A propaganda peruana realizou um feito inédito em toda a história de 55 anos do Festival Ibero-americano de Criatividade. Pela primeira vez um mesmo país conquistou os quatro prêmios máximos das Disciplinas Formatos, Inovação, Publicidade e Produção, avaliadas pelo FIAP.
O Brasil ganhou 25 prêmios, sendo 10 Ouros, 6 Pratas e 9 Bronzes. A Almap foi a agência do país com mais troféus, 10, sendo 6 Ouros, 3 Pratas e 1 Bronze. A BETC Havas ficou com 8, sendo 4 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes. Também foram premiadas a agência We, com 2 troféus, sendo 1 Prata e 1 Bronze, a Made Brasil com 4 Bronzes e a WMcCann com 1 Bronze.
No total, foram concedidos 201 troféus, sendo 4 Grandes Sóis, 1 Menção Especial, 41 Ouros, 69 Pratas e 86 Bronzes.
Nesta edição 2024 do festival, foram incorporadas novas categorias relacionadas ao uso da inteligência artificial.
Em Formatos, disciplina patrocinada pela Adsmovil, o júri presidido por Anna Roca, diretora geral da Proximity Barcelona, foram concedidos 1 Gran Sol, 12 Ouros, 30 Pratas e 33 Bronzes.
O Gran Sol foi conquistado pela Circus Grey Peru pelo case Sightwalks – Veredas que guiam na categoria Vias Públicas.
Em Inovação, disciplina patrocinada pelo Amarillo Creative Lab, 32 foram entregues 1 Grande Sol, 9 Ouros, 5 Pratas e 17 Bronzes.
A equipe de jurados do Metales, liderada por Jaime Rosado, sócio-fundador e diretor criativo da RosadoToledo&, também concedeu o Gran Sol a Sightwalks – Veredas que guaim.
Na disciplina de Anúncios, foram premiados 66 trabalhos, sendo 1 Grande Sol, 1 Menção Especial, 11 Ouros, 28 Pratas e 25 Bronzes. Erh Ray, fundador, CEO e CEO da BETC Havas, foi o presidente do júri. O Grand Sol também foi concedido para Sightwalks.
Por sua vez, a Menção Especial foi para Promessas Absurdas, campanha da VML Argentina para Asdra- Associação Síndrome de Down Argentina, que fez refletir um país inteiro refletir no período eleitoral até a aprovação de lei especial para os portadores. Dirty Kitchen foi o novo patrocinador desta disciplina.
Finalmente na Disciplina de Produção, o júri liderado por Manuel Camacho, CEO e cofundador da La Doblevida, premiou 27 trabalhos, sendo 1 Gran Sol, 9 Ouros, 6 Pratas e 11 Bronzes. A campanha emocionante Câncer antes do câncer, da Fahrenheit DDB Perú para a Fundação Peruana de A Cancer ficou com o Gran Sol.
No próximo dia 6 de novembro, durante a Advertising Week LatAm, no Museo Papalote del Niño, o FIAP realizará uma entrega presencial de troféus aos Grandes Sóis de Ibero-América, aos novos integrantes do Hall da Fama e os prêmios de Agência do Ano, Agência Independente do Ano, Rede do Ano, Anunciante do Ano e Produtora do Ano.
PRÊMIOS BRASILEIROS
Formatos
OURO
- “Errata at 88” – Almap BBDO/ Johnnie Walker Diageo
- “VW 70 Anos” – Almap BBDO/ Boiler Filmes/ Volkswagen
PRATA
- “Voz do Silêncio” – Agência We/ Santeria e Máfia Filmes/ SBT do Bem
BRONZE
- “Crédito em Créditos” – BETC Havas/ 02 Filmes/ Santander
Inovação
OURO
- “VW 70 Anos” – Almap BBDO/ Boiler Filmes/ Volkswagen
- “Reprinting Nica” – BETC Havas/ Fulfierros/ La Prensa
BRONZE
- “Black Lights” – Almap BBDO/ Dialeto Studio/ Bradesco
- “Bom Ar” – BETC Havas/ Merci Studio e Zaine Filmes/ Reckitt
- “The Silent Buzz” – WMCann/ Sugarcane/ General Motors
Anúncios
OURO
- “Tormenta” – Almap BBDO/ MyMama/ O Boticário
- “Errata at 88” – Almap BBDO/ Johnnie Walker Diageo
- “VW 70 Anos” – Almap BBDO/ Boiler Filmes/ Volkswagen
- “The Gender Discount” – BETC Havas/ MyMama/ Santander
- “Reprinting Nica” – BETC Havas/ Fulfierros/ La Prensa
PRATA
- “Errata at 88” – Almap BBDO/ Johnnie Walker Diageo
- “Black Lights” – Almap BBDO/ Dialeto Studio/ Bradesco
- “Tienda Segura” – BETC Havas/ Merci Studio/ TIM
BRONZE
- “Real Horror” – Made Brasil/ Studio Nuts/ APAV
- “Voz do Silêncio” – Agência We/ Santeria e Máfia Filmes/ SBT do Bem
Produção
OURO
- “Tormenta” – Almap BBDO/ MyMama/ O Boticário
PRATA
- “Black Lights” – Almap BBDO/ Dialeto Studio/ Bradesco
BRONZE
- “Real Horror” – Made Brasil/ Studio Nuts/ APAV