Imagine entrar em um evento corporativo futurista onde, ao invés das tradicionais recepcionistas, você é recebido por robôs elegantemente vestidos, com expressões faciais simpáticas, mas claramente robóticas. Ficção? Não, realidade.
A utilização de robôs de atendimento está transformando a interação entre empresas e participantes em eventos corporativos. A tecnologia robótica oferece uma abordagem moderna e eficiente para a recepção e assistência durante esses eventos, proporcionando uma experiência única desde o check-in. Um exemplo notável é o Robios Go da Human Robotics, uma startup que cria robôs sociais e personalizáveis para atendimento presencial. Esses robôs podem ser programados para atender os participantes de forma amigável e proativa.
“Sua capacidade de interação por meio de comandos de voz, respostas a perguntas frequentes e orientações precisas contribuem para uma recepção mais dinâmica e personalizada. Ele acaba tornando a experiência divertida, onde os usuários gravam melhor as informações sugeridas”, explica Olivier Smadja, CEO da Human Robotics.
Hellen Borges, Head de Inovação da Ligga Telecom, destaca os inúmeros benefícios proporcionados pela utilização dos Robios Go em seus eventos.
“A tecnologia robótica transmite uma imagem de empresa inovadora. Os robôs oferecem uma experiência original aos participantes, despertando a curiosidade e proporcionando um diferencial competitivo que atrai a atenção da mídia e do público presente no evento”, diz a executiva.
Os robôs podem recepcionar os participantes, transmitir informações importantes sobre o evento, palestras, workshops e demais atividades, garantindo que todos estejam bem informados e engajados. A presença dos Robios Go cria um ambiente tecnologicamente avançado, alinhando a imagem da empresa com modernidade e eficiência.
“No caso da Ligga, como uma empresa de tecnologia, é importante mantermos essa imagem, oferecendo uma experiência diferenciada que envolve o público e pode atrair ainda mais parceiros, impulsionando os negócios”, afirma Hellen.
Além da recepção, os robôs podem ser programados para realizar atividades de entretenimento, como quizzes interativos, promovendo momentos de descontração e networking entre os participantes. A versatilidade do Robios Go amplia as possibilidades de interação durante o evento, tornando-o mais interessante. A eficiência operacional também é aprimorada, uma vez que os robôs podem ser programados para realizar tarefas específicas, otimizando processos logísticos e permitindo que a equipe se concentre em atividades mais estratégicas.
“Essa capacidade do robô de transmitir informações de maneira clara e eficiente é possível graças à inteligência artificial, que também permite interagir de maneira autêntica, exibindo expressões faciais como piscar e sorrir. É isso que o torna tão cativante durante os eventos”, ressalta Olivier Smadja.
De acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o setor representa 3,8% do PIB brasileiro, com um faturamento anual de R$ 291,1 bilhões, e abrange uma ampla variedade de atividades, desde grandes conferências e eventos corporativos até casamentos e eventos sociais. Além de impulsionar o turismo, os eventos estimulam o comércio local e promovem o crescimento econômico em diversas áreas, desempenhando um papel significativo na economia do país.
Segundo pesquisa da Sympla, plataforma de venda de ingressos e gestão de eventos, o número de eventos corporativos apresentou um aumento de cerca de 36% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o último trimestre do ano anterior.
Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn.
#ADDSomethingNew #ADNewsOficial #ADGroupBR