Skip to main content

Texto por: Gabriel Gonzalez – Especialista em BI & Analytics 

O primeiro dia do evento em Las Vegas apresentou inovações em IA generativa e a sinergia entre as plataformas Vertex AI, Gemini 1.5 Pro e demais produtos Google, prometendo transformar o cotidiano do trabalho.

Com uma mistura de expectativa e entusiasmo, a atmosfera no Mandalay Bay Convention Center durante o primeiro dia do Google Cloud Next 2024 era palpável. Mais de 30 mil participantes refletiam a empolgação por um futuro repleto de inovação tecnológica prática e aplicável. Conversas ouvidas pelo centro de convenções, entre uma session e outra, deixavam claro de que um passo importante na integração da IA em nossa vida cotidiana está sendo dado.

 

Vertex AI e Gemini 1.5 Pro: Líderes na vanguarda da IA

O primeiro dia foi marcado por demonstrações dos avanços significativos no campo da inteligência artificial, com a Google posicionando suas plataformas Vertex AI e Gemini 1.5 Pro e os novos “Workspace Agents” na linha de frente da revolução tecnológica. O Vertex AI emergiu como uma solução holística para o ciclo de vida da IA — desde a coleta de dados até a implementação de modelos em ambientes de produção. Esse processo simplifica a evolução do uso de IA para os desenvolvedores e, mais do que isso, abre novos horizontes para aplicações práticas em diversos setores.

A integração do Vertex AI com o BigQuery Studio é particularmente notável, permitindo que os analistas explorem e analisem dados ao lado da construção e treinamento de modelos de IA. Essa sinergia promete desbloquear insights mais profundos e ações orientadas por dados mais confiáveis, tornando a inteligência artificial mais acessível e aplicável às necessidades de negócio do dia-a-dia.

 

Gemini 1.5 Pro: Um gigante em IA generativa

O Gemini 1.5 Pro impressionou a audiência com sua abordagem inovadora para o desenvolvimento da IA generativa, oferecendo flexibilidade sem precedentes e controle sobre a criação de modelos generativos. A capacidade de construir modelos usando linguagem natural com o ‘Code Gemma’ é uma virada de jogo, democratizando o acesso à tecnologia e empoderando usuários sem conhecimento técnico para que possam contribuir para o desenvolvimento de soluções, por meio de IA.

Além disso, os Workspace Agents representam um salto em direção à integração da inteligência artificial em ferramentas cotidianas, como Gmail, Docs e Agenda. Essa integração promete aumentar a eficiência e elevar a experiência do usuário, personalizando a interação com aplicativos do Google Workspace.

 

Transformando setores com IA generativa

Durante o evento, exemplos práticos de aplicações de IA Generativa foram demonstrados, como a aplicação ao vivo em um varejo online, que ilustrou como a tecnologia pode personalizar a experiência de compra na indústria da moda. Da mesma forma, a integração do Looker com o Gemini Pro sugere um futuro onde os insights preditivos baseados em IA serão cruciais na tomada de decisões empresariais baseadas em dados.

 

Enfrentando o futuro com inovação

O primeiro dia do Google Cloud Next 2024 foi uma declaração do compromisso do Google em moldar o futuro da IA Generativa. As plataformas e ferramentas apresentadas representam um salto em direção a um futuro onde a tecnologia melhora a eficiência operacional e enriquece a experiência humana.

O evento marcou o início de uma nova jornada em direção à Inteligência Artificial generativa — em que sua sua integração exercerá papel central. Estamos no começo de uma era onde as barreiras entre a inovação tecnológica e suas aplicações práticas começam a se dissolver.

Sobre Gabriel Gonzalez

Gabriel Gonzalez

Com mais de 12 anos de experiência no mercado digital, Gabriel destaca-se como liderança em Business Intelligence no mercado publicitário, hoje atuando como especialista no Brivia_Group.

 

 


Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens