Encerrando uma temporada com crescimento médio de cerca de 1,4 milhão de seguidores por semana, LaLiga atingiu um novo marco em sua estratégia digital, ultrapassando 200 milhões de seguidores nos 16 perfis que mantém nas plataformas digitais. Em comparação com outras ligas importantes, essa conquista posiciona a primeira divisão da liga espanhola de futebol profissional como a principal competição, em termos de número de seguidores.
Com um ecossistema digital que cresceu 40,8 milhões de seguidores ao longo da campanha, LaLiga é, agora, a liga europeia mais popular nas redes sociais. Em segundo lugar está a Premier League, com 192,1 milhões de seguidores (um aumento de 33,1 milhões nesta última temporada), seguida pela Bundesliga, com 38,4 milhões de seguidores (um aumento de 5,8 milhões) em terceiro lugar.
Em quarto lugar, a Ligue 1 aparece com 31,5 milhões de seguidores (um aumento de 9,8 milhões) e a Serie A vem em quinto lugar, com 28,6 milhões de seguidores (um aumento de 5,9 milhões).
Atualmente, LaLiga possui 16 perfis em plataformas, incluindo 12 no Twitter, 3 online (contando sites), 2 no Instagram, 2 no TikTok e 2 no Facebook, além de estar disponível em 20 idiomas. Alguns desses perfis são dedicados a mercados-alvo, como China (Weibo, Toutiao, WeChat e Bili Bili), Tailândia, Japão e Indonésia (Line). Além disso, a capacidade da LaLiga de atrair fãs jovens é de particular importância, pois os perfis que mais cresceram nos últimos anos são aqueles com menor idade média, como é o caso do TikTok.
“Este é um marco verdadeiro para LaLiga, pois somos a primeira liga de futebol a atingir esse número. Essa conquista faz parte de um compromisso de longa data em aprimorar o nosso ecossistema digital, um objetivo que ajuda a impactar e captar novas audiências, acelerar o crescimento e gerar negócios. Ênfase na estratégia criativa e conteúdo envolvente, adaptado às tendências digitais, são os impulsionadores desse sucesso. Adaptar o conteúdo a diferentes formatos, países e demografias também é fundamental para alcançar um público cada vez maior”, explica Alfredo Bermejo, diretor de Estratégia Digital da liga espanhola.
Alinhada com essa abordagem, LaLiga implementou o Plano LaLiga Impulso para apoiar o crescimento digital de seus clubes, que obteve resultados excelentes. Com isso, o número de seguidores dos clubes disparou, aumentando nove vezes desde o início da temporada, refletindo as mudanças rigorosas implementadas pelos clubes em seus ambientes digitais e o compartilhamento frequente de melhores práticas.
Observe alguns marcos importantes da estratégia da liga espanhola e inspire-se:
- A estratégia digital foi lançada após a chegada de Javier Tebas à presidência da LaLiga, em 2013;
- LaLiga cresceu rapidamente para 6,3 milhões de seguidores durante a temporada 2014/15;
- Em 2015, LaLiga abriu sua primeira conta internacional, na rede social chinesa Weibo;
- LaLiga foi a primeira competição europeia de futebol a transmitir suas partidas no Facebook, em um acordo inovador de três temporadas que começou em 2018/19. As partidas foram transmitidas na Índia, Afeganistão, Butão, Maldivas, Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão e Nepal;
- Em 2019, LaLiga estabeleceu contas dedicadas ao patrocínio do Banco Santander;
- O primeiro marco importante, de 100 milhões de seguidores nas redes sociais, foi alcançado em janeiro de 2020 e dobrou nos três anos seguintes;
- LaLiga foi a primeira liga a criar um perfil na Twitch;
- LaLiga também foi a primeira liga europeia a lançar um programa no TikTok, chamado de ‘Play LaLiga’.
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