Nesta quinta-feira (2), foi divulgada a campanha do Festival do Clube de Criação 2021, assinada pela Wieden+Kennedy São Paulo. A comunicação envolve os períodos de crise na história e conta com um filme chamado “Crise, Crie“, que demonstra expressões artísticas e culturais surgidas em momentos como a Segunda Guerra Mundial. Assista:
hoje um publicitário vai estragar meu dia.
— ana luiza ? (@anarroz) September 1, 2021
parabéns clube de criação ?? pic.twitter.com/yyz5DJFR96
Acontece que a campanha gerou polêmica nas redes sociais por ressaltar “bons exemplos” nascidos em crises e foi acusada de “romantizar” estes períodos. No Twitter, internautas expressaram suas visões sobre o vídeo, confira:
Crie no nazismo, na escravidão, no corpo queimando com a Klu Klux Klan, nas bombas de Hiroshima e Nagasaki. Acredito que judeus, negros e japoneses não se esforçaram o suficiente. Entendi certo? Esse video me fez lembrar dessa coach https://t.co/cV2Ci9xE8T
— Emerson Silva (@emerson_rsilva) September 2, 2021
Além disso, algumas pessoas ainda questionaram se o curso de publicidade não incluía a disciplina de ética. Outros apontaram que a campanha tenha errado na falta de “cultura” e “respeito”. Veja:
Isso não é uma questão de ética, mesmo ela existindo na grade. O que falta aí é cultura, diversidade, educação, respeito pra dizer o mínimo
— Tadeu Banzato (@tbanzato) September 2, 2021
Após a repercussão negativa, o Clube de Criação retirou a campanha do ar e fez uma publicação se desculpando:
Hoje, o Clube de Criação e a Wieden+Kennedy divulgaram um novo filme em suas redes. Tão logo as reações negativas surgiram, entendemos o quão imprópria a mensagem é – por isso decidimos retirá-lo imediatamente do ar. Pedimos as mais sinceras desculpas