Em um mundo de relações complexas e interdependentes, em que cada vez mais a inteligência artificial é predominante na vida das pessoas, será que somos totalmente livres para fazermos escolhas? Este é o questionamento de “Salto Livre, O Futuro das Escolhas”, novo estudo do GNT, desenvolvido em parceria com a Inesplorato, agência de curadoria de conhecimento, que foi lançado dia 20/01 na Plataforma Gente.  O material também dará origem a um documentário homônimo, que será lançado ainda esse ano, e ao podcast “Escolhendo escolher”, que também ficou disponível no mesmo dia 20. Para acessar estudo e podcast basta clicar no link: https://gente.globosat.com.br/salto-livrehttps://gente.globosat.com.br/escolhendo-escolher/

“Salto Livre, O Futuro das Escolhas” quer debater o que orienta nossas escolhas e usa a metáfora do pulo de uma plataforma de dez metros em uma piscina, do experimento “Ten Meter Tower” (de Maximilien Van Aertryck e Axel Danielson) para começar a falar do que está por trás desse processo de escolher. “Nosso estudo buscou entender e desvendar alguns fatores invisíveis das nossas escolhas, seja na queda-livre rumo a uma piscina ou na compra de uma pasta de dente. Vivemos em um mundo cada vez mais complexo e fazemos dezenas de escolhas todo o dia. Nos perguntamos também como será nosso futuro, próximo ou distante, quando a tendência é que essa complexidade só aumente.”, explica Iara Poppe, Especialista de Comunicação e Branding do GNT.

O estudo Salto Livre é inspirador e traz um olhar autêntico sobre o comportamento humano no contexto social em que vivemos. Ter este material na Plataforma Gente reforça nossa missão de compartilhar conhecimento que estimule a reflexão e contribua na geração de novas ideias”, comenta Mariana Novaes, head da plataforma Gente.

“Salto Livre” mostra que a liberdade de escolha não existe com total autonomia e que seres humanos estão condicionados a tomar decisões de acordo com sua história, passado e presente, e em consonância com outros indivíduos. O estudo aponta como a Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial, aliados aos seus inúmeros usos comerciais, são capazes de fazer recomendações de acordo com os gostos pessoais do usuário. Mas, muito além de compras, o direcionamento causado pelo cruzamento de informações pode impactar a sociedade mundial, como influenciar em eleições ou outros tipos de decisões políticas, por exemplo. A partir daí, cabe ao indivíduo entender o contexto em que vive e aplicar as mudanças necessárias para tomada de decisões que gerem impactos positivos na sociedade.

“Salto Livre, O Futuro das Escolhas” é o sétimo estudo lançado pelo GNT, que desde 2014, se propõe a trazer questionamentos e levantar debates acerca de temas que impactam a sociedade como um todo e que possam gerar insights para a construção de estratégias mais assertivas para marcas.