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A receita orgânica global do Publicis Groupe cresceu 22% em 2022, superando os 10,1% estimados pelos analistas e os 8,5% previstos pelo próprio grupo. Esse crescimento foi impulsionado principalmente por dados e tecnologia, mas não se pode deixar de mencionar o papel fundamental das mulheres na liderança e em cargos estratégicos do grupo. Na Publicis Brasil, por exemplo, 63% da liderança é feminina, enquanto na DPZ esse número é de 57,6%.

Monica Gadsby, CEO do Publicis Groupe na América Latina, reforça a importância delas nos negócios. Segundo ela:

“Para que a essência dos nossos clientes seja verdadeiramente transmitida para o público, é preciso olhar para a pluralidade do nosso quadro de colaboradores, vendo que essa diversidade impacta diretamente nas entregas e na performance criativa. Queremos que elas continuem crescendo e se desenvolvendo, levando seus talentos e olhares únicos para cada um dos nossos projetos.”

Entretanto, nem sempre o mercado publicitário foi acolhedor com as mulheres.

Dani Ribeiro, Diretora-Executiva de Criação na Publicis Brasil, afirma:

“Demorei anos para entender o quanto eu me masculinizei para sobreviver nos departamentos de criação e agências por onde passei, todos liderados por homens. Acredito que um dos maiores impactos da liderança feminina hoje seja garantir que nenhuma mulher – negra, branca, trans – sinta que precisa deixar de ser quem é para pegar bons jobs e crescer na profissão. Porque é exatamente ser quem nós somos que traz pluralidade e riqueza de repertório para uma entrega criativa mais contemporânea e de alto nível.”

Leticia Meira, EVP, Creative Business na Leo Burnett TM, comenta:

“Mulheres lutaram por décadas para provar que poderiam liderar como homens. Agora, finalmente, estamos encontrando nosso espaço e trazendo habilidades que beneficiam as empresas. Somos resilientes, empáticas e multitarefas. Na Leo Burnett TM, valorizamos a diversidade, desafios individuais e buscamos a igualdade de gênero. Somos muitas mulheres em um ambiente de colaboração e acolhimento.”

No total, as agências e empresas que compõem o Publicis Groupe Brasil tem uma média de 57% de mulheres em cargos estratégicos e criativos, que entregam diariamente resultados únicos, levando um olhar colaborativo e cultural diante de diversos cenários apresentados pelos clientes e pelo mercado. Dessa forma, centenas de perspectivas são apontadas e discutidas, levando a criação para um novo patamar de mercado.

Ana Hernandes, Diretora Geral na Le Pub, diz:

“Líderes mulheres tendem a ser mais preocupadas com o coletivo, em como suas ações e do seu time impactam os outros. Tendem a cooperar mais, ouvir e dividir mais informações com a equipe e ter uma visão holística e de mais longo prazo do que os homens. Para os clientes, mulheres na liderança, e mulheres diversas, trazem pluralidade para a comunicação e minimizam a reprodução do machismo presente na sociedade na propaganda. Isso, por si só, já é muita coisa.”

Entre várias iniciativas para apoiar as mulheres dentro do grupo, destaca-se o Viva Women. Neste projeto, são abordados temas relacionados à mulheridades, inclusão no mercado de trabalho, aceleração de carreira e outros assuntos relevantes por meio de palestras com convidados, rodas de conversa e ações sociais. O objetivo é que a cultura organizacional do grupo no Brasil se reflita em ações e posicionamentos de todas as agências em relação à inclusão, desenvolvimento de carreira e cuidados no dia a dia de trabalho.

Deh Bastos, Diretora de Criação na Publicis Brasil, destaca:

“Não tem como lutar para ter uma liderança feminina sem que isso também impacte todas as outras inclusões. É por meio deste movimento que estamos construindo um ambiente corporativo cada vez mais inclusivo. Em um país onde o número de mulheres ultrapassa em mais de 5 milhões a quantidade de homens na sociedade, é importante que essa representatividade também seja refletida na forma como criamos e vendemos as marcas.”

O Grupo Publicis entende que cada evolução apontada e cada crescente numérica em ações e contratações femininas e de outros recortes como LGBTQIAPN+ e pessoas negras, representam um avanço na entrega de resultados inclusivos e na correção de grandes problemas sociais que ainda precisam ser enfrentados.

Marilia Queiroz, Diretora de Negócios na ARC, destaca:

“Liderar requer vontade de fazer acontecer, conhecimento e talento, independente de gênero. Com a presença de mulheres em cargos de liderança, já podemos notar a diferença em uma gestão mais empática, respeitosa e atenta às necessidades das equipes e clientes. Estamos quebrando padrões e trazendo uma visão de oportunidades igualitárias. Não é mais sobre imposições, é sobre construções, não é mais sobre competitividade, mas sobre colaboração. Como resultado, estamos construindo uma nova cultura.”

Segundo Leticia Milião, Gerente de BI na Talent Marcel:

“Ter mais mulheres em cargos de liderança na publicidade é mandatório para que possamos romper padrões, trazer novas perspectivas e criar uma publicidade mais relevante e com propósito. A diversidade da equipe, em gênero, raça, classe e origem, está diretamente ligada à qualidade das entregas. Acredito que meu maior impacto em quase 14 anos de publicidade tem sido trazer um olhar diferente, que foge do padrão, trazendo insights baseados nas minhas vivências e observações como mulher de Duque de Caxias. Isso tem resultado em conceitos, estratégias e criações mais relevantes e alinhadas com as pautas importantes da sociedade.”

O recorte racial também é uma pauta abordada pelo grupo, por meio de ações afirmativas criadas pelo PWR*, que engloba todas as pessoas colaboradoras pretas e pardas das agências e empresas do Grupo Publicis Brasil. Esse projeto visa desenvolver essas pessoas para que, por meio de suas vivências e ancestralidade, entreguem um olhar plural e inclusivo para marcas, empresas e consumidores.

Rejane Romano, Diretora de Comunicação Corporativa na DPZ, afirma:

“Pode ser por conta de minha ancestralidade, pois na África mulheres em posições de liderança não eram motivo de estranheza. No entanto, essa é uma busca ainda constante nessa civilização. Algo que não só causa estranheza, mas também diferença salarial e de oportunidades. Oportunizar e abrir caminhos são passos essenciais, porém acolher vem se configurando com algo indispensável. Meu olhar e atuação, principalmente a partir do Grupo de Afinidade de Mulheridades, tem sido apoiar e viabilizar que cada vez mais as mulheres possam ocupar espaços, sendo elas mesmas, sendo respeitadas e valorizadas e que todo o potencial que trazem consigo, possam ser reverberados em nosso modelo de negócios e em nossas entregas.”

O aumento da representatividade feminina em cargos de liderança é essencial, uma vez que as mulheres desempenham um papel social importante dentro de suas famílias e comunidades. Alcançar essas posições é um reconhecimento do esforço e do valor que as mulheres têm na sociedade.

Fernanda Galvão, Diretora de Negócios na Publicis Health, destaca que a promoção da equidade de gênero nas empresas traz benefícios medidos por entidades como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que estima um aumento de até US$ 6 trilhões no PIB com a equidade nos salários, e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que aponta um crescimento de 35% no PIB global com a igualdade de gênero nas relações de trabalho. Em nosso país, as mulheres sustentam financeiramente 45% das famílias, mas apenas 3% ocupam cargos de liderança. A executiva comenta:

“Apostar em lideranças femininas vai muito além da representatividade. Em nosso país, as mulheres sustentam financeiramente 45% das famílias, mas apenas 3% ocupam cargos de liderança. O ganho social, portanto, é inegável, mas é muito mais sobre nossa capacidade de reinvenção. Compartilhar as histórias de conquistas de mulheres que conseguiram se colocar em posições relevantes, difundir que é possível alcançar grandes cargos – mas que também é possível fazer a diferença em cargos que não são vistos com tanto holofote – e alterar a estrutura cultural das organizações é o ponto chave de transformação.”

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