A SamyRoad, agência global de influencer marketing e social media para grandes marcas, que já está a um ano atuando no Brasil e possui em sua rede mais de 700 mil influenciadores brasileiros cadastrados. Além de São Paulo, a empresa multinacional está presente em Buenos Aires, Santiago, Bogotá, NY, Madrid, Lisboa, Cidade do México, Zurique, Paris, gerenciando uma rede de 42 milhões de influenciadores e 30 mil criadores de conteúdo no mundo.

Não é nenhuma novidade que o influencer marketing se tornou um componente importante em estratégias publicitárias.  O mercado publicitário se transformou e todas as empresas tiveram que se adaptar aos influenciadores digitais.  O meio online se tornou um boom de vendas, existem mais contas nas redes sociais do que pessoas no mundo. E as marcas entenderam a importância disso.

A grande preocupação das marcas é o real impacto que essas “celebridades” causam. É exatamente nesse ponto que a SamRoad se diferencia, pois ela planeja uma campanha de mídia com influenciadores de maneira isenta, transparente no custo, nos números e nos resultados para as marcas em termos de alcance real e engajamento.

Com mais de 100 grandes clientes, a SamyRoad atende globalmente marcas como Coca-Cola, Santander, Microsoft, Mercado Livre, Adidas, Ford, McDonalds, Danone, Nestlé, Cartier, Pfizer, Corona, Sagres, Puig, Turismo do Peru, entre outras. No Brasil, a empresa já reúne clientes como LG, Oi, Postos Ipiranga, AreaG, Química Amparo, Y&R, DPZ&T, Artplan, Agencia3, Essilor, Univeritas, Agencia Um e TracyLocke em ações de influencer marketing realizadas no Instagram, Facebook, YouTube e Spotify.

A plataforma da SamyRoad possui uma Inteligência Artificial e um dashboard nas campanhas que busca minimizar eventual duplicidade de seguidores e excluir fake followers de determinada campanha. Segundo Paulo Leal, a SamyRoad consegue calibrar a freqüência e alcance corretos de forma a otimizar uma campanha de midia.

Paulo Leal, atual country manager da operação brasileira na SamyRoad, possui 25 anos de experiência profissional e formação nas áreas de Digital, Marketing, Planejamento de Mídia e Vendas. Com forte habilidade de negociação, boa experiência em gerenciamento de projetos em várias plataformas e capacidade de construir um relacionamento de trabalho saudável dentro das empresas, Leal liderou equipes de vendas e marketing em empresas multinacionais como Viacom, The Walt Disney, HBO, RedeTV, Time For Fun, BBDO, Dentsu, JWT, Dream Factory, Rock in Rio, ZoominTV e iG (Internet Group). O Paulo Leal vem explicar mais detalhadamente como funciona o marketing de influência e a ferramenta SamyRoad. Confira abaixo a entrevista:

 

  1. Conte-nos um pouco sobre a agência e o motivo dela conquistar tantos influenciadores

A Samyroad é a maior agencia global de influenciadores e tem um software próprio de captura de perfis com mais de 5 mil seguidores no Brasil nas quatro grandes redes sociais, Youtube, Facebook, Instagram e agora Tik Tok através de algoritmo e inteligência artificial que identifica os influenciadores e envia um contrato eletrônico com opt in para fazer parte de nossa network. Assim, temos mapeados 90% dos influencers brasileiros em 56 categorias e clusters diferentes para as marcas.

 

  1. Qual a importância da tecnologia nisso tudo?

A plataforma da SamyRoad possui uma Inteligência Artificial e um dashboard nas campanhas que busca minimizar eventual duplicidade de seguidores e excluir fake followers de qualquer campanha. Temos uma preocupação muito grande quando o assunto é métrica para saber alcance, taxa de engajamento e impacto com uma seleção isenta de influenciadores visa do otimizar o plano de mídia nas redes sociais com influenciadores. E quando a campanha inicia, a SamyRoad garante essa entrega de audiência alinhada com o cliente, algo que nenhuma empresa concorrente faz no Brasil, pois consideramos mais de 50 parâmetros para verificação de afinidade como demografia, fake followers, geolocalizacao e análise semântica. Por isso grandes marcas estão conosco local e globalmente.

 

  1. Comente sobre os cases e parcerias

No Brasil, a empresa já reúne clientes como LG, Oi, Postos Ipiranga, AreaG, Química Amparo, Y&R, DPZ&T, Artplan, Agencia3, Essilor, Univeritas, Agencia Um e TracyLocke em ações de influencer marketing realizadas no Instagram, Facebook, YouTube e Spotify. Abaixo os principais cases:

 

* Tixan YPE – Promoção Ache o X

– grande Promoção com sorteios de ate R$ 1 milhao.

Criamos e executamos a campanha com 32 perfis de influenciadoras junto com a AreaG e obtivemos mais de 15 milhões de impactos em dois meses de campanha com baixo investimento no segmento.

 

* L’Oreal

– Desafio: gerar um movimento que permitisse elevar a empresa ao status de marca de amor entre o target e continuar a construir algo em longo prazo

– Solução: desenvolvimento de um conceito muito claro de que seria possível explorar tanto a um nível aspiracional quanto corporativo com o uso da hastag #DaLaCara

Resultados: 190 milhões de impactos; 10 milhões de minutos assistidos; 6,9% de engajamento; mais de 100 influenciadores identificados; oito youtubers; 7,2 milhões de alcance; e 1,5 milhão earned media value

* Corona

– Desafio: a marca buscava criar a Comunidade Corona inspirada nos seguintes territórios: Música, Viagens, Estilo de Vida e Surf

– Solução: identificação de influenciadores através do ShineBuzz e negociação, gerenciamento e monitoramento de 17 influenciadores

– Resultados: mais de 40 posts e 100 stories; 1,2 milhão de alcance com 6,7% de engajamento

* Danone

– Desafio: por ocasião da campanha #ColosalmentePequeño, da Actimel, fomos convidados a conceituar um plano de influenciadores com objetivo de divulgar os benefícios e gerar brand awareness para o produto

– Solução: 15 perfis que através de seus posts no feed e stories do Instagram mostrariam momentos de uso do produto de forma divertida e dinâmica

– Resultados: 15 posts no Instagram; mais de 30 stories; 1,5 milhão de alcance com 9,6% de engajamento

 

  1. Qual a estratégia de marketing usada e o posicionamento da empresa? 

A SamyRoad é mais que uma agência de influenciadores. Focamos na estratégia de mídia nas redes sociais visando o melhor retorno e visibilidade para as marcas nesse ambiente. Temos uma diversidade de colaboradores em mídia online, roteiristas, produtores de conteúdo, analistas de BI e performance para assegurar efetividade nas campanhas, em termos de números prometidos e na qualidade de produção.