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Gil Stefani

Jornalista especialista em comunicação para startups, empresas de tecnologia, telecomunicações, ERPs, e-commerce, digital, marketing de conteúdo e negócios B2B. Atua há mais de 25 anos com comunicação corporativa e foi editora dos Guias de E-Commerce e Guia de SEO e ajudou na criação do Guia de Marketing de Conteúdo da ABRADi. É empreendedora desde 2011 e sócia fundadora da Agência Prioriza.


JET ensina a aproveitar todo o potencial da data para conquistar consumidores e potencializar as vendas.

No radar de mais de 70% dos consumidores brasileiros, a Black Friday 2022 acontece no dia 25 de novembro e promete movimentar principalmente o setores têxtil, papelaria, smartphones e eletroportáteis – de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos. O especialista de Marketing de Produtos da JET, Elvis Gomes, afirma que a data pode ser usada de forma estratégica para atrair e fidelizar clientes no e-commerce.

“No varejo digital, o que mantém a saúde financeira do negócio é a recompra. Não é sustentável para a loja online receber o mesmo usuário uma única vez – precisamos que ele volte e considere aquele site como uma opção de pesquisa assim que sentir a necessidade de comprar algo”, explica.

Elvis Gomes também destaca o papel da Copa do Mundo, que pode potencializar a atração de novos visitantes ao site, já que pessoas que não costumam procurar por determinados produtos podem entrar em novos sites por conta do evento. “Uma pesquisa da Nielsen e Toluna revelou que metade dos brasileiros pretendem fazer compras na data com o objetivo de assistir aos jogos da Copa do Mundo, enquanto apenas 33% ainda não sabem o que vão comprar e devem decidir na hora”, pontua.

Diante disso, o especialista apresenta cinco dicas para ajudar os lojistas a se prepararem e aproveitarem ao máximo o potencial da Black Friday no varejo digital.

1. Reputação da marca

Como está a imagem da sua empresa na internet? Lembre-se que todo mundo está pesquisando bastante nesse dia. Por isso, se o ‘Reclame Aqui’ estiver cheio de clientes insatisfeitos, suas redes sociais estiverem com muitos comentários negativos e seu site com avaliações ruins, dê um passo para trás.

Melhore sua imagem de marca antes de investir em campanhas de Black Friday. Lembre-se de que este é um dia em que as pessoas estão dispostas a buscar informações sobre as lojas, comparando não apenas preços, mas experiências de compra também.
 

2. Conversão e fidelização

Fazer uma boa comunicação e melhorar a infraestrutura do site exige preparo financeiro, mas é um investimento que vale a pena, porque de nada adianta conquistar diversos usuários ao mesmo tempo se o site não suportar tantos acessos.

O segredo é usar a Black Friday como isca para ‘fisgar’ novos clientes – a ideia é que eles comprem novamente no seu site após a Black Friday. Para conquistá-los, proporcione uma excelente experiência de compra, com boa usabilidade, que deve ser acompanhada de um prazo realista de frete e suporte online para tirar dúvidas e auxiliar nas compras.
 

3. Planejamento e organização

Um erro comum é deixar para organizar a campanha de Black Friday pouco tempo antes da data. Outra questão é que nem toda empresa deve participar das promoções – observe como está a sua estrutura hoje, porque esta é uma data que atrai as pessoas em massa. Se não estiver pronto para receber milhares de acessos e compras ao mesmo tempo, é melhor deixar para entrar na Black em 2023 e estruturar sua plataforma digital primeiro.

Para realizar essa análise, se atente a pontos como: estrutura do site, estoque, capital para investir, base de dados atual, segurança, relação com fornecedores, estrutura logística, entre outros fatores. Se optar por entrar na Black Friday, use essas informações para decidir se vai atuar somente no dia, na semana ou durante o mês inteiro.
 

4. Produtos em promoção

Se quiser, o lojista pode escolher colocar apenas alguns SKUs em oferta, e não a loja toda.

Uma possibilidade é aplicar descontos somente em itens que estão parados no estoque. Para oferecer bons preços sem alterar tanto a lucratividade, proponha parcerias e acordos com fornecedores.

Mantenha o foco em oferecer preços que realmente fazem a diferença no bolso do cliente, porque este é um dia em que não se poupa tempo para pesquisar e encontrar as melhores ofertas.
 

5. Cyber Monday

O lojista precisa lembrar da Cyber Monday, que é uma oportunidade de escoar os itens que foram anunciados e não venderam bem na Black Friday. Para eles, vale a pena usar a segunda-feira logo após o final de semana da Black, pois, além de aumentar a possibilidade de ganhos financeiros, esta ação também atrai novos usuários para o e-commerce.
 

Dica extra!

Para quem precisa economizar nos anúncios online, é recomendado usar a própria base de clientes para fazer ações antes, durante e depois da Black Friday, com disparos de e-mail marketing e divulgação nas redes sociais, por exemplo.

Isso vai fazer as pessoas se lembrarem do seu e-commerce, o que pode gerar até vendas antecipadas – especialmente se houver descontos especiais para os clientes atuais.