Skip to main content

Em menos de um ano, a sigla NFT passou de WTF para BFF para marcas. Tokens não fungíveis são ativos digitais como bitcoin, só que são únicos e insubstituíveis, como possuir uma obra de arte original online. Eles utilizam a mesma tecnologia de autenticação que a criptomoeda e, semelhante à massa digital, ainda são nebulosos em seus usos. Enquanto alguns NFTs possuem valor monetário, outros vinculam proprietários a comunidades ou podem até ser usados ​​digitalmente.

Marcas como Taco Bell, Crockpot , Campbell’s e Twitter saltaram para o mercado cada vez mais popular, com mais outras se juntando a elas a cada dia. Abaixo está uma lista continuamente atualizada de novos NFTs e como uma variedade de marcas – até mesmo o “Puppy Bowl” – estão adotando-os em seu marketing em 2022.

Lista atualizada de NFTs

1º de fevereiro de 2022

Coachella lança mercado NFT com passes vitalícios

Crédito: Coachella

O Coachella Valley Music and Arts Festival se uniu à troca de criptomoedas FTX para lançar um mercado NFT. Três coleções de NFTs serão lançadas em 4 de fevereiro, com destaque para a Keys Collection, que apresenta passes vitalícios para o festival, recompensas exclusivas para o evento de 2022 (15 a 24 de abril) e experiências virtuais no futuro. Os fãs terão que concorrer aos dez colecionáveis ​​desta coleção.

Mais duas coleções serão lançadas ao mesmo tempo. A coleção Sights and Sounds consiste em 10.000 NFTs de 10 combinações únicas, cada uma representando uma foto e paisagem sonora de festivais anteriores, e custará US$ 60 para cunhar e poderá ser resgatada por uma impressão física da imagem. A coleção Desert Reflections consistirá em 1.000 NFTs de 10 combinações, retratando um pôster do Coachella renderizado digitalmente do ano passado, custando US$ 180 e poderá ser resgatado por uma cópia real. Espera-se que as vendas secundárias ocorram no mercado NFT do festival, que usará o blockchain Solana.

—Asa Hiken

31 de janeiro de 2022

Ratos do Shopping PacSun

A marca de roupas PacSun levou o termo “rato de shopping” para o metaverso. A marca está lançando uma série de NFTs de ratos de desenho animado vestindo suas roupas. Apenas três foram lançados até agora, ao preço de US$ 200 cada. A varejista planeja eventualmente lançar 300 ao todo, o mesmo número de lojas que possui. A cada compra de NFT, os compradores receberão um item físico de roupa representando o Rato do Pac Mall selecionado. Esta é a segunda queda de NFT da PacSun, após o lançamento em novembro de 2021 do logotipo de onda da marca. A coleção atual de Pac Mall Rats está disponível para leilão no OpenSea até 7 de fevereiro.

—Erika Wheless

Como os NFTs são usados pelos profissionais de marketing
Leia no sentido horário a partir do topo: DTLA Pac Mall Rat 1233, Brea Pac Mall Rat 4 e Santa Monica Pac Mall Rat 994. Crédito: Pacsun

27 de janeiro de 2022

Frank’s RedHot revela desafio comestível da NFT antes do Super Bowl

Como os NFTs são usados pelos profissionais de marketing
Bonecoin” após o Super Bowl ganhará o NFT e o “eNFT”. Crédito: Frank’s Red Hot

O RedHot de Frank está entrando no espaço NFT com um token emparelhado com uma réplica comestível, apelidada de “eNFT”. A marca de molho picante também lançou o “Bonecoin”, sua própria criptomoeda falsa que os fãs podem coletar para ganhar o NFT e sua contraparte comestível.

A partir de 27 de janeiro e até o final do Super Bowl (13 de fevereiro), os fãs podem escanear imagens de seus ossos de asa de frango (que presumivelmente foram encharcados no molho de Frank) e ganhar “Bonecoin” por meio de um site móvel. O fã com mais “Bonecoin” após o Super Bowl ganhará o NFT e o “eNFT”. O ex-quarterback da NFL, Eli Manning, distribuirá as asas RedHot de Frank gratuitamente em Nova York em 2 de fevereiro para ajudar os fãs a começarem a ganhar “Bonecoin”. O comediante Eric André também divulgará a campanha nas redes sociais. Oportunidades extras de “Bonecoin” estarão disponíveis através do site móvel por meio de links para seguir as alças sociais de Frank e baixar o aplicativo Flavor Maker.

—Asa Hiken

25 de janeiro de 2022

Paris Hilton distribui NFTs no “The Tonight Show”

Durante sua aparição no “The Tonight Show” em 24 de janeiro, Paris Hilton deu um NFT grátis de sua próxima coleção para cada membro do público. Embora a multidão tenha aplaudido, houve alguma hesitação inicial, talvez indicando que o público em geral ainda está confuso sobre o espaço.

A coleção de Hilton está com a empresa de brinquedos digitais Superplastic e eventualmente será lançada no Origin Protocol, uma plataforma descentralizada que cria mercados NFT. Hilton também deu um NFT para hospedar Jimmy Fallon. Durante o show, Hilton e Fallon também discutiram a propriedade de colecionáveis ​​do Bored Ape Yacht Club, que é uma das coleções de maior sucesso até agora (e popular entre as celebridades). Hilton tem sido uma defensora sincera dos NFTs e foi agendada anteriormente para falar sobre a tecnologia em um painel da CES, mas ela não apareceu e não deu motivo para sua ausência.

—Asa Hiken

20 de janeiro de 2022

Adidas lançará projeto de arte interativa que será vendido como NFT

A Adidas está lançando o “Recurso Adidas para Prada”, um projeto de criação de arte digital que permitirá que os fãs contribuam para uma tela de azulejos que será eventualmente cunhada em um NFT e vendida em leilão. Uma parcela de 15% da venda final será dividida entre os fãs que contribuírem, sendo 80% doados para a Share Factory sem fins lucrativos e os 5% restantes para o artista digital Zach Lieberman, que ajudará na curadoria do design.

O projeto, uma colaboração com a casa de moda de luxo Prada, é em parte uma maquiagem para o lançamento desajeitado de NFT da Adidas no mês passado, no qual vários fãs não conseguiram cunhar os colecionáveis ​​“Into the Metaverse”. A Adidas destinará 500 vagas a esse grupo para a lista de espera do projeto.

Outras 1.000 vagas serão alocadas para os detentores do token “Into the Metaverse”, cumprindo a promessa do varejista de recompensas exclusivas. As 1.500 vagas finais serão destinadas ao público. A lista de espera abre em 24 de janeiro.

—Asa Hiken

O drop NFT de Patrón concede acesso a garrafas de tequila de edição limitada

A Patrón está lançando seu primeiro lote de NFTs que desbloquearão garrafas reais de sua tequila Chairman’s Reserve de edição limitada. A coleção foi lançada em 25 de janeiro no BlockBar.com, um mercado NFT direto ao consumidor para vinhos e destilados. Os compradores têm a opção de resgatar seu token para a entrega de uma garrafa física, negociá-lo no mercado BlockBar, mantê-lo em sua “barra virtual” ou presenteá-lo a outra pessoa.

A coleção inclui 150 NFTs vinculadas às suas respectivas garrafas e foi vendida por 1,5 ETH (aproximadamente US$ 4.500), compráveis ​​com Ether ou cartão de crédito. 

—Asa Hiken

Agência NFT de Tom Brady arrecada US $ 170 milhões em financiamento da Série B

A Autograph, uma agência de startups da NFT cofundada pelo quarterback da NFL Tom Brady, fechou uma rodada de US$ 170 milhões da Série B financiada principalmente por Andreessen Horowitz (a16z) e Kleiner Perkins. A participação adicional veio de um novo fundo liderado pela investidora de criptomoedas Katie Haun e pela parceira da Lightspeed, Nicole Quinn. Como parte dos investimentos, a Autograph adicionará três novos membros ao seu conselho: Haun, Arianna Simpson da a16z e Ilya Fushman da Kleiner Perkins.

A Autograph espera servir como intermediário entre atletas e artistas populares e o crescente espaço NFT. Os parceiros atuais representam grandes nomes como Tiger Woods, Simone Biles, Naomi Osaka e Tony Hawk.

— Asa Hiken

18 de janeiro de 2022

Coinbase permitirá compras NFT com Mastercard

A exchange de criptomoedas Coinbase em breve começará a permitir Mastercard como método de compra em seu próximo mercado NFT, Coinbase NFT. Até agora, a maioria dos NFTs só podia ser comprada usando uma criptomoeda, como o Ether (ETH), que exige que os consumidores conduzam um processo de várias etapas apenas para se tornarem compradores elegíveis. Com a Mastercard, no entanto, a Coinbase está trabalhando para classificar os NFTs como “bens digitais”, permitindo que os consumidores comprem os tokens com seu cartão de crédito Mastercard.

— Asa Hiken

StockX vincula NFTs a tênis em novo tipo de negociação
Mercado de revenda de tênis StockX está iniciando um serviço que permite aos usuários negociar tênis sem nunca tomar posse deles. Vault NFTs, como está sendo chamado, usa NFTs vinculados a produtos físicos que os comerciantes de tênis podem comprar e vender usando a tecnologia blockchain para garantir a autenticidade. Os compradores serão os proprietários do token e dos tênis e poderão entregá-los a qualquer momento.

—Bloomberg News

14 de janeiro de 2022

Criadores de NFT, investidores devem bilhões em impostos

Investidores e criadores de tokens não fungíveis – cujo mercado subiu para US$ 44 bilhões, segundo dados da Chainalysis – enfrentam bilhões de dólares em impostos e taxas de até 37%, segundo especialistas em impostos. Funcionários da Receita Federal que lidam com sonegadores de impostos dizem que estão se preparando para uma repressão. 

As surpresas que se aproximam para os entusiastas da NFT quando a temporada de declaração de impostos começar este mês são o mais recente alerta de cripto de Washington, já que autoridades de todo o governo dos EUA estão de olho na crescente indústria. As regras sobre a tributação dos tokens não são claras, deixando os coletores de NFT lutando para calcular quanto devem. Os investidores podem não perceber que precisam pagar quaisquer impostos ou que devem apresentar mais de uma vez por ano, aumentando as chances de enfrentar penalidades futuras.

—Bloomberg

Budweiser descarta NFTs gerados aleatoriamente em apoio a músicos emergentes  

Como os NFTs são usados pelos profissionais de marketing
Crédito: Budweiser

A mais recente coleção NFT da Budweiser, Budweiser Royalty, visa apoiar músicos emergentes, aproveitando uma tendência popular no espaço de colecionáveis ​​digitais. A queda contará com 11.000 NFTs com base em 22 artistas (500 por), e cada token será gerado aleatoriamente na compra, variando em raridade e recompensas correspondentes. Quatrocentos NFTs de nível central incluirão apenas o próprio colecionável; 99 tokens de nível raro incluirão acesso a uma festa de audição virtual com seu artista no Discord; e um token de nível ultra raro permitirá que os compradores façam uma videochamada com seu artista, bem como acesso à sua festa de escuta do Discord. Os tokens foram descartados em 21 de janeiro e vendidos por US$ 499 cada.

A coleção é em parceria com a divisão VaynerNFT da VaynerMedia e aproveita uma tática de aleatoriedade que ajudou a popularizar coleções NFT como Bored Ape Yacht Club. A geração aleatória introduz um aspecto de jogo à experiência de compra, além de aumentar o potencial dos colecionáveis ​​para serem lançados em mercados secundários, dependendo de sua raridade. Para a Budweiser Royalty, os proprietários de um token Budweiser Heritage de seu lançamento anterior terão acesso antecipado ao leilão.

—Asa Hiken
 

12 de janeiro de 2022

Gap está vendendo NFTs

Como os NFTs são usados pelos profissionais de marketing
 Crédito: Gap

Como alguns rivais de varejo, os NFTs da GAP incluirão um componente de jogos para incentivar os clientes a continuarem se envolvendo. A coleção limitada contará com trabalhos de Brandon Sines, o artista de Nova York por trás das ilustrações de Frank Ape. Os colecionáveis ​​da NFT estarão disponíveis para compra em diferentes níveis de preço – o mais baixo, chamado “Common”, custará cerca de US$ 8,30, enquanto o mais alto, “One of a Kind”, estará disponível para compra em formato de leilão em 24 de janeiro. Os clientes que colecionarem a arte digital em níveis inferiores e atingirem um determinado nível poderão adquirir um moletom físico da Gap desenhado em colaboração com Sines.

—Adrianne Pasquarelli

11 de janeiro de 2022

A AP está transformando o trabalho dos fotojornalistas em NFTs

Como os NFTs são usados pelos profissionais de marketing
Crédito: AP Photo/Emilio Morenatti

A Associated Press lançará um mercado NFT construído pelo provedor de tecnologia blockchain Xooa. Os usuários poderão comprar as fotos da agência de notícias, incluindo imagens vencedoras do Pulitzer. O assunto das fotos varia de espaço, clima e guerra, além de destacar fotógrafos específicos de AP. Os metadados de cada NFT incluirão a hora, data, local, equipamento e configurações técnicas usadas para capturar a foto. Todos os rendimentos serão revertidos para financiar o jornalismo da AP. O mercado abriu em 31 de janeiro.

—Erika Wheless 

10 de janeiro de 2022

Animal Planet distribui NFTs “Puppy Bowl”

Antes de seu “Puppy Bowl” com tema do Super Bowl, o Animal Planet lançou o primeiro de uma série de cards na forma de tokens não fungíveis (NFTs), que os fãs podem ver e comprar (comprar) no mercado Chronicle. O lançamento de abertura apresenta 5.000 tokens gratuitos do “Puppy Bowl Pass”, que oferece aos fãs o primeiro acesso aos próximos lançamentos de NFTs que variam em preço e raridade. A série completa inclui 23 cartas exclusivas que serão distribuídas semanalmente antes do jogo em 13 de fevereiro.

–Asa Hiken

6 de janeiro de 2022

Barbie lança os primeiros NFTs com a casa de moda Balmain

Como os NFTs são usados pelos profissionais de marketing
Um dos novos participantes da NFT deste ano é a marca Barbie da Mattel. Crédito: Mattel

A Barbie, de propriedade da Mattel, está entrando no mundo da arte digital com três NFTs exclusivas de seus avatares Barbie e Ken. Os tokens apresentarão as bonecas estilizadas em designs da Balmain, oferecendo uma versão digital da nova linha de acessórios da marca com a casa de moda de luxo francesa. Acompanhando os NFTs, haverá um conjunto correspondente de peças Balmain da vida real, do tamanho de uma Barbie. 

O leilão será oferecido exclusivamente por meio da Mattel Creations, plataforma de comércio eletrônico da fabricante de brinquedos lançada em 2020 e hospedada no mercado mintNFT. Outras marcas da Mattel que recentemente viram quedas de NFT incluem Hot Wheels e UNO – mais sinais de que o fabricante está tentando atender ao crescente interesse do consumidor no metaverso.

—Asa Hiken

5 de janeiro de 2022

Drone Racing League entra no metaverso com novas séries e prêmios NFT

Os jogadores que competem na Drone Racing League em breve poderão ganhar NFTs e criptomoedas como parte de uma nova série de jogos para ganhar que está sendo projetada com o desenvolvedor de jogos Playground Labs. A competição e os prêmios em tokens viverão na blockchain Algorand, uma empresa promissora no espaço criptográfico que possui um modelo ambientalmente amigável.

A parceria da DRL com a Playground Labs – uma nova afiliada de jogos do fundo de investimento em criptomoedas Hivemind Capital Partners – estende as corridas de drones de alta velocidade além da vida real e dos esports e para o metaverso, onde a liga espera construir a próxima geração de experiências de fãs e criar novas integrações de marca. As corridas de drones são um esporte com uma base de fãs crescente que tem interesse em espaços de marketing adjacentes e badalados, incluindo jogos e fintech.

“[O] DRL é feito para o metaverso e a futura economia global, onde jogos de jogar para ganhar criarão comunidade, sustentabilidade econômica e engajamento autêntico para participantes de todo o mundo”, disse Sam Peurifoy, CEO da Playground Labs.

— Asa Hiken

3 de janeiro de 2022

Coleção Derek Jeter NFT é lançada com display rotativo da Times Square

Como os NFTs são usados pelos profissionais de marketing
Crédito: Autógrafo

Para promover o lançamento de “Jeter: The Captain Collection”, a empresa NFT Autograph lançou um outdoor interativo na Times Square que apresenta mensagens personalizadas de fãs para a ex-estrela do beisebol. As mensagens serão enviadas da comunidade Discord da Autograph e centradas nos fãs de Jeter em sua cidade natal de Kalamazoo, Michigan. A coleção Jeter foi lançada em 6 de janeiro.

A exibição rotativa também estreará uma tabela de classificação que divide todos os membros do Autograph com base na raridade de seus colecionáveis. A Autograph foi co-fundada por Tom Brady e, na véspera de Ano Novo, também destacou seus NFTs de Brady, The Weeknd, Simone Biles, Naomi Osaka e Tiger Woods, entre outros.

— Asa Hiken

Texto traduzido do portal AdAge, escrito pela equipe de redação.

Leave a Reply