Skip to main content

Sendo cada vez mais forte a influência das criptomoedas no mercado como é a bitcoin hoje, o interesse por esses ativos é crescente. Por isso, se você está nesse mercado precisa cada vez mais estar enterado de como ele funciona, encontrar as estratégias mais adequadas para administrar as criptomoedas que adquiriu.

Negociação de criptomoedas: o que você precisa saber

As criptomoedas são negociadas em mercados descentralizados, o que significa que não são emitidas ou apoiadas por uma autoridade central como um governo, mas são geridas por uma rede de computadores. Dada esta descentralização, as criptomoedas não sofrem de muitos dos problemas políticos e econômicos que assolam as moedas tradicionais.

Isto não significa, contudo, que estejam isentos de fatores externos. Na verdade, são imprevisíveis e são afetados por fatores como a oferta e a procura, a presença nos meios de comunicação social, a integração dos sistemas de pagamento no comércio eletrónico e eventos importantes.

É, portanto, importante que as estratégias de negociação de criptomoedas não visem apenas gerir a volatilidade, mas também diversificar a carteira através da negociação em várias classes de ativos, incluindo criptomoedas. Ao optar exclusivamente por uma classe de ativos ou por um mercado, na verdade, você fica vinculado às condições de apenas um mercado.

Ao diversificar a negociação, você pode se proteger contra riscos adversos de mercado, bem como aproveitar as flutuações positivas.

Estratégias de negociação de criptomoedas

Devido à natureza volátil e imprevisível das criptomoedas, é importante definir uma estratégia específica antes de começar a negociar.

Quando falamos sobre negociação de criptomoedas, queremos dizer o ato de operar sobre as flutuações de preços das criptomoedas através de uma conta de negociação CFD, por exemplo. Estes são instrumentos derivativos alavancados que permitem negociar com base nos movimentos de preços sem ter que manter o ativo subjacente.

Alternativamente, você pode comprar criptomoedas por meio de uma bolsa, ou seja, comprar você mesmo as moedas. Você precisará criar uma conta de câmbio, financiar o valor total da posição e manter os tokens de criptomoeda em sua carteira até estar pronto para vender. Comprar criptomoedas diretamente pode ser complexo e não é recomendado para traders novatos.

Cruzamentos de média móvel

Para negociar cruzamentos de médias móveis, você precisa entender as médias móveis e as estratégias de cruzamento. A média móvel é um indicador técnico defasado que fornece uma linha de tendência somando os preços de um instrumento financeiro ao longo de uma linha de tempo específica e dividindo-os pelo número de tais pontos de dados.

A linha obtida permite determinar a direção da tendência atual, reduzindo o impacto de picos aleatórios de preços, bem como examinar os níveis de suporte e resistência analisando movimentos de preços anteriores.

Como esse indicador se encaixa em uma estratégia de negociação de criptomoedas? Um dos principais métodos de utilização da média móvel é o chamado “crossover”. Um cruzamento ocorre quando o preço do ativo “cruza” uma média móvel ascendente ou descendente, indicando uma mudança potencial na tendência.

Para negociar um cruzamento de média móvel nos mercados de criptomoedas, você precisa esperar pelo cruzamento antes de operar comprado ou vendido na criptomoeda em questão, usando um instrumento financeiro como CFDs.

Outra estratégia é aplicar duas médias móveis a um gráfico: uma de curto prazo e outra de longo prazo. Se a média móvel mais curta cruzar a mais longa para cima, significa que a tendência é de alta, o chamado cruzamento dourado, que representa um sinal de compra. Se, no entanto, a média móvel mais curta cruzar a mais longa para baixo, significa que a tendência é descendente: o chamado “cruzamento da morte”.