Skip to main content

Nesta quarta-feira (5), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O dia 5 de junho foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e busca chamar a atenção para os problemas ambientais e reforçar a importância da proteção e conservação dos recursos naturais.

A data também é uma oportunidade para organizações, empresas e marcas se comprometerem com ações a favor do planeta. As campanhas realizadas neste dia ajudam a conscientizar e mobilizar milhões de pessoas. Dentre muitas campanhas incríveis, o Adnews escolheu destacar uma ação muito marcante da Heineken a favor da despoluição do Rio Pinheiros, em São Paulo (SP).

Em 2023, a marca inaugurou um bar flutuante (Floating Bar) temporário, para chamar a atenção da população para as condições do rio, que é um dos mais importantes da capital paulista e está poluído há décadas. A iniciativa faz parte da plataforma ‘Green Your City’. Toda a receita gerada com a venda de bebidas e comidas no bar foi revertida para a Fundação SOS Mata Atlântica, parceira da marca.

A ideia surgiu em 2021, em parceria com ATENAS.ag, agência responsável pela criação, planejamento e execução da ‘Green Your City’, plataforma de cultura e sustentabilidade da marca Heineken no Brasil.

 

“Apresentamos a ideia em 2021 para o time liderado por Guilherme Bailão, diretor de Experiência de Marca e Patrocínios do Grupo Heineken Brasil. Tivemos uma ótima aceitação, sem contar que criar um bar flutuante sempre foi um dos sonhos do Mauricio Giamellaro, CEO da Heineken Brasil. O momento surgiu, viabilizando e tornamos o sonho uma realidade”, disse Denise Garrido, CEO da ATENAS.ag, em entrevista exclusiva para o Adnews. 

 

A experiência do bar flutuante incentivou o público a repensar o uso do Rio Pinheiros.

 

“Somos responsáveis pela execução de um calendário de eventos, festivais e ativações, sempre alinhados com objetivo de ressignificar espaços urbanos nas cidades. Junto com a marca trouxemos o Floating Bar, uma intervenção sem fins lucrativos que teve como um das principais motivações e objetivos convidar as pessoas a repensarem a importância da reocupação para transformar as cidades em que vivemos, e, principalmente, para trazer o Rio Pinheiros de volta para o foco das conversas”, ressaltou Denise.

 

Como desdobramento da ação, a Fundação SOS Mata Atlântica e a Heineken abriram um edital para selecionar de projetos que colaboram com a melhoria da bacia hidrográfica do Rio Pinheiros e seu entorno. Foram escolhidas cinco iniciativas conectadas com o Rio, priorizando projetos que impactem dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o ODS 06: Água Potável e Saneamento;  e ODS 14: Vida na Água. Os selecionados foram apoiados com valores entre 50 mil e 100 mil reais.

Confira os projetos escolhidos:

  • A Gente da Água – educação ambiental e cultural
  • Jardins de Chuva no Parque da Joia –  soluções baseadas na natureza
  • Travessia das Águas – educação ambiental e cultural
  • Escada Verde do Beco – natureza e educação ambiental e cultural
  • Ilhas Flutuantes –  natureza
  • Parque da Fonte do Peabiru – natureza e educação ambiental e cultural

 

 

A agência tem uma consultora de sustentabilidade, por isso, todos os projetos seguem esse propósito desde o princípio. Para a Heineken, ATENAS.ag já entregou outros projetos como o uso de usinas de geração solar no MECA Festival, operação que foi replicada em vários outros festivais como QUEREMOS, GRLS, MITA, entre outros.

Além disso, no Rock in Rio Brasil 2022, apresentaram junto com a Heineken o espaço Biosfera no Rock District,  uma experiência única de imersão com a natureza dentro da Cidade do Rock, unindo música e sustentabilidade em uma de suas principais ativações na 9ª edição do festival. Confira.

 

 

A CEO da ATENAS.ag também revelou ter planos para novas fases da ação, em breve, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade. Afinal, a proteção do meio ambiente deve ser uma prioridade contínua.

Com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciativas como a da Heineken podem gerar grande impacto, e o engajamento do público é fundamental. Ao investir em projetos que buscam a recuperação de ecossistemas e  incentivar práticas sustentáveis, as marcas não apenas fortalecem sua imagem, mas também deixam um legado positivo.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens