Skip to main content

Com o objetivo de ampliar o impacto de suas ações de sustentabilidade para além do seu campo de atuação, a Faber-Castell escolheu apoiar a expedição “Voz dos Oceanos“, que tem o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A viagem de dois anos pelos oceanos Atlântico e Pacífico, realizada pela Família Schurmann, tem o objetivo de documentar, conscientizar e apontar soluções para os impactos da ação humana nos oceanos e, em especial quer chamar a atenção para a importância no combate à poluição gerada pelos resíduos plásticos.

Faber-Castell e sustentabilidade

No Brasil e, mundialmente, a Faber-Castell está comprometida com a redução do impacto ambiental relacionado aos insumos plásticos e a expedição surge como uma oportunidade de ampliar a atuação da companhia.

“Sabemos que o nosso compromisso com a sustentabilidade deve ultrapassar as fronteiras da nossa atuação empresarial e, por isso, mapeamos uma oportunidade de contribuir de forma mais ampla. Participando da expedição ‘Voz dos Oceanos’ queremos apoiar um trabalho sério e comprometido que trará resultados para um tema global, importante e urgente da humanidade” diz Marcelo Tabacchi, CEO da Faber-Castell no Brasil.

Como parte do seu compromisso com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental gerado pelo uso do plástico, a companhia já atua nas seguintes frentes:

  • Produtos: a Faber-Castell tem um compromisso global com a eliminação do uso de plástico convencional em seus produtos até 2030, com sua substituição por alternativas mais sustentáveis. No Brasil, as fábricas da empresa chegam a produzir anualmente mais de 2 bilhões de instrumentos de escrita e 95% deles já são produzidos com madeira de reflorestamento. Os 5% restantes – que ainda têm plástico convencional – estão sendo gradualmente substituídos por plástico verde (com origem renovável de cana de açúcar) e plástico pós-consumo (PCR). O marcador Textliner 46 é um exemplo de produto que utiliza plástico reciclado na sua fabricação.
  • Embalagens: neste caso, o compromisso global da marca é mais agressivo e visa eliminar 100% do uso de plásticos convencionais das embalagens até 2025, utilizando fontes alternativas como papel cartão, plástico verde (origem renovável pela cana de açúcar) e plástico PCR (coleta o material e transforma em outro material). Atualmente 90% dos produtos já cumprem essa meta e mais de 50% das embalagens de plástico já são produzidas com materiais reciclados (PCR). Na tabela a proporção atual das embalagens.
  • Pós-Consumo: o programa de logística da Faber-Castell em parceria com a Terracycle, implementado, de forma pioneira, em 2012 alcançou neste ano (2021) a marca de 16 toneladas de resíduos coletados e destinados para reciclagem. Atualmente são mais de 5 mil pontos de coletas em escolas, condomínios e empresas para recolher materiais de escrita descartados de qualquer marca. Na imagem (ao lado), produtos armazenados para reciclagem.

Leave a Reply