Cordão revela os impactos da IA generativa no marketing brasileiro

Estudo indica alta aceitação da tecnologia, mas ressalta a falta de investimento nas empresas. A Cordão, consultoria de estratégia para marcas, apresentou uma pesquisa inédita sobre IA generativa no Brasil….

Adnews

25.07.2024

Cordão revela os impactos da IA generativa no marketing brasileiro

Estudo indica alta aceitação da tecnologia, mas ressalta a falta de investimento nas empresas.

A Cordão, consultoria de estratégia para marcas, apresentou uma pesquisa inédita sobre IA generativa no Brasil. Intitulada ‘IA no Marketing — Como o profissional de marketing brasileiro se relaciona com a Inteligência Artificial?’, a apresentação do estudo aconteceu de forma online com a participação de Domenico Massareto (Rain Creative AI), Rafael Martins (Share) e Daniele Lazzarotto (Cordão).

A pesquisa, realizada com mais de 310 profissionais de todo o país, revelou percepções profundas sobre como a inteligência artificial está remodelando o setor do marketing no Brasil.

“A pesquisa destacou um panorama otimista dos profissionais de marketing em relação à IA generativa, que estão empolgados com os benefícios e possibilidades. Ao mesmo tempo, o estudo revelou uma ausência de iniciativas mais críticas, organizadas e institucionalizadas por parte das empresas”, aponta Daniele Lazzarotto, fundadora da Cordão.

Percepções e Sentimentos sobre a IA

Os profissionais de marketing brasileiros parecem ter aceitado a ideia de que a IA representa uma revolução no marketing, com 99% dos respondentes acreditando nesta afirmação. Inclusive, 60% deles acreditam que a revolução já aconteceu. Esse otimismo é superior ao registrado em pesquisas internacionais, como o Contagious Radar de fevereiro deste ano, em que apenas 17,5% dos entrevistados afirmaram que a IA já transformou o marketing, enquanto 70,9% previram a mudança para os próximos cinco anos.

Sobre o Uso de IA

A pesquisa revela que o uso de ferramentas de IA já é uma realidade na rotina de muitos profissionais brasileiros. 40% utilizam essas ferramentas sempre e 42% usam de vez em quando. A maioria usa ferramentas para produção ou edição de textos, com destaque para o ChatGPT, indicando uma adoção inicial focada em melhorar a eficiência e a criatividade. Apenas 5% dos entrevistados nunca usaram nenhuma ferramenta de IA e 13% usaram somente para testar.

Benefícios e Preocupações

Os profissionais de marketing já percebem diversos benefícios no uso da IA, com 64% dos profissionais destacando ganhos significativos de produtividade e 55% melhoria na qualidade do trabalho como os principais benefícios da IA.

As principais preocupações incluem a propagação de notícias falsas (58,1%), o uso antiético de dados (51,8%) e questões relacionadas a direitos autorais (47,3%). A maior barreira relatada é a dificuldade de acompanhar as constantes inovações em tecnologias de IA (45,2%), seguida pela relutância em investir em ferramentas pagas (18,9%) e a falta de tempo para aprender a utilizar IA (14,7%). No entanto, 1 em cada 4 profissionais afirmaram que não possuem barreiras.

Investimento em IA

Apesar de haver grande interesse nesta tecnologia, uma minoria está investindo em ferramentas pagas. A grande maioria dos profissionais tem acesso a planos gratuitos (85%) ou ferramentas adaptadas com algum recurso de IA (51%), como o Adobe Firefly, por exemplo.

Embora o uso seja frequente, a implementação institucionalizada ainda é limitada. 45% dos profissionais relatam que as empresas onde trabalham não fizeram nenhum tipo de investimento em IA e apenas 26% relatam que a empresa dá acesso à ferramentas pagas e 18% relatam que receberam algum tipo de treinamento ou palestras sobre o tema. Esse dado revela uma ausência de iniciativas mais organizadas e institucionalizadas por parte das empresas.

Para mais detalhes e insights, acesse o relatório completo aqui.

A pesquisa é uma iniciativa da Cordão com o apoio da ARP, E-commerce Brasil, Grupo de Planejamento, Pmweb, Padrinho Assessoria e Share. Juntos, buscam fornecer dados nacionais de qualidade sobre a IA Generativa, capacitando as marcas brasileiras a desenvolverem estratégias inovadoras neste contexto tecnológico.

*Foto de capa: Reprodução/Cordão

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