Skip to main content

Se você é um fã de séries e filmes, provavelmente você conhece os canais Fox, a emissora americana existe desde os anos 90 na América Latina. Mas na última semana, tivemos que nos “despedir” dos canais Fox, o uso das aspas é válido pois segundo a marca não haverá mudanças no conteúdo do canal, o que de fato muda é o nome dos canais e a identidade visual.

Tudo começou em 2018 quando a Disney comprou algumas propriedades de entretenimento do grupo Fox por 70 bilhões de dólares, e dentre essas propriedades está os canais de TV da América Latina, desde então a Disney não havia mudado o nome dos canais. Até que em dezembro do ano passado a empresa anunciou que a Fox seria descontinuada na América Latina, incluindo o Brasil.

E foi assim que assim que nasceu a Star, especialmente dirigida a homens e mulheres de 18 a 49 anos. “Star dará continuidade ao legado de sucesso da Fox, já consolidado por muitos anos, e também adicionará outras inovações relevantes”, explica Diego Lerner, presidente da The Walt Disney Company Latin America.

“Ainda que a gente já tenha vivido esse momento em outras situações, é sempre desafiador promover mudanças em uma marca tão admirada. Mas ainda assim, nós estamos super engajados e confiantes. Temos muitos elementos para crer que esse rebranding vai ser um sucesso e vai acontecer de uma forma muito suave.” comenta o Diretor de Marketing In Home da Disney, Danilo Campos, em entrevista.

Danilo afirma ainda que todo o processo foi muito amparado em pesquisa. A Disney tratou de escutar o fã da América Latina, e em especial, o fã brasileiro, “que a todo momento se mostrou super aberto com toda a perspectiva de renovação.”

Nova identidade visual

Desde segunda feira (22 de fevereiro), todos os canais de entretenimento da FOX forão relançados com um novo nome e identidade visual:

  • FOX Channel será STAR Channel
  • FOX Life será STAR Life
  • FOX Premium 1 será STAR Hits 
  • FOX Premium 2 será STAR Hits 2 
  • FX permanecerá com o mesmo nome*

“Essa estrela foi propositalmente escolhida para representar os nossos valores, e toda a vez que nós apresentamos essa marca para o público brasileiro, eles prontamente relacionavam e conectavam com celebridades e com o universo de entretenimento, trazendo essa ideia de conteúdo de qualidade e variedades.” explica Danilo Campos.

*Perguntamos a marca o porquê de somente o canal FX permanecer com o mesmo nome. A Disney diz que tem relação com o fato do nome FX ser usado não só para o canal de TV, mas também para o importante estúdio da FX Productions. Além disso, a empresa afirma que o canal FX na América Latina é muito diferente dos Estados Unidos em termos de conteúdo o que motivou a Disney a manter o nome.

Campanha de estreia

Para comunicar este rebranding, a marca lançou uma campanha estrelada por Lulu Santos e com o mote “O meu destino é ser STAR”, em uma releitura de “De Repente Califórnia”, composição original de Lulu com Nelson Motta. O videoclipe da campanha faz uma analogia da letra da música com o novo nome dos canais Fox e seus títulos. Confira:

https://youtube.com/watch?v=yjw2K2ELEVk

A campanha está no ar desde o dia 18 nos canais da marca para comunicar aos fãs da mudança. A marca afirma que será investido ainda mais em campanhas massivas, sempre se amparando em uma linguagem divertida. Na execução criativa, a Star ainda contará com campanhas que relembre momentos que a Fox viveu junto com o telespectador ao longo dos anos.

Além de Lulu Santos, a marca nos adiantou que contará com muitos outros nomes para a divulgação dessa mudança, em todas as plataformas de forma on e offline. Garantido uma cobertura de bastante impacto para que essa mensagem “Fox Channel agora é Star Channel” seja compreendida pelo fã brasileiro.

“Munda a embalagem, mas não muda o produto”

Se, assim como eu, você também era um fã dos canais Fox, não se preocupe. Em entrevista ao ADNEWS, Cristiano Lima, Head de General Entertainment da Disney no Brasil, afirma que a Star “muda a “embalagem”, mas não muda o produto”. A Star não mudará absolutamente nada na estrutura de programação, e principalmente, nos produtos da Fox.

“Nosso objetivo nesse momento de transição, é que quando você sentar no seu sofá e sintonizar qualquer canal Fox você não sinta nenhuma diferença no ponto de vista de produtos ou estratégia. Então a Walt Disney vai garantir que tudo o que foi construído até agora seja transferido para essa nova marca.” completa Cristiano.

Séries como Os Simpsons, The Walking Dead e This is Us e as produções de sucesso dos canais Fox continuarão na programação do Star. 

Nessa mesma reformulação, também com um novo visual, o FOX Premium passará a se chamar STAR Premium, e continuará a oferecer os conteúdos favoritos dos fãs e muito mais. Assim, séries como “This is Us”, novas estreias, eventos, e temporadas, com toda a personalidade que o público conhece, vão passar no STAR Hits, novo nome do FOX Premium 1, e STAR Hits 2, no lugar do FOX Premium 2.

Por sua vez, o FOX life se chamará STAR Life e seguirá oferecendo seus grandes mistérios e as emocionantes histórias de séries como “Law & Order: S.V.U.”, “New Amsterdam” e “The Resident”

A marca diz que em breve, saíra mais informações sobre Star+ (Star Plus), o serviço de streaming por assinatura de conteúdos de entretenimento geral para América Latina, que será lançado na região em meados de 2021.

Leave a Reply