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Nesta terça-feira (12), o DiversiGames participará pela primeira vez, do South by Southwest (SXSW), maior festival de tecnologia, inovação, criatividade e cultura do mundo, que acontece anualmente em Austin, no Texas (EUA). O projeto é focado na inclusão social e digital, que promove o acesso à cultura dos jogos eletrônicos, a tecnologia e inovação a grupos minorizados como crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, moradores de favelas ou de outras localidades, pessoas com deficiência (PcD), negros e representantes da comunidade LGBTQIAPN+.

Além da participação no Ignite Talk , nesta segunda-feira (11), o DiversiGames participará de um painel sobre games na Casa São Paulo, montada no SXSW 2024.

A visibilidade do projeto cresceu em um nível impressionante, chamando a atenção de figuras influentes como Rohit Bhargava, autor, palestrante e estrategista de marketing conhecido por suas ideias inovadoras, que há um ano atrás conheceu o projeto pessoalmente e gostou do que viu. Sua oferta de ajuda e apoio, levou o DiversiGames ao palco do SXSW.

Ricardo Chantilly, idealizador e diretor executivo do DiversiGames, decidiu dar voz a Jamela (Márcio dos Santos Correa), professor e embaixador do projeto, no SXSW 2024,  uma pessoa que representa perfeitamente os valores e  propósitos do projeto ( diversidade e transformação), além de conhecer muito bem.

O tema abordado será o projeto em si e a revolução e inclusão digital através dos games para os jovens que não têm acesso. Além de mostrar as oportunidades que o projeto oferece para todos, independentemente de sua origem ou condição social.

 

Ricardo Chantilly (Foto: Divulgação/ DiversiGames)

“O SXSW é uma realização e uma oportunidade de mostrar em um amplificador mundial, o tamanho e entrega do nosso projeto. Pretendemos mostrar a experiência de incluir ‘analfabetos digitais’ no mundo bilionário dos gamers, porque a grande maioria dos jovens, tem acesso ao celular, TikTok, WhatsApp, Instagram, mas ao computador em si, programação, estratégias, inglês, tudo isso não tem”, comenta Chantilly.

 

Diversidade e transformação

DiversiGames surgiu através de Chantilly,  executivo que sempre trabalhou no mundo das marcas, publicidade e música, sendo empresário de bandas como Jota Quest e O Rappa, até que chegou ao universo dos games, onde encontrou não apenas uma nova paixão, mas também uma missão: promover inclusão e transformação social através da tecnologia.

Há cinco anos, ele idealizou o AfroGames, projeto que tornou-se o primeiro centro de formação de jogadores de e-Sports em favela, e participou da Gamescom, a maior feira de games do mundo, na Alemanha, com patrocínio do TikTok, que lançou um squad (time) de diversidade.

Com o grande crescimento, Chantilly decidiu ampliar, tendo a diversidade como destaque, e criou o DiversiGames, um movimento que vai além dos games e promove cidadania, reforço escolar, aulas de inglês e valorização humana.


O mundo gamer 
tem desempenhado um papel significativo na vida de jovens de periferia e em situação de vulnerabilidade. Prova disso é o próprio DiversiGames, que hoje tem jovens trabalhando em empresas, com uma profissão a seguir. Além disso, conta com crianças de diferentes idades que já aprendem a desenvolver e programar jogos.

 

“ É impressionante. A gente atrai os jovens através dos games, mas na verdade trabalhamos a cidadania, reforço escolar, aula de inglês, valorização como ser humano, entre outros. E a rapidez de resposta é muito incrível, em poucas aulas de tecnologia, eles já tem uma grande noção”, diz o criador do projeto.

 

O projeto não apenas atrai os jovens para o mundo dos games, mas os prepara para um futuro promissor, seja no setor de tecnologia ou em qualquer outra área. O conhecimento do DiversiGames pode abrir portas em diversas áreas e empregos.

 

“ A gente acredita que não vai transformar milhares de jovens em jogadores, narradores, juízes ou programadores, mas sim levar a tecnologia em um nível para melhorar a vida deles”, reforça o diretor executivo.

 

Expansão do projeto e patrocinadores

Além dos dois centros de formação no Rio de Janeiro, um na zona norte e outro em Niterói, próximos de comunidades, que abrangem todos os jovens, agora, o projeto se prepara para expandir para São Paulo, levando uma nova proposta, em parceria com duas ONGs, ‘Decor Social’, que reforma abrigos, criando um ambiente seguro, inspirador e aconchegante para crianças e adolescentes, e ‘Gente de Perto’, que resgata jovens das ruas.

A unidade do DiversiGames em São Paulo está sendo adaptada e os jovens passarão o dia no local, que oferecerá diversos conhecimentos, além de jogos eletrônicos. A ideia é que o centro de formação fique localizado na Praça da Sé, região central de São Paulo. Quem estará na linha de frente, trabalhando com os jovens que vivem em situação de risco e vulnerabilidade, é o Caio Luiz, jovem que já viveu situação parecida, e hoje, como embaixador do projeto, certamente pode contribuir ainda mais para mostrar como sua vida mudou com os games.

Atualmente, o DiversiGames conta com o apoio de alguns patrocinadores como Aegea, Enel Rio, TikTok, DT3, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, e o canal Woohoo, além da parceria com a Prefeitura de Niterói. O projeto busca trazer um banco e uma operadora de internet como patrocinadores, que irão ajudar muito no crescimento do projeto e no aprendizado dos jovens.

 

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