Skip to main content

A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia aérea do Brasil, lançou neste mês o “Aproximando Distâncias”, um portal sem fins lucrativos para a Companhia, que consiste em uma plataforma de conteúdo e uma loja virtual dedicados exclusivamente à promoção do turismo, da arte e cultura nacional.

Pelo http://www.aproximandodistancias.com.br, 25 artistas e artesãos que dependem do turismo para a comercialização dos seus trabalhos e sofreram o impacto da estagnação do setor foram escolhidos por meio de uma curadoria realizada pela GOL em parceria com a agência Spray Content. Através do portal, eles podem oferecer sua arte e demonstrar suas técnicas artesanais e gastronômicas, uma maneira de gerar renda durante e após a pandemia.

A Spray aliou sua preocupação em trazer conteúdo relevante para as marcas e seu público à missão da GOL em promover conexões e principalmente reforçar seu elo com a cultura brasileira. O propósito era que a iniciativa espelhasse a Companhia, tivesse a responsabilidade social como premissa e se fortalecesse para além de uma ação paliativa ou promocional.

A estratégia, a criação, o desenvolvimento e a implementação do Aproximando Distâncias foram realizados em parceria pelas duas empresas, que enfrentaram duas fases. A primeira foi conceber um marketplace do zero. A segunda, arquitetar uma complexa e inédita logística para gravar com os artistas e artesãos de todo o Brasil sem contato físico, o que envolveu o envio de equipamentos esterilizados para cada personagem, treinamentos de capacitação audiovisual para que eles e suas famílias pudessem ajudar no dia da gravação, além da direção via hangout de Felipe Larozza e Clara Barbosa.

A GOL trabalha a campanha do Aproximando Distância em suas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter) com vídeos e posts sobre os artesãos e suas criações. A iniciativa também contou com o trabalho da VTEX, referência em tecnologia para e-commerce, que se identificou com a iniciativa e promoveu uma implementação objetiva e ágil para o site. À InPress Porter Novelli coube o planejamento estratégico de comunicação para divulgar o projeto à imprensa.

Leave a Reply