Skip to main content

A Vans traz com muito orgulho para o Brasil a sua mais recente colaboração com um dos mais importantes museus do mundo dedicado à arte moderna e contemporânea, o Museum of Modern Art (MoMA) localizado em Nova York, traduzido em português para Museu de Arte Moderna.

Com uma paixão compartilhada por inspirar a auto expressão criativa em todo o mundo, a Vans e o MoMA se juntam para apresentar uma coleção especial e completa de tênis, vestuário e acessórios para todas as idades. Os artistas homenageados pela união entre as duas entidades fundamentadas na arte refletem a diversidade da coleção do MoMA com obras de arte de Claude Monet, Vasily Kandinsky, Salvador Dalí, Edvard Munch, Jackson Pollock, Lybov Popova e Faith Ringgold.

“O MoMA está orgulhoso de apresentar uma coleção colaborativa com a Vans, pois eles também têm um rico legado de apoio à expressão artística”, adiciona Robin Sayetta, Diretor de Licenciamento e Parcerias do MoMA. “Buscamos um número limitado de colaborações de produtos, e o nosso objetivo é sempre de envolver um público mais amplo em combinação com a arte moderna. Estamos entusiasmados em alcançar os amantes da arte em todo o mundo por meio da rede global da Vans.”

 

DROP #1 DA COLEÇÃO

O primeiro drop da coleção desembarcou no Brasil no dia 03 de dezembro, seguido pelo segundo e último lançamento, que conta com a assinatura e identidade visual da Vans e do Museu, agendado para ser apresentado no dia 11 de dezembro.

Claude Monet
 
Vans collab MoMA Coleção Claude Monet

Inaugurando a cápsula dos artistas, a coleção Vans x MoMA apresenta Claude Monet, uma indiscutível força do movimento impressionista, com uma única inspiração: a observação da natureza. A série do pintor francês homenageia a sua icônica assinatura “Water Lilies, 1914-1926”.

Vasily Kandinsky
Vans collab MoMA Coleção Vasily Kandinsky
Vasily Kandinsky acreditava que tanto a cor quanto a forma evocavam o seu próprio poder e emoção, independentemente das imagens e objetos. Utilizando da impressão intitulada de “Orange, 1923”. 
 
Salvador Dalí
 
Vans collab MoMA Colação Salvador Dalí
Salvador Dalí se inspirou no subconsciente, nos sonhos e na imaginação em suas obras surrealistas que mesclam o real e o inventado. Uma de suas contribuições mais conhecidas, a obra “The Persistence of. Memory, 1931” que a Vans traz em um moletom azul.
 
Edvard Munch
 

Vans collab MoMA Coleção Edvard Munch

A quarta apresentação foi profundamente baseada no impactante trabalho de Edvard Munch e de sua obra mais conhecida, “The Scream, 1895”, capturando o grito infinito da natureza e a angústia perpétua.

Jackson Pollock
Vans collab MoMA Coleção Jackson Pollock
 
Jackson Pollock foi um dos principais pioneiros do movimento experimental “action painting”, expressando a sua criatividade de forma abstrata ao invés de ilustrá-la por desenhos. A obra “One: Number 31, 1950” de Pollock transformou completamente o Authentic através de uma aplicação do padrão do artista americano sobre todo o cabedal e a vira da silhueta. 
 
Lybov Popova
 
Vans collab MoMA Coleção Lybov Popova
Lybov Popova abordou a pintura como um ato de “construção” usando cor, linha e forma para criar um trabalho dimensional que expressasse o movimento e o dinamismo. Para a coleção Vans x MoMA, a obra “Untitled, 1917” foi a escolhida para estampar o clássico Sk8-Hi, utilizando cada lado do cabedal para traduzir a visão vanguardista da artista.
 
Faith Ringgold
 

Vans collab MoMa Coleção da Faith Ringgold

Para finalizar a séries dos artistas, temos Faith Ringgold, uma aclamada pintora, escritora, escultora, artista performática, educadora e ativista cujo todo o trabalho destaca suas experiências com racismo e injustiça social. Os curadores da coleção Vans x MoMA trabalharam de maneira próxima e estreita com Ringgold para elevar sua arte da sua obra “Woman Free Yourself, 1971”, que traz as letras em negrito para o pé esquerdo do Era, enquanto pôster “Freedom Woman Now, 1971” assina o pé direito para formar o lema que foi convocado durante a prisão de Angela Davis. As palavras poderosas de Ringgold também são escritas e tangilibilizadas pelo bucket reversível e por uma camiseta de manga longa.
 
Vans collab MoMa Coleção da Faith Ringgold 2
 
Uma segunda silhueta, dessa vez o clássico Slip-On, foi customizado a partir da primeira série de pinturas abstratas de Ringgold, “The Windows of the Wedding”, desenvolvida na década de 1970. A frase “My mother said I’d have to work twice as hard to go half as far.”, sendo traduzida em português para “Minha mãe disse que eu teria que trabalhar duas vezes mais para ir até a metade” que carrega a mensagem da incansável luta diária das mulheres e de Faith Ringgold por justiça foi minuciosamente estampada na vira do tênis na caligrafia da artista.
 

DROP #2 DA COLEÇÃO

O drop #2 apresenta uma variedade de tênis, vestuário e peças de acessórios assinados pela própria marca do Museu de Arte Moderna. Inspirado pelas contribuições da Vans para a arte e principalmente pela popularização estampa Checkerboard em todo o mundo na década de 1980, a coleção combina o icônico padrão da Vans com a identidade reimaginada, recém expandida e colorida do Museu. O ComfyCush Era e o ComfyCush Old Skool carregam as assinaturas da Vans e do MoMA bordadas nos calcanhares das silhuetas. 
 
Vans collab MoMa Coleção assinada pelo museu
 

A coleção ainda apresenta uma linha exclusiva para crianças e bebês composta por cores e elementos que incentivam a interatividade e a ludicidade. A Vans trabalhou com os educadores do MoMA para desenvolver um Slip-On composto por elementos que permitem às crianças customizarem os seus tênis, proporcionando uma experiência criativa prática e divertida. Já o Old Skool oferece uma oportunidade única de educar as crianças sobre a teoria da combinação das cores, através da apresentação da distinção entre as cores primárias e secundárias em sua construção. O Old Skool para crianças e também para bebês recebe uma etiqueta especial constituída por uma roda de cores original com o intuito de educar os pequenos artistas sobre a teoria das cores.

 
Vans collab MoMa Coleção Infantil 2
 

O primeiro e último drop da coleção estarão disponível em revendedores autorizados, nas Vans Stores e em vans.com.br.

Leave a Reply