Skip to main content

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas de gin Tanqueray, Gordon’s, Gilbeys e Villa Ascenti, celebra neste 12 de junho o World Gin Day. Criada há mais de 10 anos, a data é comemorada globalmente no segundo sábado de junho pelos fãs da bebida. Segundo levantamento da consultoria Nielsen Scantrack, a categoria de gin passa por um momento especial no Brasil, onde registrou um crescimento de 87,3% em valor de vendas no varejo em 2020, em comparação ao ano anterior. O bom desempenho também é verificado no volume de vendas, com aumento de 101,5% no mesmo período.

O sucesso do gin está diretamente relacionado à chegada de novos consumidores e à presença em diferentes ocasiões de consumo. Nos últimos anos, tornou-se uma das bebidas mais populares entre os brasileiros, agradando os mais diferentes paladares com as suas inúmeras combinações. A Diageo ampliou recentemente o portfólio de Tanqueray, líder de mercado da categoria no Brasil. Também fortaleceu localmente a marca Gordon’s, o gin internacional mais vendido do mundo em valor e volume, segundo dados da IWSR de 2020, e com mais de 250 anos de história. “Queremos seguir na liderança e atender o interesse crescente dos consumidores pelo gin no Brasil”, afirma Paula Lopes, head de marketing de White Spirits na Diageo.

“Aproximamos o destilado da cultura pop, realizando ativações com influenciadores digitais, como a Manu Gavassi, que é head de conteúdo de Tanqueray, e lançando tendência de drinks em ocasiões de consumo que vão desde grandes festivais até eventos diurnos. Na pandemia, nosso time criou experiências de consumo frente à atual realidade em que vivemos, intensificando a presença da marca em milhares de pontos de venda no país”, diz Paula Lopes.

Zimbro e botânicos – O gin é uma bebida que tem como base álcool e zimbro, um tipo de conífera que lhe atribui um sabor próprio. Os tipos e variações de sabores dependem da presença de outros ingredientes botânicos, como ervas e especiarias. A Diageo apresenta um amplo portfólio para que os fãs de gin possam explorar as possibilidades do destilado. O repertório da companhia conta com o clássico Tanqueray London Dry, o agridoce de Tanqueray Sevilla, o cítrico de Tanqueray Rangpur e o superpremium Tanqueray NºTEN. Já em Gordon’s com o tradicional rótulo London Dry, a versão cítrica e fresca Sicilian Lemon e a doçura de frutas vermelhas Pink.

Há também a categoria ready to drink (RTD), com Tanqueray & Tonic e Gordon’s & Tonic. Dados da Nielsen Scantrack apontam que a categoria RTD cresceu 60% em valor de vendas no varejo no ano de 2020, se comparada ao ano anterior. Práticos e prontos para o consumo, estes produtos apresentam uma solução para os apreciadores de um gin-tônica, que podem consumi-lo em qualquer lugar, tornando-se uma opção conveniente para saborear a tradicional receita de gin London Dry com água tônica.

Lançamento Tanqueray e MUMA – Para celebrar o World Gin Day, Tanqueray se uniu à MUMA, marca brasileira natural de Recife que trabalha com curadoria e venda de móveis e objetos de decoração assinados por designers nacionais e internacionais, para lançar o Tanqueray Home Bar. O projeto quer levar a experiência da coquetelaria para a casa do consumidor, oferecendo todos os itens necessários para que ele possa apreciar seus drinks favoritos de maneira confortável e singular. O lançamento acontece no dia 12 de junho e estará disponível exclusivamente no site da MUMA em diferentes versões.

Leave a Reply