O Google anunciou hoje novas ações para o fortalecimento do jornalismo no Brasil, incluindo o apoio inédito à produção da sétima edição do Atlas da Notícia, o lançamento de produtos jornalísticos de combate à desinformação criados no âmbito do Codesinfo, e a abertura de inscrições para programas voltados ao desenvolvimento de produtos digitais e monetização de veículos de comunicação.
Balanço de 2024: inteligência artificial e capacitação
A empresa apresentou um balanço das iniciativas realizadas ao longo de 2024, com destaque para investimentos em inteligência artificial, apoio a pequenas e médias redações locais e programas de capacitação voltados à diversificação de receitas e sustentabilidade do jornalismo.
Um dos exemplos de impacto é o trabalho da Rede FALA!, que treinou mais de 10 mil jornalistas em ferramentas digitais, alcançando profissionais em mais de 240 cidades brasileiras.
“Neste ano, vimos projetos incríveis e inéditos no mundo, feitos em parceria com veículos jornalísticos, se tornando realidade no Brasil”, afirma Fabiana Zanni, head de parcerias de notícias do Google no Brasil. “Começamos a introduzir tecnologias baseadas em inteligência artificial em projetos que estão ajudando jornalistas e as redações como um todo a potencializar o trabalho que realizam. Consolidamos um trabalho de dar escala para programas de capacitação em produtos digitais, estratégias de negócios, incluindo entendimento de audiência e geração de receita, a centenas de veículos locais e regionais pelo país todo.”
Atlas da Notícia e certificação de veículos
O Google anunciou o apoio ao Atlas da Notícia, que mapeará desertos de notícia no Brasil em sua sétima edição, com resultados previstos para julho de 2025. Além disso, veículos aprovados no Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, do Projor, começaram a exibir selos de certificação em suas páginas.
“O programa identificou que apenas 12% dos veículos avaliados publicam uma política de correção de erros, o que reforça a necessidade de melhorar a transparência e os padrões no mercado,” aponta o balanço.
Tecnologia contra a desinformação
O Codesinfo, projeto apoiado pelo Google e pelo Projor, criou cinco soluções de código aberto para combater a desinformação, disponíveis no GitHub. Já o Aos Fatos lançou a ferramenta Busca Fatos, que analisa vídeos e transcreve falas para verificar alegações políticas, e ampliou sua assistente virtual Fátima, que agora será integrada a todas as páginas do site.
A agência Lupa expandiu o LupaScan, ferramenta de IA para monitorar redes sociais e identificar desinformação e discurso de ódio. A novidade permite transcrição em tempo real de transmissões ao vivo, facilitando a checagem de debates e sabatinas.
Programas de capacitação e novas inscrições
Em 2024, o programa Startups Lab apoiou 15 startups de notícias com foco em cobertura local e cívica, oferecendo treinamentos sobre estratégias de negócios e produtos digitais. O Google anunciou dois novos programas:
- Jornada de Desenvolvimento de Produto Digital, para redações que buscam lançar produtos alinhados a seus objetivos.
- Laboratório de Dados e Monetização, para otimizar ferramentas de análise e geração de receitas.
“Tivemos diversos casos de sucesso incríveis que mostram saltos impressionantes em audiência e crescimento de receita por meio da experimentação ou implementação de novos modelos de negócio com veículos menores ou de atuação local que participaram do Startups Lab, nossos treinamentos ou um dos nossos laboratórios oferecidos pelo Brasil”, afirma Zanni.
Compromisso contínuo
“O Google tem um trabalho de apoio ao jornalismo que é amplo e a gente atua mesmo em diversas frentes: contribuindo com o trabalho do repórter que está apurando uma informação até o executivo que está traçando novas estratégias para o veículo”, diz Fabiana Zanni. “É muito gratificante ver que esse esforço tem impacto no jornalismo e está contribuindo efetivamente para ampliar o acesso à informação de qualidade, que é a missão que temos como empresa.”
Saiba mais sobre os projetos no blog oficial do Google Brasil.