Skip to main content

O Instagram é a plataforma digital que mais cresce entre as redes sociais. No início, era apenas uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos, que permitia interação através de comentários e curtidas. Hoje, com o avanço do marketing digital, o IG se tornou uma ferramenta poderosa de vendas, por isso selecionamos alguns erros que você não pode cometer no Instagram.  

Com mais de 1bi de usuários ativos, a rede social possui ferramentas e estratégias que contribuem para o crescimento e experiência de compra: Publicação do Feed, Story, Destaque dos Stories, Vídeo do IGTV, Vídeo do Reels, Guia (onde você pode recomendar locais, produtos e publicações) e Loja – ou Instagram Shopping.

Com tantas possibilidades, a plataforma é uma das principais da atualidade e, por isso, o seu perfil, seja pessoal ou empresarial, deve estar por dentro de todas as práticas para manter um alcance e conquistar seguidores e clientes.

 

Confira aqui 19 erros que você não pode cometer no Instagram:

  1. Não ter constância

Quanto mais você posta, mais audiência você consegue e mais resultados você tem. Mantenha uma frequência de postagens diária, seja no feed ou stories, nos horários que façam sentido para o seu público.

Faça testes e descubra qual horário de pico para o perfil da sua marca. O algoritmo do Instagram entrega sua postagem para mais pessoas quando identifica a interação do público na primeira hora de postagem.  

Lembre-se: no mundo digital, você pode ser facilmente substituído caso não atenda bem o seu público.

  1. Não interagir

Se você não interagir com as publicações dos seus seguidores, você não estará mostrando para sua audiência que ela é importante para você.

O algoritmo do Instagram entende que quanto mais interação houver com um perfil, mais ele aparecerá na sua timeline. Logo, ele é uma via de mão dupla. Se você não interagir com o seu público, seu perfil não aparecerá na timeline do mesmo. Responda os comentários, DM, curta as publicações de seus seguidores, compartilhe, salve os posts, estimule interação por caixinhas de perguntas, testes, enquetes, etc.

Tudo aquilo que deseja que façam no seu perfil, faça no perfil dos outros também!

  1. Não ter estratégia

Você precisa encontrar métodos para crescer sozinho. Estude o seu perfil, estude as concorrências, estude o seu público alvo. Busque conteúdo relevante, atrativo, faça pesquisas e crie estratégias de crescimento.

Clique aqui para saber como crescer no Instagram!

  1. Não disseminar seus valores

Identificação é a chave do Instagram. Se você não disseminar aquilo que você acredita, não haverá pessoas para se identificar com você. Mostre quais são os seus valores, pelo o que você luta e acredita. Crie conteúdo para atingir pessoas que acreditem no mesmo ideal que você.

  1. Se importar com números

Postar apenas para ganhar likes ou ter mais seguidores, são métricas de vaidade. Números não significam nada. O engajamento sim é a métrica mais importante que tem. Ele aumenta quando você ganha ou perde seguidores, pois ficam na sua conta as pessoas que mais engajam com você ou sua marca.

Concentre-se em produzir conteúdo que atraia o seu público.

Curiosidade: as páginas de entretenimento são, na maioria das vezes, privadas justamente para conquistar seguidores e engajamento. Quando você compartilha uma postagem com alguém, essa pessoa precisará seguir a página para ver. A curiosidade faz o seguidor.

  1. Comprar seguidores

Isso não traz engajamento e alcance. Os seguidores precisam se identificar com o seu perfil, para interagir com ele e, assim, trazer alcance.

  1. Não conhecer e estudar o seu público

Muito importante: entender as dores do seu público. Se você não estudar o seu público, conhecer suas dores e necessidades, você não vai gerar identificação e, consequentemente, não terá um perfil sólido e objetivo.

Estude o mercado, conheça o seu público alvo e crie sua persona, que nada mais é do que o seu consumidor final.

Esse cliente desejado, vai servir para te auxiliar na produção de conteúdo da sua marca, pois você criará postagens direcionadas a ele.

  1. Tentar se comunicar com público diferente

Esse é um erro que exige muita atenção!

Quanto mais você abrir seu leque, menos engajamento você vai ter. Foca no seu público alvo e tenha sucesso. Quem você vai atender?

Quem quer abraçar o mundo, não abraça ninguém!

  1. Ser mais do mesmo

Copiar conteúdo é um equívoco. Você precisa ter a sua própria identidade. Busque inspirações, mas coloque a sua essência em toda produção.

  1. Achar que o que você tem a compartilhar, todo mundo já sabe

Esse é um erro que muitos usuários cometem. Lembre-se: sempre tem alguém um passo atrás de você. Se você tem conhecimento para compartilhar, não tema! O Instagram tem espaço para todo mundo. Terão pessoas que se identificarão mais com você.

  1. Não produzir conteúdo de valor

Você deve produzir conteúdo para ajudar o seu público. Isso agrega valor e gera identificação. Quando você compartilha conteúdo gratuito, seu cliente vai perceber valor em você. Ele vai querer conhecer melhor o seu trabalho e sentir confiança para investir nele.

Exemplo: você tem um perfil rico em conteúdo sobre empreendimento. Nesse perfil, você vende e-books e cursos para pequenos empreendedores. Não tenha medo de oferecer conteúdo gratuito, criando uma semana de lives, por exemplo.

O cliente vai querer pagar para ter você com ele, não mais somente as informações que você compartilhou.

  1. Não ter comunicação humanizada

Humanize a sua marca: mostre quem é você, sua essência ou como surgiu a marca.  Você está à frente do seu negócio, então seja você mesmo, mostre sua cara.

  1. Fazer legendas vazias e curtas

Não tenha medo das pessoas não lerem suas legendas. Legendas precisam ser bem elaboradas: começo, meio e fim, além de ter um título interessante para chamar atenção. Ela deve agregar a postagem.

  1. Não fazer chamadas atrativas

Instagram é visual. O primeiro impacto é a imagem, por isso, faça as chamadas das fotos simples e diretas, sem muitas palavras, mas que gere curiosidade.

  1. Só falar do seu produto ou serviço

Pense como usuário: você gosta de um perfil que só mostra produtos ou serviços? Lembre-se que vender é consequência de um perfil rico em conteúdo. Primeiro atraia o público, depois venda.

  1. Não ter uma bio clara

A primeira coisa que o usuário vê no seu perfil, é a sua biografia. Portanto, ela deve ser clara: quem é você e o que você faz?

Você tem poucos caracteres para explicar o que é o seu perfil, de forma simples e direta.

  1. Não organizar os destaques

O destaque é o menu do Instagram. Ele deve entregar todas as informações necessárias sobre a sua marca ou pessoa. Por exemplo: você tem uma loja online de roupas femininas. Os destaques podem conter informações como: medidas, frete, como comprar com você, FAQ, feedbacks, cupom de desconto, garantia, entre outros.

  1. Não definir uma paleta de cores para o seu IG

Identidade visual é tudo! Ela faz o seu negócio, ser o seu negócio!

Todos nós temos características únicas, certo? Que nos definem e nos fazem ser lembrados pelos outros. Isso porque o cérebro humano funciona através de associações.

Quando você ouve uma frase que um amigo vive dizendo, logo você lembra dele. O mesmo acontece para marcas e negócios: quando você vê uma maçã, você associa a Apple. Quando vê as cores amarelo e vermelho, pensa no McDonalds. E por aí, vai…

Você precisa padronizar o seu perfil para que as pessoas lembrem da sua marca ao ver sua paleta de cores. O conjunto de aspectos gráficos e visuais tem como objetivo comunicar ao público o conceito e valores da marca. Portanto, ela deve ser consistente e igual em todos os meios de comunicação que você usar, para sempre reforçar a mesma ideia.

  1. Não usar hashtags

Você PRECISA usar hashtags!

Muitas pessoas e marcas não sabem o valor que tem o uso de hashtags, de forma estratégica para alavancar os resultados no Instagram.

Além de criar um link clicável, elas tem a capacidade de gerar tráfego e criar promoções.

Como diz o nome, a função principal de uma hashtag é etiquetar, ou seja, separar por categorias conteúdos ciados na web. Sempre que você clicar em uma #, você terá acesso a outros conteúdos com a mesma etiqueta e categoria.

Então, quando um usuário buscar pelo termo, ele encontrará a sua publicação. Por isso, não devemos usar hashtags muito específicas, já que a visibilidade do post depende do quanto o termo é procurado. Quanto mais populares forem as tags, mais views.

Use as # de acordo com o tema abordado e o público que você quer atingir. Pense estrategicamente: se você ou a sua marca está falando sobre um evento de marketing, use tags para atrair pessoas que queiram usufruir desse conteúdo: #Publicidade, #MarketingDigital.

É sugerido não ultrapassar 8 hashtags.

  1. Fazer sorteios

As pessoas que estão participando do sorteio gostam do seu conteúdo? Ou elas deixarão de te seguir assim que o sorteio acabar?

 

Você já fez algum dos erros que você não pode cometer no Instagram?

Busque pessoas altamente qualificadas para ser o seu seguidor e cliente. Atraia pessoas que sejam engajadas com você. Resultado rápido não é resultado bom!

 

 

Leave a Reply