Skip to main content

Maior premiação do audiovisual do país, o evento será realizado em agosto, no Rio de Janeiro, e vai homenagear o cineasta Vladimir Carvalho

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou a data e o local da 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O evento será em 23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ). A maior premiação do audiovisual do país, que reúne anualmente centenas de realizadores, atores e profissionais do setor, será transmitida ao vivo para todo o país pelo canal da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais no Youtube e pelo Canal Brasil.

O homenageado deste ano é o cineasta Vladimir Carvalho. Nascido na Paraíba, o documentarista tem uma vasta obra e mais de vinte filmes, entre eles ‘O País de São Saruê’ (1971), ‘Quilombo’ (1975), ‘Conterrâneos Velhos de Guerra’ (2001) e ‘Rock Brasília – Era de Ouro’ (2011). Hoje, aos 88 anos, Vladimir segue como referência e inspiração para novas gerações de documentaristas. Suas produções, carregadas de elementos do Cinema Novo, contam a história da nossa gente, permitindo que o Brasil se reconheça diante da tela. 

Na cerimônia, que terá direção artística de Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, serão anunciados 32 prêmios para longas-metragens, curtas-metragens e séries independentes brasileiras. O primeiro turno das votações teve início na última sexta-feira (5) e segue até 22 de maio. Nessa fase, os sócios da Academia Brasileira de Cinema votam, entre todos os inscritos, nos títulos e profissionais que seguirão como finalistas em todas as categorias. Os cinco finalistas de cada categoria deverão ser anunciados no final de maio.

No segundo turno, os profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais elegem os vencedores. Nessa etapa, prevista para acontecer em junho, o público também pode votar pelo site da Academia nas categorias Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Comédia, que concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. Neste ano, o vencedor da categoria Melhor Longa-Metragem Comédia será decidido exclusivamente pelo público na votação aberta. Como é tradição, a abertura de todos os envelopes com os vencedores será ao vivo.

Para esta edição, foram inscritos 85 longas-metragens de ficção, 35 longas-metragens documentários, 6 longas-metragens infantis, 5 longas-metragens de animação, 29 séries de ficção para TV Aberta e TV Paga/OTT, 31 séries documentário para TV Paga/OTT, 4 séries de animação para TV Paga/OTT, 18 curtas-metragens de animação, 23 curtas documentários, 20 curtas de ficção, 12 filmes ibero-americanos e 40 filmes internacionais. 

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 conta com o apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e apuração e acompanhamento da PwC Brasil.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.