Skip to main content

Dentro do Agosto Lilás, o Governo do Estado de São Paulo lançou no último dia 1º uma grande campanha institucional para conscientizar a sociedade sobre a importância do combate à violência e assédio contra mulheres em espaços públicos e privados. A iniciativa apoia a regulamentação das Leis nº 17.621/2023 e nº 17.635/2023, que tratam de medidas para acolhimento, proteção e segurança das mulheres em bares, restaurantes, casas de eventos, boates e outros estabelecimentos de gastronomia e lazer.

Os materiais publicitários divulgam o protocolo Não Se Cale, o selo Estabelecimento Amigo da Mulher’, mensagens sobre as formas como mulheres podem buscar ajuda em público e sobre como a população em geral pode ajudar uma vítima de abuso, importunação ou violência.

As peças foram produzidas pela agência DPZ e serão sendo veiculadas em TV aberta, portais, redes sociais, rádio e mobiliários urbanos, ao longo deste mês. Nas próximas fases da campanha, também haverá divulgação no transporte coletivo, como ônibus e metrôs.

A campanha tem por objetivo educar a população para reconhecer o gesto de socorro e mobilizar os estabelecimentos para adoção do protocolo. O gesto é simples, inclusivo e pode ser feito com apenas uma mão, permitindo a comunicação discreta de qualquer desconforto que possa caracterizar importunação, assédio ou violência, sem deixar rastros digitais. Basta mostrar a palma da mão aberta e voltada para fora, dobrar o polegar até o centro da palma e fechar os outros dedos sobre ele, em referência a situações de ameaça ou coação.

O sinal já é conhecido nas redes sociais, e utilizado em mais de 40 países. Denominado Signal For Help(sinal de ajuda), ele foi criado pela Canadian Women’s Foundation, ONG canadense de proteção a mulheres, em parceria com uma agência de publicidade de Toronto.

A publicidade trabalha a serviço das experiências, do entretenimento e de diversos outros propósitos, incluindo as campanhas de conscientização e solidariedade. Esse é um dos lados mais bonitos da profissão, e fazemos questão de trazê-lo para mostrar que toda revolução começa com uma ideia. Confira o filme completo da campanha abaixo, e se avistar esse gesto em público, ofereça ajuda.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. Aqui, o amanhã já está acontecendo. ????