O Facebook anunciou no início da semana que está testando um modo para que as pessoas evitem de compartilhar artigos sem saber do que eles realmente se tratam. O mecanismo mostrará uma mensagem dizendo ao usuário que ele está tentando compartilhar um link sem tê-lo aberto e dará duas opções: abrir o artigo ou continuar compartilhando.
De acordo com a rede social, a iniciativa visa promover o compartilhamento de notícias com informações melhores, ou seja, evitar a disseminação de informações incorretas por falta de leitura ou por se basear apenas na manchete. Ainda será possível compartilhar artigos sem que eles tenham sido abertos, mas a mensagem pop-up deve desencorajar os usuários.
Confira o anúncio: “Começando hoje, nós estamos testando uma forma de promover mais informações compartilhadas de artigos de notícia. Se você vai compartilhar o link de um artigo sem tê-lo aberto, nós vamos mostrar um alerta te encorajando a abrir e lê-lo, antes de compartilhar com outros.”
Starting today, we’re testing a way to promote more informed sharing of news articles. If you go to share a news article link you haven’t opened, we’ll show a prompt encouraging you to open it and read it, before sharing it with others. pic.twitter.com/brlMnlg6Qg
— Facebook Newsroom (@fbnewsroom) May 10, 2021
O Facebook é a rede social mais usada no mundo, com 2,7 milhões de contas ativas, segundo dados da We Are Social e Hootsuite. Por ter muitos usuários, o site sofre com o compartilhamento de fake news e essa medida é mais uma das tentativas de Zuckerberg para reduzí-las. Segundo a empresa, a função será aplicada a 6% dos usuários e será liberada gradualmente para todos.