Skip to main content

O cantor e compositor Ed Sheeran foi acusado por outros dois compositores de copiar partes de seu hit de 2017, Shape Of You. O advogado de Sami Chokri e Ross O’Donoghue sugeriu que Sheeran tratava os compositores menos conhecidos de maneira diferente dos famosos.

Chokri e O’Donoghue afirmam que o gancho “Oh I” da música é “surpreendentemente semelhante” a parte de sua faixa Oh Why, que foi lançada sob o nome Sami Switch em 2015. Confira a música que o compositor supostamente plagiou alguns trechos:

https://www.youtube.com/watch?v=a3VDY6ttikM

Sheeran negou isso, dizendo ao tribunal que havia liberado partes de músicas com “muitos” artistas desconhecidos. Shape of You foi número um por 14 semanas no Reino Unido em 2017, tornando-se a música mais vendida do ano em todo o mundo.

Sheeran disse ao Supremo Tribunal que não “empresta” ideias de compositores desconhecidos sem créditos. Mais informações sobre o processo e defesas de cada um dos lados devem ser divulgados em breve conforme a história vai correndo.

Até lá, relembre o sucesso de Ed Sheeran:

Na sexta-feira, seu advogado Andrew Sutcliffe QC afirmou que Sheeran “pega ideias emprestadas e as joga em suas músicas, às vezes ele reconhece, mas às vezes não“. Ao prestar depoimento nesta segunda-feira, o cantor deu vários exemplos de vezes em que havia apagado trechos de músicas com artistas pouco conhecidos.

Ele nega a alegação da promotoria apontando que ele frequentemente dividiu o crédito com artistas menos conhecidos, incluindo Shivers e Visiting Hours e uma música que mostrava o trabalho de um “compositor desconhecido” de Buffy The Vampire Slayer.

Todos esses exemplos não são artistas famosos com os quais nós limpamos as músicas e é isso que eu tenho a dizer sobre isso“, disse ele ao tribunal.

Sheeran testemunha que ele trabalha principalmente em colaboração com outros escritores, e que muitas vezes é difícil identificar quem escreveu cada parte individual de uma música depois de terminada.

Fazendo referência ao co-escritor de Shape Of You, Johnny McDaid, ele disse: “A parceria de escrita entre meu e Johnny é muito parecida com um jogo de tênis. Ele dirá algo e eu direi algo de volta. Somos bastante rápidos quando vamos vai e volta.

Perguntado repetidamente se ele é responsável pelo refrão de sua música de 2015, Photograph, Sheeran responde concisamente: “Eu honestamente não poderia te dizer. Eu não sei. Nós escrevemos a música juntos.” 

Sheeran diz que resolveu a reclamação porque era um “incômodo” e “mais problemas do que valia a pena“. Questionado por que pagaria uma quantia tão “substancial” em vez de levar o caso ao tribunal, ele diz que o fez a conselho de seus advogados.

Mais tarde, Sheeran foi questionado sobre seu papel como observador de talentos, como chefe de sua própria gravadora Gingerbread Man Records. A insinuação é que ele viu a música Oh Why de Sami Chokri no YouTube, então copiou para Shape Of You. Ele nega estar ciente da música, dizendo que acabou de contratar Jamie Lawson para a gravadora e “não estava procurando por mais ninguém” para trabalhar.

O tribunal acaba de fazer uma pausa para o almoço. Sheeran é esperado para testemunhar à noite. O cantor também disse que não estava ciente de Chokri, um artista de grime que se apresenta sob o nome de Sami Switch, antes da música ser escrita.

Sutcliffe disse que Sheeran e Chokri apareceram em vídeos no canal SBTV do falecido empresário musical Jamal Edwards no YouTube na mesma época, e que Edwards twittou sobre Sami Switch. Sheeran respondeu que Edwards “defendeu muitos e muitos artistas” e “não era como se eu assistisse a todos os vídeos que ele postou“.

Ele ainda acrescentou: “Eu o segui no Twitter, isso não significa que eu li tudo o que ele escreveu“. O músico disse ao tribunal que deixou as redes sociais em 2015, acrescentando que durante “todo o ano de 2016” ele estava “fora” das redes sociais e estava usando um “telefone flip da Tesco”.

Em maio de 2018, Sheeran e seus co-escritores abriram um processo pedindo ao Supremo Tribunal que declarasse que não haviam infringido os direitos autorais de Chokri e O’Donoghue. A dupla então emitiu uma reconvenção por violação de direitos autorais. O julgamento deve continuar por cerca de três semanas.

Essa matéria é uma tradução da escrita por Mark Savage para a BBC News

Confira também:

Leave a Reply