Se você tivesse a oportunidade de escolher um influenciador para a campanha da sua empresa, quem seria? Por quê? Com certeza a sua resposta estaria relacionada com alcance, engajamento e desempenho, e é por isso que o marketing de influência virou a estratégia mais usada entre as grandes marcas do Brasil e mundo. No começo deste ano, a Socialbakers, plataforma de soluções para otimização de performance em redes sociais, levantou quais empresas nacionais mais trabalharam com influencers durante o terceiro trimestre de 2020.

Em primeiro lugar no ranking, a OMO, marca de produtos de limpeza, aparece trabalhando ao lado de 148 perfis que fizeram menções à marca; logo em seguida, aparece o iFood, aplicativo de entrega, com 79 produtores de conteúdo e 127 citações. Para fechar o pódio, a Nivea, marca de produtos estéticos, conta com 60 influenciadores que mencionaram a marca 63 vezes. E não para por aí, marcas como Brahma e Natura também tiveram destaque, com 42 influencers e 79 citações, e 54 perfis 91 menções, respectivamente.

“Diferentes táticas e canais desempenham papel no alcance de públicos mais amplos e na construção da fidelidade do cliente. Se uma marca quer atingir a Geração Z, por exemplo, uma parceria no TikTok é uma aposta segura. Mas uma área que se provou popular para todos os grupos nos últimos anos, inclusive durante a pandemia, é o marketing de influenciadores”, explica Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers.

Realmente, existem diversas formas de se chegar ao seu público, porém, o caminho trilhado com os influencers é um dos mais eficientes. E não por acaso, o estudo ainda revelou que durante o período da pesquisa 3.866 posts de influencers usaram as famosas hashtags #ad e #publi no Brasil, uma alta de 4,12% em relação ao mesmo período de 2019.

Outras grandes marcas do país que tiveram um bom desempenho no trabalho com produtores de conteúdo e se destacaram no estudo, foi a Óticas Carol, Pullman, Cadence, Espaçolaser e +Mu. Para chegar ao resultado, o calculo feito pela Socialbakers é sobre a média de interações nos posts de um influencer que menciona a empresa em comparação com uma postagem publicada pela própria marca.