Dicas rápidas para criação de um mobile site

Artigo de Renato Virgili, diretor geral da Pontomobi

Com consumidores cada vez mais exigentes, entregar um site que ofereça uma experiência móvel adequada virou obrigação. O número de dispositivos móveis com acesso à internet cresce continuamente. No Brasil, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são mais de 150 milhões de aparelhos com acesso à internet móvel (dezembro/2015), dos quais mais de 76 milhões utilizam smartphones e 1 milhão de novos dispositivos entram em operação a cada mês no País (Nielsen IBOPE – 3º tri/2015). Por conta disso, elaborei cinco dicas importantes, simples e rápidas que podem ser usadas por quem deseja criar um site mobile:

Sempre pense em mobile friendly

Um site mobile não é uma versão adaptada do site da empresa. Trata-se de um projeto que deve ser pensado, desenvolvido e implantado com foco em dispositivos móveis. Mobile sites são agnósticos em relação ao sistema operacional do aparelho (iOS, Android, Windows Phone), e uma vez concebidos, os projetos não precisarão de adaptações para funcionar em qualquer smartphone.

Ainda assim, é preciso pensar mobile friendly (ou mobile amigável) e levar em conta como será a experiência do usuário no ambiente mobile. Por exemplo: avalie o tipo e o tamanho da fonte (letra) que serão usados, o volume de textos, escolha de conteúdos a serem priorizados na ordem de apresentação de uma tela, tamanho e posicionamento dos ícones, entre muitos outros fatores.

Respeite os diferentes tamanhos de smartphones

Lembre-se sempre que o seu mobile site será acessado em muitos modelos de smartphones diferentes, de inúmeros tamanhos de tela e em diversos sistemas operacionais. Respeite a navegabilidade de todos: o que funciona em dispositivo com tela maior, precisa também oferecer uma boa experiência para um celular com tela menor.

Otimize o tamanho das imagens

Ninguém gosta de ficar esperando uma página na web carregar. Por isso, a velocidade da navegação é fundamental para o sucesso de um mobile site. É claro que as operadoras têm sua parcela de responsabilidade na velocidade do acesso móvel fora de zonas de wi-fi, porém as empresas devem fazer sua parte e utilizar imagens leves e otimizadas em seus mobile sites. Isso fará toda a diferença na navegação e irá se refletir no tempo de permanência por usuário no site da empresa.

 

Explore o recurso dos aparelhos em seu mobile site

Os smartphones oferecem um grande número de recursos que podem e devem ser explorados a favor de um mobile site. O objetivo é proporcionar uma experiência agradável e impactante para a audiência que deseja alcançar.

Quer exemplos?

Ao exibir o endereço da sua empresa no mobile site, faça um ícone clicável que seja direcionado ao Waze ou ao Google Maps.

Já o número do telefone deve direcionar a uma chamada direta (é o que tecnicamente se denomina click-to-call).

Se for necessário fazer um cadastro, dê a opção do usuário se cadastrar com o seu perfil do Facebook, por exemplo, tornando o processo muito mais ágil e simpático.

Priorize a boa ‘clicabilidade’

Quanto mais elementos você usar, mais espaço será necessário e mais o usuário terá que procurar a sessão que ele deseja. Dessa forma, provavelmente, menos tempo ele permanecerá no seu site.

Keep it simple!

Entretanto, a ideia aqui também é não fazer o usuário sofrer para clicar em nenhum ícone. Sempre desenvolva os botões de forma simples, com boa visibilidade (tendo em vista todos os tamanhos de dispositivos) e que estejam posicionados de modo a fazer sentido para a navegação. Se o usuário precisar descobrir onde o botão de ação está, há algo de muito errado com o mobile site (aliás, com qualquer site!). Espero que estas dicas sirvam. Boa mobilidade!

Artigo de Renato Virgili, diretor geral da Pontomobi

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