machistas muito enraizadas. Muito do que chamamos de ‘gender gap’ e síndrome da impostora vem dessa perpetuação das falas machistas na saúde mental das mulheres. O feminismo está aí para ajudar as pessoas a se perguntarem sobre os jogos de poder envolvidos em sua própria vida e dinâmicas, saúde das relações sociais e profissionais”. 

Sobre os encontros do curso

Entre os pontos que serão abordados durante o primeiro encontro estão a provocação, a intimidação, a sedução e a tentação. A comunicóloga mostrará qual é a melhor abordagem, quando e com quem deve utilizar.

“O curso é ideal para quem busca aumentar seu poder de influência e melhorar a qualidade das relações interpessoais, inclusive quando falamos em desmontar afirmações e vícios de falas machistas que permeiam a nossa sociedade”, diz Maytê.

Já no segundo encontro, a comunicóloga trará uma reflexão sobre quem somos e o que os outros sentem quando falam conosco. Os três modos de persuasão do filósofo grego Aristóteles – Ethos, Pathos e Logos – também serão debatidos, trazendo um novo olhar para conceitos estabelecidos há mais de dois milênios. 

Os dois últimos encontros migram para questões que nos afetam mais no ambiente corporativo: feedback – como dar e receber – e comunicação abusiva – indicando formas de driblar estas situações em momentos de discussão com autoridades.

“Queremos ajudar as pessoas a desenvolverem o seu protagonismo, sua voz ativa e sua capacidade de influenciar em decisões. Seja negociando com fornecedores, vendendo seu produto ou até discutindo a relação com o namorado. O poder da persuasão é fundamental para que possamos alcançar os nossos objetivos”, afirma Maytê.

Digitalização da Casa do Saber

Totalmente digital e com disponibilização de material sobre os conteúdos abordados, a Casa do Saber segue seu propósito de disseminar e democratizar a educação e o debate de temas importantes. Com a pandemia de Covid-19, a Casa do Saber decidiu expandir ainda mais a sua presença digital.

Em 2020, começou disponibilizando acesso gratuito ao Aplicativo Casa do Saber (com master classes exclusivas e mais de 135 cursos), atingindo mais de 230 mil usuários em pouco mais de quatro semanas. Depois, ampliou a grade de cursos on-line e promoveu de três a quatro lives por semana, trazendo grandes autoridades de temas contemporâneos. Além disso, ampliou a sua presença nos canais de YouTube e Instagram com mais de 1,5 milhão de seguidores.

Agenda Casa do Saber – Curso “Persuasão e Influência: O poder da fala” com Maytê Carvalho

Data: 8 a 11 de março

Horário: 20h

Inscrições: https://educacao.casadosaber.com.br/persuasao-e-influencia-o-poder-da-fala/?utm_source=website&utm_medium=organico&utm_campaign=home

Leave a Reply