Skip to main content

Imagine poder ter uma experiência completamente diferenciada de ver uma obra como “Tempestade no Mar da Galileia”, que foi roubada do Museu Isabella Stewart Gardner, há 32 anos. A GUT São Paulo, agência global independente, utilizou a tecnologia desenvolvida por Compass UOL – empresa global especializada em transformação digital através do uso de tecnologias estado da arte – para devolver ao mundo obras de arte que foram roubadas nas últimas décadas. 

Batizada The Stolen Art Gallery, a campanha cria uma galeria virtual no metaverso reunindo obras roubadas de artistas como Van Gogh, Rembrandt, Cézanne, Caravaggio e Manet. A galeria digital poderá ser acessada a partir de um aplicativo que será um dos primeiros a oferecer a experiência de realidade virtual a partir de um smartphone, em qualquer lugar do mundo. 

“São obras de arte muito famosas, mas que, por terem sido roubadas, pouquíssimas pessoas tiveram a sensação de olhar e admirar diretamente essas obras. Então, para devolver essa sensação única, e mostrar ao mercado todo o potencial criativo e tecnológico de Compass UOL, criamos esse metaverso onde o público pode ter uma experiência diferente e ao mesmo tempo interagir com outros visitantes, seja dos Estados Unidos, do Brasil, ou de qualquer lugar do Mundo.” explica Giulio Beloto, ACD da GUT São Paulo.

No filme gravado nos Estados Unidos, GUT São Paulo e Compass UOL convidam cinco pessoas a entrarem em uma sala toda branca, em uma galeria de arte de Miami, onde encontraram apenas óculos de realidade aumentada. Ao vestirem os óculos, elas são automaticamente transportadas para a The Stolen Art Gallery e suas reações foram captadas para o filme da campanha.

As pessoas que tiveram a oportunidade de experimentar a tecnologia ficaram impactadas. “Isso é algo totalmente diferente, deixa você impressionado”, disse William Mii, estudante de arte. Já Jeremy Bickford, professor de artes, afirmou que a sensação é a de tocar a tela.


A iniciativa reforça o caráter inovador de Compass UOL, com um spoiler do tipo de interação social tecnológica que a empresa pode oferecer aos seus clientes.

“A tecnologia explora o conceito de metaverso, criando um novo nível de interação social entre o visitante e a galeria. A proposta traz muito mais do que uma galeria digital, os usuários interagem com as obras como acontece em um museu físico e isso pode ser feito de qualquer lugar do mundo” diz Alexis Rockenbach, CEO de Compass UOL.

Confira a campannha:

Ficha técnica | Compass UOL e GUT São Paulo

Agência: GUT São Paulo 

Anunciante: COMPASS UOL

Produto: COMPASS

Título: THE STOLEN ART GALLERY

Duração: 12 meses

Território: Brasil e USA

Diretor de Criação: Rainor Marinho, Murilo Santos

Diretor de Mídia: Guilherme Froiman

Editor: Cesar Macedo e Gabriel Prado

Produtora captação Miami: LEMONADE FILMES

Diretora: Manuela Berlanga

Diretor de Fotografia: Marionaldo Junior

Produtora Executiva: Luana Duller

Atendimento: Endrigo Lemes

Diretor de produção: Thiago Freire