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Na tarde da última quinta-feira (22), o Corinthians realizou o ‘C2B: Corinthians to Business 2023’, evento dedicado a negócios, parcerias comerciais e projetos de marketing e inovação do clube. Centenas de convidados estiveram na Neo Química Arena conferindo cases, oportunidades e interagindo em um networking exclusivo. Na ocasião, também foi apresentado o HubFIEL, ecossistema de inovação dedicado a fortalecer o empreendedorismo, com foco na periferia.

“Além de um clube de futebol, o Corinthians é um propósito e uma paixão que movimenta mais de 35 milhões de pessoas mundo afora. O C2B veio reforçar, aos atuais e futuros parceiros, a potência que é o Corinthians e o poder de geração de negócios em diversas frentes: publicidade, tecnologia, eventos, licenciamentos, mídia, e claro, esportes. Tenho certeza de que todos saíram da Neo Química Arena impactados pela abrangência, eficiência e resultados de nossos projetos”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Sport Club Corinthians Paulista.

O C2B contou com a apresentação e moderação do jornalista Ivan Moré. O evento começou com uma revisão da atual gestão, com destaque para o recorde de receitas e o equilíbrio de contas, com participação da Falconi, maior consultoria brasileira de gestão empresarial, contratada em 2021 pelo Corinthians para auxiliar na transformação da administração do Clube, otimizando seus recursos e melhorando sua eficiência.

Círculo virtuoso

Em C2B, Corinthians apresenta oportunidades e inaugura HubFIEL

O aspecto financeiro tem relação não só com o time profissional masculino, mas com todo o Clube, incluindo projetos sociais e culturais, e outras modalidades esportivas. Algumas foram destacadas, como futsal, skate, surfe, natação e, em especial, futebol feminino, que é referência internacional tanto em termos de formação de atletas e títulos conquistados, quanto em parcerias de negócios.

Esse desempenho faz parte de um círculo virtuoso: projetos consistentes que impactam milhões de torcedores e trazem resultados robustos para marcas e investidores.

Nesse contexto, também foi destacado que o Corinthians é a marca número 1, entre todas as esportivas do mundo, em valor agregado por torcedor nos ambientes digitais. O Timão também tem a camiseta que gera maior valor em exposição de mídia no Brasil.

Para gerenciar esse complexo universo de oportunidades, o Corinthians montou um time com profissionais de planejamento, criação, atendimento, inovação, social media, PR e produção de conteúdo multiplataforma. A equipe tem enorme capacidade de produção e entrega de campanhas e projetos 360⁰ para marcas, agências, veículos e clientes em geral.

Nos últimos 30 meses, esse time trabalhou junto a nossos parceiros na realização de diversas campanhas, licenciamentos, ativações e conteúdos. Como exemplos, foram citados no evento o anúncio do atacante Yuri Alberto, contratação divulgada num branded content em que ele chegou ao Corinthians a bordo do novo Jimny Sierra da Suzuki; e a exibição em primeira mão do trailer de ‘Adão Negro’, blockbuster da Warner Bros. Pictures, nos telões durante o pré-jogo, com uma Neo Química Arena lotada, completamente ornamentada com o tema do filme nas placas de LED e com projeções no gramado. Ambos os cases contaram com enorme capilaridade digital, com vídeos, postagens e repercussão nas plataformas do Corinthians e dos clientes.

As placas de LED da arena e suas outras telas são operadas em parceria com a NEOOH, assim como outros ativos de out of home, inclusive no Parque São Jorge, cujo circuito pode ser ativado de forma customizada ou por mídia programática.

“A reestruturação de nossos ativos de mídia, com nova inteligência de entrega e a precificação que implementamos, tornou nossa oferta ainda mais eficiente para os anunciantes”, conta Sandor Romanelli, superintendente comercial do Corinthians.

O Corinthians também apresentou os resultados do departamento de Licenciamento, cuja receita cresceu mais de 80% no ano passado, em comparação com o período pré-pandemia, e hoje gerencia mais de mil SKUs. Além de vestuário, acessórios, volta às aulas, calçados, editorial e outros produtos de parceiros e qualidade reconhecidos no mercado, o Clube tem uma operadora de telefonia própria, a Fala Timão, com o melhor custo-benefício em planos pré-pagos do Brasil; e o Posto Corinthians, que além de vender combustível e ter serviços automotivos e loja de conveniência temática, possui uma arquibancada equipada com telão para assistir a jogos.

“Nossa filosofia é trazer todo licenciado para dentro desse universo corinthiano, gerando engajamento com a torcida e aproximando ainda mais a marca de seu cotidiano, por meio da diversidade de produtos e serviços do nosso portfólio”, explica Roberta Omodei Barreto, gerente de Atendimento e Licenciamento do Corinthians.

Em C2B, Corinthians apresenta oportunidades e inaugura HubFIEL
Timão recebeu empresários e parceiros em evento. (Foto: Divulgação/Agência Corinthians)

Squad, arena e HubFIEL

Para impulsionar ainda mais essas ações, o clube divulgou no C2B seu Squad de Influenciadores: criadores e celebridades da internet com milhões de seguidores que podem impulsionar ainda mais a campanha de clientes em projetos integrados com o Corinthians.

“Essa estratégia inclui os próprios atletas e a Neo Química Arena de diversas formas. A Casa do Povo também tem oportunidades, como espaços premium para networking, eventos para dias com e sem jogo, experiências com torcedores e projetos integrados com nosso aplicativo, o Universo SCCP”, relata Gilberto Corazza, superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios e gestor comercial da Neo Química Arena.

Ao mencionar a plataforma digital do Corinthians, Corazza destaca o profundo conhecimento sobre os torcedores e as múltiplas possibilidades para ativar diferentes clusters em diversos momentos da jornada do consumidor.

A arena também passa a ser o ponto focal do HubFIEL, novo ecossistema de empreendedorismo e inovação do Corinthians. Funcionando no Coworking Fiel, inaugurado no dia 14 de junho, o projeto vai integrar diferentes verticais de negócios dedicados a colaborar no desenvolvimento de empreendedores, autônomos e startups.

O HubFIEL tem como objetivo central atrair grandes marcas para acelerar empreendimentos de impacto na Zona Leste paulistana e em todas as outras “zonas lestes” do Brasil por meio de capacitações, mentorias e conexões de mercado.

“Nós queremos devolver à comunidade e à torcida tudo que ela deu de melhor ao Corinthians, que é seu amor e dedicação. Colaborar na geração de renda das famílias da periferia é, no fim das contas, ajudar a desenvolver uma sociedade mais justa”, afirma Duilio.

Para marcar a inauguração do HubFIEL, Cassio Ramos, goleiro e ídolo corinthiano, se apresentou como embaixador do projeto. Sua primeira missão será fazer do Espaço TEA um modelo a ser reproduzido no maior número possível de estádios do Brasil. O ambiente da arena corinthiana é pioneiro, possuindo capacidade para 160 pessoas e estruturado junto a especialistas para oferecer a melhor experiência de jogo aos autistas e familiares.

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