Skip to main content

O Google lançou nesta quinta-feira (25) um recurso para gerenciamento de campanhas em mídias Digital Out-Of-Home (DOOH), que são os painéis digitais encontrados em quiosques, pontos de ônibus, elevadores, entre outros. A nova funcionalidade está disponível no Display & Video 360 (DV360), a plataforma de mídia programática do Google, e passa a oferecer para os anúncios em DOOH com a eficiência e benefícios que a publicidade programática já traz para o ambiente digital.

Com este recurso, agências e anunciantes que utilizam o DV360 poderão ter uma visão consolidada de todo o inventário e compra de DOOH. A plataforma oferece ainda benefícios a possibilidade de hospedar os criativos da campanha de DOOH direto na plataforma, trazendo agilidade para mudanças e novas possibilidades de estratégias de comunicação.

Breno Barcelos, especialista de DV360 no Brasil, afirma:

“O lançamento dessa funcionalidade do DV360 é um marco para a evolução da mídia programática. Agora passa a ser possível executar e mensurar uma mídia que era tida como offline de maneira muito mais eficiente. Consolidar essa compra de mídia via DV360, junto com outros formatos, traz grandes benefícios para anunciantes e agências e a possibilidade de combinar a compra de DOOH juntamente com formatos de display e vídeo em uma estratégia integrada de vendas omnichannel.”

O DV360 tem a capacidade de consolidar a mensuração de todos os players de DOOH direto na plataforma, que estima o número de pessoas que podem ter visto um anúncio baseado na metodologia de cada publisher. Essa estimativa, que não se baseia em dados individuais, ajuda os anunciantes a medir adequadamente o impacto de suas campanhas DOOH de forma integrada.

Os anúncios digitais out-of-home servidos por meio do DV360 não são personalizados e não são usados identificadores nem dados de localização. As indicações são baseadas em informações contextuais da localização da tela, como acontece com os anúncios tradicionais DOOH, porém, com a flexibilidade e facilidade da publicidade programática da solução do Google.

Atualmente, o Google possui parceria com a Magnite, maior plataforma independente de publicidade em vídeo e CTV, integrando o DV360 com grandes publishers como  Eletromidia, Clear Channel, Helloo, Ótima, Admooh, RZK, Bdrops, Neooh, entre outros.

Mercado em ascensão

O mercado de out-of-home está entre os que mais crescem no mercado de publicidade. Levantamento recente da empresa Statista projeta que o mercado global de DOOH tem crescido, em média, 20% ao ano, graças à propagação de telas digitais em shopping centers, aeroportos, táxis, transporte público, entre outros. Segundo a mesma pesquisa, este mercado deve alcançar cifras de US $16 bilhões neste ano. 

Barcelos ainda completa:

“Percebemos um grande interesse dos anunciantes na consolidação de mídia com DOOH como um canal preferencial e vamos seguir aprimorando e aperfeiçoando essa funcionalidade. Como um meio capaz de impactar um público amplo, o DOOH é um canal seguro em termos de privacidade para que os profissionais de marketing alcancem os clientes de maneira eficaz, com escala massiva e mensagens de alto impacto.”

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!