Skip to main content

O Free Free, organização descentralizada que trabalha pela liberdade física, emocional e financeira de mulheres através de iniciativas que aceleram a equidade de gênero, a inclusão e a transformação social, expande sua atuação para além do Brasil e passa a ter lideranças nos Estados Unidos e em países da Europa, como Portugal, Espanha, Inglaterra e Romênia. O lançamento internacional será no dia 29 de março, em comemoração ao mês da mulher, e trará um programa especial, ‘Filhas da Mãe Terra’, dedicado exclusivamente às mulheres refugiadas do mundo todo, começando pela guerra na Ucrânia.

Segundo Yasmine McDougall Sterea, fundadora e CEO do Free Free:

“As líderes que estarão com a gente nesse novo momento já são referência em suas áreas e já atuam por um mundo com mais equidade de gênero e liberdade da mulher. No Free Free, elas têm um papel importantíssimo de multiplicar nossos valores e ações para ainda mais países. Agregando suas experiências culturais, elas terão autonomia e apoio dos nossos programas para atuar, assim como se unir a nós em momentos de decisão”, conta Yasmine.

Uma das primeiras iniciativas da expansão é o projeto desenvolvido especialmente para as mulheres refugiadas da guerra na Ucrânia, o ‘Filhas da Mãe Terra’. Pensando nessa nova necessidade feminina mundial, o Free Free criou um programa para ajudá-las a recomeçarem suas vidas. Através dos resultados de uma pesquisa, realizada em parceria com a Dra. Joan Johnson-Freese, nova integrante do conselho consultivo do Free Free e professora da Universidade Harvard, é possível saber o que essas mulheres mais precisam para, em seguida, criar soluções para apoiá-las junto aos parceiros da organização.

O Free Free ainda lançará neste ano o NFT Free Free Women, com o intuito de dar um novo passo em sua atuação, agora em Web3 e Metaverso. Nas palavras de Yasmine:

“Eu acredito profundamente que a arte é o portal para uma profunda libertação emocional, financeira e espiritual, e, por isso, nós a apoiamos, de todas as formas, desde que a organização nasceu. O mundo de NFT é sobre liberdade e abundância. Nenhuma menina ou mulher merece viver em um mundo de abuso, de violência e de desigualdade. Acreditamos que os NFTs são capazes de fazer essa transformação no mundo real acontecer, enquanto criamos uma nova realidade para mulheres e meninas no Metaverso, sem violência e onde elas podem sim ter voz. O NFT é também uma forma da nossa comunidade investir, lucrar com seus investimentos e apostar nos impactos da organização”.

Vale ressaltar que o Free Free não está saindo do país. Pelo contrário, sua atuação no Brasil seguirá ainda mais forte. Nesse ano, a Yasmine será consultora e embaixadora da Vivara, fazendo um treinamento profundo com os funcionários da empresa e com uma programação que segue até o ano que vem. Além disso, ela e o Instituto também realizarão projetos de impacto com a Quem Disse, Berenice? e continuarão com o projeto itinerante “Eu Decido Me Empoderar”, em parceria com o Ministério Público e que rodará o estado de São Paulo levando acolhimento, saúde emocional, autoestima e autoconfiança para mulheres que foram vítimas de violência.

Leave a Reply