Skip to main content

O CicloVivo, um dos primeiros e maiores portais de notícias especializados em sustentabilidade do Brasil, anuncia o lançamento de sua nova campanha de financiamento mensal. A iniciativa visa assegurar a produção de notícias de alta qualidade e o compartilhamento gratuito de iniciativas de grande impacto positivo.

Desde 2010, o CicloVivo aborda os mais diversos assuntos para diferentes públicos. Com linguagem acessível, o site contribui para espalhar informações, ideias e projetos que vão desde dicas práticas sobre como reduzir o impacto ambiental no dia a dia até políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, passando por compromissos empresariais, além de tendências e novidades que estão acontecendo ao redor de todo o globo relacionados à sustentabilidade e regeneração.

Com a crescente preocupação global sobre mudanças climáticas, conservação ambiental e práticas sustentáveis, o CicloVivo se destaca como uma fonte confiável e comprometida com a informação precisa e relevante. No entanto, para continuar oferecendo conteúdo de qualidade e expandir sua cobertura, o site lançou uma campanha de financiamento mensal por meio da plataforma Benfeitoria.

“A criação da campanha de assinaturas inclui várias frentes. A primeira é conseguir recursos para manter e ampliar a equipe do CicloVivo – queremos produzir cada vez mais matérias e divulgar ações, negócios e projetos de impacto positivo”, afirma Natasha Olsen, editora do CicloVivo. “Outro ponto é unir a nossa rede de leitores, fortalecendo a comunicação e interação com a comunidade que acompanha e apoia o nosso trabalho”, completa.

Com a contribuição mensal de apenas R$ 12, os leitores e leitoras se tornam assinantes do CicloVivo. O apoio contínuo contribui para o site seguir informando e inspirando mudanças positivas. Como retribuição, o CicloVivo oferece brindes especiais a cada 6 meses de contribuição e descontos em marcas parceiras alinhadas com o propósito de construir um mundo melhor.

“Ao conectar nossos leitores e leitoras a estes negócios regenerativos, todos saem ganhando: as pessoas que recebem informações, produtos  e descontos vindos de empresas sustentáveis, as empresas que têm sua atuação divulgada e um possível aumento nas vendas e o CicloVivo, por receber este apoio da rede de assinantes e seguir divulgando notícias e soluções por um mundo melhor”, detalha Natasha.

Para apoiar o CicloVivo, acesse aqui a campanha.

Marcas com propósito, para parcerias de longo prazo

Além da assinatura mensal dos leitores e leitoras, outra possibilidade de parceria com o CicloVivo foi criada pensando em marcas que compartilhem do propósito de construir um mundo melhor. Com um planejamento anual, é possível comunicar ações, projetos e resultados das empresas no site e redes sociais, de forma consistente.

A proposta foi desenhada especialmente para empresas preocupadas em deixar um impacto positivo e divulgar negócios regenerativos. Para saber mais, envie um email para [email protected].

Nova identidade visual

Com o slogan Notícias #PorUmMundoMelhor, o CicloVivo está sempre em busca de pautas jornalísticas relacionados à construção de um futuro mais equilibrado, saudável e feliz em que a humanidade e a natureza estejam novamente conectadas. Tendo esse propósito como base, em 2024, o CicloVivo passou por uma consultoria de inovação -, um processo minucioso que levantou possibilidades de melhorias.

Encontrar soluções para tornar o negócio mais sustentável financeiramente, alcançar maior visibilidade frente a outros veículos que integram grandes grupos de mídia, além da grande concorrência pela atenção dos leitores, sobretudo nas mídias sociais, foram alguns dos desafios levantados com a ajuda da consultora Fabrícia Botelho, fundadora da FABBO Futuros.

“Tivemos que tomar muito cuidado para criar projetos que priorizassem a credibilidade e independência editorial, especialmente ao formar parcerias e buscar formas de monetização. Mas, felizmente, pudemos detectar muitas oportunidades, começando pelo próprio público cativo que o Ciclovivo já tem”, conta Fabrícia.

Entre as soluções destacadas, estão a possibilidade de diversificar os formatos de conteúdo, a criação de eventos online e presenciais, podcasts, maior produção de conteúdos em vídeos, além de explorar novas formas de se comunicar com os públicos de cada plataforma.

“Embora muitas plataformas falem sobre sustentabilidade, o Ciclovivo está fazendo conteúdo de qualidade e com consistência desde 2010. O que antes era quase um assunto para nichos ou ativistas se tornou uma assunto urgente e necessário, quanto mais gente falando de forma séria sobre isso, melhor”, salienta a profissional.

No decurso dos encontros de consultoria e, em meio a comemoração de 14 anos de existência do site, surgiu a ideia do desenvolvimento de uma nova identidade visual. Para tirar o projeto do papel, o CicloVivo contou com a parceria do designer e diretor criativo André Havt, um profissional igualmente comprometido com um futuro sustentável e regenerativo.

Por meio da No Sugar Added, ele faz o trabalho que uma agência de publicidade, empresa de branding ou design executa com um diferencial determinante: o compromisso inegociável com as pessoas e com o planeta.

“Depois de anos trabalhando em publicidade, branding e design, percebo que posso usar essa experiência para vender ideais, serviços e produtos só para empresas com responsabilidade social e ecológica”, conta Havt. Desta forma, a ideia é jogar o holofote em “marcas com propósito positivo, criando narrativas e conceitos que constroem reputação, estimulam conversas e criam conexões emocionais genuínas”.

Alinhados em seus objetivos, Havt levou a proposta de atualizar a identidade do CicloVivo sem deixar de lado sua essência. “A marca anterior trazia como referência a sequência de Fibonacci, uma série de números onde cada um é a soma dos dois anteriores, se materializando em uma elipse em progressão. Esta continua sendo o coração da marca, mostrando a conexão entre a ciência, o homem e o meio ambiente”, afirma.

O designer explica que a sequência de Fibonacci representa uma dualidade. “Por um lado, é uma fórmula matemática precisa. Mostra a beleza da ordem e da lógica no universo. Por outro lado, é uma impressão digital da natureza, que aparece no crescimento de plantas, na disposição das pétalas de flores, na estrutura das conchas. É a matemática da vida”, resume.

A reformulação da marca inclui um novo logotipo, uma paleta de cores renovada e uma tipografia mais fluida e contemporânea, alinhadas com as melhores práticas de design para destacar o compromisso com a inovação e a clareza na comunicação. O redesenho ainda reflete a evolução contínua do CicloVivo como uma plataforma de comunicação.

“A nova identidade visual traz um desenho mais contemporâneo, com formas fluidas e uma tipografia harmoniosa. É como se a marca estivesse crescendo junto com a natureza, sempre buscando a evolução sustentável. Se reinventando sem perder sua essência. Inspirando e fazendo a diferença”, detalha o profissional.

Para Natasha, o resultado não poderia ser melhor. “A nova identidade veio em um momento muito especial, de novas ideias para nosso modelo de negócio e atuação. Mas ela segue os mesmos princípios que fundaram o CicloVivo: a inspiração na natureza, a busca pela simplicidade e formas de viver com mais harmonia. O André soube colocar muito bem no papel essa identidade que a gente tem”, comemora.

A concretização das propostas construídas a partir de um mergulho profundo propiciado pela FABBO Futuros também é motivo de alegria para Fabrícia. “Quando fazemos uma consultoria de inovação, nunca temos certeza se os projetos irão para o mundo ou não, e fico muito feliz que o Ciclovivo está conseguindo colocar os projetos em prática, reformulando sua marca e fortalecendo sua comunidade”, finaliza.

A nova identidade visual do CicloVivo já está disponível no site, bem como em todas as suas mídias sociais.