Facebook anuncia recurso para tonar imagens acessíveis a usuários cegos

‘Automatic alternative text’ usa inteligência artificial para reconhecer e descrever fotos

Todos os dias, mais de dois bilhões de fotos são compartilhadas através do Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp, ao mesmo tempo em que a rede social conta com aproximadamente 39 milhões de usuários cegos e outros 246 milhões com problemas de visão. A combinação desses números expressivos fez com a companhia de Mark Zuckerberg trabalhasse em um sistema que permitisse a essas pessoas um uso mais completo de suas plataformas.

Feita a partir de inteligência artificial, a ferramenta "automatic alternative text" foi anunciada na última segunda-feira (4) pelo Facebook. O recurso utiliza uma tecnologia de reconhecimento de elementos das fotos para gerar uma descrição textual que poderá ser ouvida pelos usuários portadores de deficiências visuais.

O recurso de leitura já existente no Facebook permitia apenas que as pessoas ouvissem a descrição das postagens e ignorava as fotos, por não possuir uma tecnologia capaz de interpretá-las. Com a novidade, os usuários poderão ter acesso às imagens publicadas por seus amigos através de uma descrição da cena. Quando o usuário passar por uma foto com duas pessoas a voz narrará a cena: "a imagem contem duas pessoas sorrindo ao ar livre", por exemplo.

Por enquanto, o automatic alt text só está disponível para dispositivos iOS e com narração apenas em inglês. Segundo o comunicado do Facebook, a intenção é ampliar o recurso para mais sistemas e idiomas. 

Recentemente, o Twitter também lançou uma ferramenta de acessibilidade para pessoas cegas. Diferente do Facebook, no entanto, a rede social permite que os próprios usuários descrevam as fotos no momento da publicação, com o objetivo de torná-las acessíveis aos usuários cegos da rede (relembre aqui). 

Redação Adnews

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior

Skol Beats convida público a ‘viver o inesperado’ no Tomorrowland Brasil

Próximo post

Tudo o que você precisa saber para não entrar no ‘Young Lions’

Posts Relacionados