Skip to main content

Nesta semana, o Facebook lançou uma ferramenta para contribuir com a criação de campanhas dentro da plataforma. O recurso chama-se “Gerador de Ideias de Campanha” e oferece recomendações, modelos e insights sobre conteúdos de promoção dentro da rede.

De acordo com a rede social, o mecanismo tem “ideias de campanha, ativos pré-fabricados e recursos que são específicos para as necessidades de sua pequena empresa”. Dando essas dicas e suporte para os usuários, o Facebook pretende incentivar que mais empreendedores realizem anúncios no site.

Facebook Campaign Idea Generator

Para usar o recurso, os interessados devem acessar um site exclusivo criado para a aplicação. Nele, serão encontrados dois campos, em que podem ser incluídos o ramo da empresa e de qual época do ano a campanha fará parte, incluindo datas comemorativas, como Carnaval, Dia das Mães e outros.

Até agora, não há uma grande variedade de setores a serem selecionados. São apenas 14, que vão desde automóveis até entretenimento e saúde. Confira a lista completa na imagem abaixo:

Após os dois campos, de setor e época do ano, serem selecionados, uma nova página surgirá, com recomendações de “Ideias de campanha”, “Dados e insights” e “Recursos”, que possuem dicas envolvendo cada um dos tópicos. Veja:

  • Ideias de campanha: Neste tópico, são apresentadas três estratégias, envolvendo objetivos de campanha e como eles podem ser alcançados no seu nicho. Por exemplo, aqui selecionamos o setor “viagens” e “Dia dos Pais” e obtivemos os seguintes resultados:
  • Dados e insights: Nesta aba, seis campos devem ser preenchidos com informações sobre o nicho de sua empresa e serão fornecidos insights e dados sobre ele, para ajudar no desenvolvimento da campanha. Os campos são: região, setor, público (Gênero, geração, conquistas de vida), momentos (Datas comemorativas e outros), campanhas (Tipos, mensuração etc) e plataformas (Facebook, Instagram e outros canais).
  • Recursos: Por último, a seção Recursos oferece links com cursos do Facebook que podem auxiliar na criação de campanhas, indica ferramentas da plataforma e de parceiros, e explica o que cada uma delas faz, como otimização de orçamento, posicionamentos automáticos e outras.

Pacote de Publicações Orgânicas do Facebook

Como o nome já anuncia, o “Pacote de Publicações Orgânicas” possui uma série de imagens prontas gratuitas, acompanhadas de modelos de legendas, que podem ser usados para compor as campanhas no Facebook. No entanto, elas estão disponíveis apenas com frases e palavras escritas em inglês.

Para acessar essa funcionalidade, basta rolar a página da aba de “Ideias de Campanha” para baixo e clicar em “Mostrar todas as imagens”.

Leave a Reply