Skip to main content
Cathy Birle

Publicitária, Head de Conteúdo e Sócia do Adnews.

Primeira semana de outubro, primavera a pleno vapor e eclipse solar… Mais alguma coisa?

Opa se tem!!! O ADD/Experience chegando pra te ‘bombardear’ com novidades e possibilidades muito legais, mas finitas. 

Bora conhecer dicas para aproveitar seus momentos de lazer e aproveitar plenamente o seu tão esperado ‘ócio criativo’, transformando o seu fim de semana em um ‘campo minado’ de experiências e novas ideias?

Então, vem comigo com dicas super ‘explosivas’!  

#1 NALATA 2024: Heineken apresenta evento de abertura da Casa NALATAXSTRAAT em Pinheiros, com exposições, show do BNegão Trio, discotecagem e workshops gratuitos

BNegão Trio se apresenta na Casa NALATAxSTRAAT este sábado (5) | Créditos: Felipe Diniz

A Heineken é a patrocinadora oficial da quinta edição do festival internacional de arte NALATA, marcada por uma parceria inédita com o renomado museu de arte urbana holandês STRAAT. Juntas, as marcas têm como objetivo promover e celebrar a cultura, proporcionando ao público exposições, workshops, palestras e atividades interativas na Casa NALATAXSTRAAT, em São Paulo. O espaço apresentará obras de mais de 40 artistas em painéis com até 15 metros quadrados e as experiências começam neste sábado

Na abertura da casa, haverá uma festa comandada pelo BNegão Trio a partir das 19 horas. O trio reúne o som dos ancestrais, do presente e do que ainda está por vir, executando um set instigante e explosivo que passa por todas as fases da longa carreira do MC, ao lado de Pedro Selector e DJ Castro, além de contar com discotecagem de DJs convidados

“Estamos entusiasmados em apoiar o NALATA Festival, que reflete o compromisso da Heineken com a promoção de experiências culturais autênticas e transformadoras. A parceria com o STRAAT e o festival oferece uma oportunidade única de ampliar o acesso à arte urbana e fomentar a diversidade artística, o que está completamente alinhado aos nossos valores” disse Guilherme Bailão, diretor de patrocínios do Grupo Heineken.

Nesta edição, o público poderá conhecer de perto obras de artistas consagrados da cena artística. Pri Barbosa, Simone Miss, Magrela, Enivo, Gamex Crew, Mundano, Risada e a dupla Vitche e Jana Joana são alguns dos nomes incluídos na programação e abordarão temas raciais, sociais e ambientais em pinturas em grandes telas.

“Esta nova edição do festival, com a parceria entre o STRAAT e o NALATA, nos permite expandir a programação, reforçando o acesso à cultura e impulsionando novas experiências para o público”, relata Luan Cardoso, curador e idealizador do NALATA Festival. “É uma celebração da diversidade artística que queremos compartilhar com todos”, completa Juliano Libman, sócio-diretor da Agência InHaus, realizadora do projeto.

A quinta edição do NALATA Festival tem o patrocínio das marcas Heineken, Vans e TNT, com apoio da Jacarandá Capital, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Mais informações pelo site ou no perfil do Instagram nalata.festival.

Serviço:

NALATA Festival

Data de abertura do museu: 5 de outubro

Horário: A partir das 19h

Local: Rua Cardeal Arcoverde, n.º 2910

Duração: 05/10 a 02/11

Entrada: Gratuita

Dica: Além das performances artísticas, os visitantes poderão participar, até o início de novembro, de batalhas de tags, de palestras, workshops e atividades para todas as idades, ao lado de renomados artistas, entre eles Gugie, Giulia Fagundes, Carla Oliveira, SHN, David Roos, e muito mais. 🎶🎤💚

 

#2 “60 ANOS DA MODA BRASILEIRA” Exposição celebra a riqueza e a diversidade da moda nacional em São Paulo 

(Imagem Divulgação)

A exposição “60 anos da Moda Brasileira”, que integra o projeto “Núcleo de Moda e Design”, com realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura e Secretaria da Cultura, Economia Criativa e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, propõe trazer uma mostra abrangente que destaque e celebre a evolução da moda brasileira nos últimos 60 anos.

A iniciativa apresenta a diversidade e a riqueza criativa presente no cenário da moda nacional, através da seleção criteriosa de vestuários confeccionados por artesãos convidados. Os 29 artistas foram escolhidos com base em suas trajetórias profissionais e pessoais, o que garante personalidade através de abordagens inclusivas e representativas para cada peça exposta. A cuidadosa curadoria realizada pelas estilistas e professoras Walquiria Caversan e Nina Florsz teve um papel fundamental na seleção dos artesãos e na organização da exposição. 

A exposição também serve como um espaço para a experimentação e a inovação, permitindo que os participantes explorem novas criações baseadas em modelos originais ou que apresentem novas interpretações e abordagens no Brasil. Isso contribui para o fortalecimento da moda como expressão artística e para o enriquecimento do cenário criativo brasileiro. Artistas como Ronaldo Fraga, Zuzu Angel, Walério Araújo e Denner Pamplona de Abreu são revisitados sob a ótica dos 29 artistas e trazendo aspectos de suas próprias vidas e meios onde estão inseridos.

A exposição “60 Anos da Moda Brasileira” acontece de 14/9 a 10/11, de quinta a domingo para o público geral, no Museu A CASA do Objeto Brasileiro, e integra o projeto “Núcleo de Moda e Design”, realizado pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia Criativa e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo. A curadoria da exposição está a cargo da Professora Walquiria Caversan e co-curadoria da estilista Nina Florsz , que desempenham um papel fundamental na seleção dos artesãos e na organização do evento. 

Serviço:

Exposição “60 Anos da Moda Brasileira”

Abertura: 14/9, das 14h às 18h

Temporada: 15/9 a 10/11 (quinta a domingo), das 10h às 18h

Local: Museu A CASA do Objeto Brasileiro

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1216 – Vila Madalena, São Paulo – SP, 05420-001

Ingressos: Entrada Gratuita.

Classificação: Livre.

Dica:  A exposição também conta com o espaço “DESCOBERTAS” que permitirá que crianças de 3 a 10 anos explorem e criem suas próprias criações a partir de peças modulares e sistemas de encaixe.👠👗👘👖

 

#3 Pixel Show desembarca em Brasília para transformá-la na capital criativa do país

(Imagem: Divulgação)

Alouuuu Brasília, já reserve a sua agenda! Com 95% da programação gratuita e aberta ao público, o maior festival de arte e criatividade da América Latina acontece em novembro, com repertório que valoriza a expressão artística e a inovação em qualquer suporte: da ponta de um lápis, ao graffiti, tattoo ou à criação para o digital, como design de games e de experiências imersivas.

  • O público vai assistir, gratuitamente, a concursos de cosplay, sessões de live art, experiências em VR, festival de cinema e música, pocket shows e ainda contar com espaço kids.
  • Dezenas de expositores, como makers, artistas e criadores independentes e autorais, produtores e criadores de artes a games vão exibir e vender seus trabalhos.
  • Workshops realizados por desenvolvedores, ilustradores, desenhistas, gamers, videomakers, designers, pixel artists poderão ser feitos no local.
  • Conferencistas nacionais e internacionais, como Orkut Buyukkokten, fundador da rede social que leva seu nome, David Carson, designer gráfico e diretor de arte americano e Jordan Soles vice-presidente de Desenvolvimento Tecnológico da Rodeo FX, empresa famosa por ter sido a criadora dos efeitos para a série Game of Thrones.

O Festival Internacional de Criatividade Pixel Show, que já contou com 18 edições, em São Paulo, desembarca em Brasília, na Arena BRB Mané Garrincha, entre 22 e 24 de novembro, com palestras, workshops, exposições de artistas e de negócios criativos, além de diversas atrações gratuitas para todos os públicos e idades.

“Levar o Pixel Show para Brasília é uma grande conquista, pois a cidade tem um potencial criativo enorme, com o cenário artístico e cultural em plena expansão. Nosso objetivo é transformar a capital em um verdadeiro polo de inovação e criatividade, reunindo artistas, designers, gamers e criativos de diferentes áreas em um ambiente que celebra a arte em todas as suas formas. Com 95% da programação gratuita, queremos democratizar o acesso à economia criativa e cultural e inspirar pessoas de todas as idades a explorarem sua própria criatividade, seja na tela de um computador ou na ponta de um lápis”, explica Simon Szacher, criador e organizador do evento.

Serão mais de 10 palestras Sharp Talks na arena multiuso, além de 12 workshops para ajudar os criativos a desenvolverem seus dons e trabalharem com esse talento, além de muito networking na área paga de conferências do evento.

A arena multiuso do festival será palco de apresentações gratuitas de criativos, palestras Sharp Talks, cosplay e apresentações musicais, além de sessões de cinema e animação. A área gratuita trará também mais de 100 expositores, em um ambiente com espaço Makers para prestigiar o trabalho de artistas e criadores independentes e autorais, pockets shows, produtores e criadores de games, festival gastronômico com um food park para todos os gostos, exposição de artistas diversos, festival de tattoo, exposição de criações incríveis e inéditas, experiências tecnológicas e digitais com muita inovação, espaço kids, experiências imersivas XR, simuladores e muito mais.

Serviço:

Festival Internacional de Criatividade Pixel Show 2024 – 19ª Edição

Data: Entre 22 e 24 de novembro, das 09h às 21h

Local: Arena BRB Mané Garrincha, Brasília

Endereço: SRPN (Setor de Recreação Pública Norte), Brasília
Mais informações: pixelshow.co 

Dica: O Pixel Show é o mais antigo do Brasil e o maior festival de criatividade da América Latina e acontece anualmente em São Paulo, desde 2005, no último trimestre do ano. Imperdível!🤖🖍️🎨🚀

 

#4 “9ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo” celebra os 50 anos de relação diplomática entre Brasil e China

(Imagem: Divulgação)

Você sabia que em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas? Pois é, nesse meio século, os dois países promoveram o diálogo entre os povos por meio de diversas iniciativas culturais. E é neste contexto que acontece a 9ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, celebrando cinco décadas da cinematografia chinesa, trazendo 14 filmes clássicos e contemporâneos que passeiam por diversos aspectos da sociedade e cultura do país. Com entrada gratuita, o evento acontece de 4 a 15 de outubro no CCSP (Centro Cultural São Paulo). 

Com a curadoria de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim e Lilith Li, fundadora da LiLiMB Culture, a programação da Mostra de Cinema Chinês deste ano nos leva a uma viagem cinematográfica pela China, suas tradições, sua modernidade e sua visão de mundo.   Entre suas principais atrações, o evento  apresenta o filme “É só por um tempo”, de Fei Long, com Hu Ge, Gao Yuanyuan, premiado no 14º Festival Internacional de Cinema de Pequim e no 21º Golden Angel Awards. 

Inédito no Brasil e um dos filmes mais assistidos em 2024 na China, “É só por um tempo”  mostra a história de um jovem, derrotado na vida profissional e amorosa, que decide voltar para a casa dos pais buscando um porto seguro. Em meio a tentativas de recomeço e à inevitável convivência intensiva com os familiares, um reencontro inesperado desencadeia uma série de eventos que transformam sua trajetória.

Para completar a programação de filmes, a 9ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo ainda traz a beleza natural do Planalto de Loess no clássico “Vida”, de Tianming Wuatém, e o retrato do amor urbano contemporâneo em “À Espera do Amor”, de Shixian Wu.  Já “Vidas Comuns”, de Yulin Liu   Putong Nannu, explora as nuances da vida jovem e adulta na China moderna.

Em “Pós-verdade”, de Chengpeng Dong, vencedor do prêmio de Filme Mais Comentado do Ano no Weibo Movie Night Awards, o telespectador reflete sobre valores sociais atuais, e “Quatro Primaveras”, de Qingyi Lu, considerado um dos Dez Melhores Filmes em Língua Chinesa segundo a Associação de Críticos de Cinema de Shanghai, captura a essência das estações do ano e Sabores da vida usa a gastronomia como metáfora para as experiências da vida.

A seleção dos longas também inclui exemplos da crescente indústria de animação chinesa, como Boonie Bears: Viagem no Tempo”, de Huida Lin, considerado um dos filmes de animação mais influente de 2024 no Douyin Movie Wonder Night e produções que celebram as artes tradicionais, como “A Lenda da Serpente Branca”, de Xianfeng Zhang  e Fora dos Palcos, de Liang Qiao. 

Filmes de ação como “O Fio da Espada”, de Wei Li  e “Retorno ao Tibete”, de Guoxing Chen e Lhapal Gyal , premiado no Festival Internacional de Cinema de Mumbai, trazem uma visão moderna dos heróis chineses. Por fim,“De trem-bala pela China”, de Tan Mengsha, e “Jornada Sem Fim”, de Mo Dai, que fazem a sua pré-estreia nacional na Mostra de Cinema Chinês, oferecem um olhar sobre o desenvolvimento e os valores da China contemporânea.

Serviço:

9ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS

Data: 4 a 15 de outubro 

Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo)| Sala Lima Barreto| 98 lugares

Entrada: GRATUITA

Classificação Indicativa: Livre

Retirada dos ingressos: 1h30 antes da sessão

Programação completa: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br

Dica: Corre lá, pois haverá uma Master Class no dia 05/10, às 17h15 com Dai Jinhua, uma das mais influentes críticas culturais e acadêmicas feministas da China atual.  Sua trajetória acadêmica começou na Universidade de Pequim, onde se formou no Departamento de Língua e Literatura Chinesas. Em seguida, dedicou-se por 11 anos ao ensino no Departamento de Literatura e Cinema da Academia de Cinema de Pequim. 📽️🍿🐉🌏

 

#5 Primeiro museu da bicicleta de São Paulo fica na Mooca, meu!

(Foto: Divulgação)

O primeiro museu da bicicleta fica na zona leste de São Paulo, no Garagem 55, no bairro da Mooca. São mais de 100 bicicletas de um acervo que reúne diversos modelos, que representam diferentes períodos. O visitante poderá conhecer bicicletas de diferentes gerações como por exemplo a Monark Sueca de 1951, Bicicleta Bombeiro de 1906, além dos modelos Hércules e Favorit (1960), Caloi 10 e Caloi Cross, um dos mais cobiçados nas décadas de 80 e 90.

O espaço também conta com uma mega exposição de veículos, que reúne mais de 150 exemplares de carros e motos.  Na coleção, estão os modelos Rolls Royce, Fuscas, Jeeps, carros modificados como, por exemplo, com duas frentes e até um Fusca-Helicóptero.

O Garagem 55 Mooca possui mais de 12.000m2 reunindo entretenimento e gastronomia, projetado para as necessidades de todas as famílias, o espaço proporciona lazer que agrada a todos. O Playkids, conta com mais de 40 atrações, como carrinhos de bate-bate, brinquedão, simuladores e jumper, que fazem a diversão das crianças, enquanto os mais velhos podem aproveitar as oito pistas de boliche.  

Para acessar o espaço, a entrada tem o preço de R$15 e oferece o acesso a todas as exposições. Menores de 13 anos e maiores de 60 anos não pagam.

Serviço:

Funcionamento do Garagem 55 Mooca

Sexta-feira, das 17h às 23h (entrada gratuita)

Sábados, das 12h às 23h

Domingos, das 10h às 18h

Entrada: R$ 15 – Menores de 13 anos e maiores de 60 anos não pagam

Informações e reservas: 11 95041-0630

Endereço: Rua Borges de Figueiredo, 1098 – Mooca

Redes sociais Instagram e Facebook: @garagem55mooca

Dica: São mais de 100 versões de bicicletas das vintage e clássicas às contemporâneas. 🚲🚴‍♂️🚴🚴‍♀️

 

#6 Beats lança promoção para levar fãs ao Tomorrowland Brasil

(Imagem: Divulgação)

Beats, marca de drinks prontos da Ambev, retorna para mais um ano inesquecível no Tomorrowland Brasil e, para não deixar ninguém de fora da curtição, acaba de anunciar o desafio #OMixPraTodoEsquenta, valendo a chance de ganhar ingressos para a versão brasileira do maior festival de música eletrônica do mundo, que acontece no Parque Maeda, em Itu (SP), entre os dias 11 e 13 de outubro

Para participar, os interessados devem criar um vídeo no TikTok mostrando seu ‘esquenta’ para o Tomorrowland Brasil ao som de Let’s Get It Started, do Black Eyed Peas, música tema da campanha da marca. A criatividade é o principal critério de avaliação, e os participantes podem explorar diferentes formas de se preparar para o festival, como momentos de arrumação, preparativos, receitas ou até performances divertidas. Para concorrer aos ingressos, é necessário que os participantes tenham mais de 25 anos (e aparentem isso no vídeo), que a marca Beats apareça ao menos uma vez no conteúdo, que o áudio oficial da campanha seja utilizado, e que o perfil @beatsoficial e a hashtag #OMixPraTodoEsquenta sejam incluídos. Os vencedores serão anunciados nos comentários das próprias publicações ganhadoras pelo perfil oficial de Beats. A promoção acontece até 05/10.

“Estamos ansiosos para oferecer, mais uma vez, experiências inéditas e imersivas para o público, tanto dentro quanto fora do festival, diretamente de nossas redes sociais. Esta é a 4ª edição em que Beats patrocina o Tomorrowland Brasil, e estamos empolgados em fortalecer nossa conexão com o público por meio de ações criativas e envolventes. Muitas surpresas especiais estão a caminho”, comenta Mariana Porto, Head de Marketing da Beats.

Dica: Para não perder essa e outras tantas ações de Beats, acompanhe a marca nas redes sociais @beatsoficial.🎶🍹🕺👯

 

#7 Playlist Milky Chance

E pra relaxar e curtir muito o fim de semana, nada como uma playlist com trilhas inspiradoras para criar novos caminhos e estabelecer uma conexão com novas possibilidades. Leve a vida com leveza! É só apertar o PLAY.

E após tantas possibilidades ‘bombásticas’, esperamos que você aproveite muito o seu tempo, usufrua amplamente os seus momentos de lazer e possa ampliar as suas percepções. Uma pessoa que ocupa o seu tempo com cultura e conhecimento, não quer guerra com ninguém. 

Adoraríamos saber o que achou dessas dicas que foram feitas todinhas para você! 💜

Ótima semana!

 

Não deixe de nos seguir também nas redes sociais. 😉

Acompanhe o ADNews no Instagram e LinkedIn, e o novo ADGroupBR.