A televisão ainda é a mídia que mais influencia os assuntos debatidos no Twitter. A conclusão vem do estudo “Trending Topics Brasil”, realizado pela E.life, e que analisou os temas mais comentados pelos usuários do microblog no Brasil durante o primeiro trimestre deste ano. Entre os assuntos predominantes, o reality show Big Brother Brasil, novelas, eventos que tiveram forte cobertura televisiva e artistas musicais que brilharam na telinha.

 
Em contrapartida, as discussões políticas seguem diminutas na rede – apenas 2% dos assuntos mais postados encaixavam-se nesse tipo de abordagem. Os esportes também não tiveram grande representatividade, sendo responsáveis por 10% dos comentários.  
 
Utilizando o Buzzmonitor, software oferecido gratuitamente pela E.life e capaz de analisar o buzz nas redes sociais, o estudo registrou os assuntos que entraram para os “Trending Topics” do Twitter no Brasil de janeiro a março deste ano. Em seguida, separou os comentários coletados em nove categorias: Cinema, Datas Comemorativas, Esporte, Eventos, Internet e Tecnologia, Música, Notícias, Política e Televisão. 
 
Embora a categoria “Música” lidere o ranking do estudo (com 32% das menções) à frente da “Televisão” (25%), nota-se uma forte influência da mídia televisiva para o resultado obtido pela primeira. Dos seis artistas musicais mais citados, quatro participaram da última edição do programa “The X-Factor”, veiculado pelo canal pago Sony Entertainment.  
   
Para o CEO da E.life, Alessandro Barbosa Lima, “os dados, além de reforçar o crescimento da convergência digital, mostram que a televisão ainda exerce incontestável influência sobre a opinião pública, mesmo entre setores sociais já integrados à web”.
 
Confira abaixo o infográfico: