Skip to main content

O Brasil chegou chegando em Cannes! Um dos representantes do nosso país, a KondZilla faturou nesta terça-feira (20) o seu primeiro Leão no festival, pela produção ‘Save The Favela’ (na tradução, ‘Salve a Favela’). O prêmio, um Leão de prata, veio na categoria Entertainment for Music.

Com MCs Poze do Rodo, Bielzin, Borges e Cabelinho, responsáveis pela composição e interpretação da música, o videoclipe mostra cenas baseadas em histórias reais que vítimas inocentes, a maior parte delas pretas, vivenciam em comunidades periféricas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, durante ações policiais.

Quase todos os anos, objetos comuns como guarda-chuvas, furadeiras, celulares, bíblias e muitos outros são “confundidos” com armas de fogo por policiais, resultando na morte de moradores inocentes nas favelas. A cada 23 minutos, um jovem preto morre no Brasil e apenas 3% dos casos de mortes por intervenção policial resultam em condenações, de acordo com o Mapa da Violência, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2020).

Nesse contexto, o videoclipe chega como um start no movimento, para conscientizar e cobrar justiça pelas famílias que perderam seus entes queridos para a violência policial.

Realizado em parceria com a gravadora MainStreet, a produtora audiovisual paulista Santería e a agência BETC Havas, ‘Save The Favela’ se destaca também pela participação mais que especial do ator André Ramiro, que após 16 anos do lançamento do longa ‘Tropa de Elite’, grande sucesso do cinema brasileiro, aceitou novamente vestir uma farda e encenar o papel de um policial. Ele participou dos filmes 1 e 2 da franquia, como o emblemático policial André Mathias.

Assista ao videoclipe completo abaixo.

Tá sabendo?

Além da KondZilla, outras duas produções brasileiras conquistaram Leões em Cannes. O case ‘Rosalia Motomami Live Experience’, desenvolvido pelas equipes do TikTok, em São Paulo, da Columbia Records, em Nova York, e da Motomami, de Barcelona, conquistou 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze. O case ‘Files of Freedom’, da agência GUT para Mercado Livre, também levou 1 Prata.

Ainda sobre a premiação de Entertainment for Music, o júri escolheu o videoclipe ‘Beautiful Lie’, do cantor britânico Michael Kiwanuka, para receber o Grand Prix da categoria. A decisão gerou certo desconforto porque o videoclipe mostra um grupo de jovens brincando de roleta russa, jogo letal envolvendo arma de fogo.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.