Skip to main content

Em ritmo de Copa do Mundo, o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP) anuncia sua 49ª edição em um lugar diferente – o Estádio Athletico Paranaense, em Curitiba. Com o tema “Governo e Tecnologia com Foco no Cidadão”, o maior evento de TIC pública promete reunir mais de dois mil congressistas de todo o Brasil entre os dias 24 e 25 de novembro. Participarão do encontro representantes do setor de TIC das esferas federal, estadual e municipal para discutir sobre a tecnologia no serviço prestado ao cidadão.  


A intenção é melhorar a qualidade do serviço com o avanço dos recursos tecnológicos. Para o presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), Leandro Victorino de Moura, o principal foco do SECOP é a troca de experiências e aprendizado para a melhoria da entrega à população. “Falamos muito de tecnologias novas e disruptivas, com termos que o cidadão nem conhece, como blockchain e machine learning. Por isso, a nossa ideia é focar na sociedade. O importante é que serviços como esses cheguem para os brasileiros de forma simples e ágil. Sem atingir esse público, não faz sentido falar de tecnologia”, afirma.  


Para este ano, o objetivo é aumentar o público da SECOP em quase três vezes mais. A expectativa é que duas mil pessoas se reúnam no Estádio Joaquim Américo Guimarães, popularmente conhecido como Arena da Baixada, um dos mais modernos do Brasil, pertencente ao Athletico Paranaense. Entre as atrações já anunciadas, está a palestra de abertura com Allan Costa, palestrante de reconhecimento nacional e militante pelo avanço da transformação digital. 


Em cerca de 50 palestras, divididas em cinco palcos simultâneos, executivos de mercado privado e de governo levam ao público do evento conhecimento, experiências em cases de sucesso e informação técnica e estratégica.
No ambiente da Feira de Negócios, o evento traz como expositores empresas brasileiras e internacionais de todas as vertentes da tecnologia.

São cerca de 60 estandes montados no estádio do Athletico de instituições públicas e privadas que atuam no setor, como Telebrás e Dataprev. Com foco no intercâmbio de experiências e conhecimento, a SECOP também contará com até 130 rodadas de campfires, onde, em grupos de 30 pessoas sentadas em roda, acontecem discussões temáticas sobre a realidade da Transformação Digital, Inteligência Artificial, Segurança da Informação, Conectividade, Infraestrutura de TI, Experiência do Cidadão Digital, Gestão, Inovação e Analytics. 


O SECOP é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC), entidade que congrega as empresas de TIC estaduais em todo o território nacional. O encontro tem como objetivo gerar tendências e discussões sobre a tecnologia da informação e comunicação no setor público. 

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!