Skip to main content

A editora Fortnite, da Epic Games, anunciou em 21 de março que doaria todos os rendimentos das vendas no jogo, incluindo itens cosméticos no jogo e moeda virtual comprada em uma loja ou online, até 3 de abril.

Guerra na Ucrânia: Epic Games levanta £ 37 milhões para esforços humanitários

E o Xbox está doando a taxa que normalmente cobraria pelos itens comprados pelos jogadores no Fortnite. O valor arrecadado até agora é maior do que o dado por alguns países. Uma declaração no site Fortnite disse que enviaria fundos “o mais rápido possível”.

“Não estamos esperando que os fundos reais cheguem de nossa plataforma e parceiros de pagamento, o que pode demorar um pouco dependendo de como a transação foi processada. organizações de socorro dentro de dias.” A Epic está enviando dinheiro para Unicef, Direct Relief, Agência da ONU para Refugiados e Programa Mundial de Alimentos da ONU.

A arrecadação de fundos da Epic se junta a outros esforços de empresas de jogos e seus fãs para arrecadar dinheiro para as vítimas da guerra na Ucrânia.

A Humble Bundle, por exemplo, vende coleções de videogames online, com os rendimentos geralmente beneficiando tanto os desenvolvedores quanto as instituições de caridade. Mas em sua última oferta, a Humble arrecadou mais de 10 milhões de libras exclusivamente para instituições de caridade que beneficiam a Ucrânia. Está fornecendo um pacote de 120 jogos e itens geralmente avaliados em mais de £ 1.800 que agora oferece por uma doação mínima de apenas £ 30,52.

Kamini Tiwari, vice-presidente de impacto social da Humble, elogiou os jogadores que investiram dinheiro para comprar os jogos. “Estamos muito, muito felizes que nossa comunidade está se inclinando para nos apoiar”, disse ela. “Acho que eles também, como nós, reconhecem que a necessidade é tão grande. “Somos constantemente humilhados – perdoe o trocadilho – por nossa comunidade. Ao longo do ano, e particularmente durante tempos de crise e desastre, foi ótimo ver que em toda a indústria de jogos tantos outros estão se apoiando também.”

A Chucklefish Games, fabricante de WarGroove e Starbound, é um dos desenvolvedores independentes com sede em Londres que ofereceu seus jogos ao pacote. Alexis Trust, gerente de comunicação do estúdio, disse que sentiu que era seu “dever ajudar os necessitados”. Ela disse que os parceiros da empresa, a Hidden Layer Games, com sede na Lituânia, que fez o jogo Inmost, é “uma equipe de dois homens da Ucrânia e da Rússia”.

“Ao longo do projeto, a equipe experimentou em primeira mão a dificuldade de trabalhar entre fronteiras durante um período de tensão política e, assim, tomou a difícil decisão de se mudar para a Lituânia, onde seu projeto dos sonhos poderia se tornar realidade. “Quando os militares russos invadiram a Ucrânia, sentimos que era nosso dever estender essa ajuda a outras famílias em qualquer capacidade que pudéssemos”.

Guerra na Ucrânia: Epic Games levanta £ 37 milhões para esforços humanitários

Mas Humble não é o único pacote agora com o objetivo de ajudar aqueles na Ucrânia. Há também o pacote itch.io, agora concluído, que arrecadou £ 4,7 milhões oferecendo 1.000 jogos em troca de uma doação mínima de £ 7,56. Brandon Sheffield, diretor criativo da Necrosoft Games, organizou o pacote.

Ele disse à BBC que acha que a causa “realmente ressoou com as pessoas”. E, disse ele, foi surpreendentemente fácil convencer os desenvolvedores de sucessos independentes como Celeste e Superhot a ajudar. “Acredite ou não, não foi preciso muito convencimento”, disse ele. “Todo mundo estava praticamente pronto para ajudar.

A editora Raw Fury se juntou à plataforma itch.io apenas para que eles pudessem colocar quatro de seus jogos nisso.” As instituições de caridade que se beneficiaram do pacote itch.io foram o International Medical Corps, bem como a Voices of Children Foundation – uma instituição de caridade ucraniana que oferece apoio a crianças afetadas por traumas causados ​​pela guerra.

“Sinto que isso é incrivelmente importante para o futuro da Ucrânia”, disse Sheffield. “Escolhi esta organização local que já existe. “Porque eles estão lá, eles têm sido como abrigos improvisados, circulando e usando o dinheiro que foram doados para tentar proteger as pessoas em Kiev e outros lugares onde eles podem realmente acessá-los.”

E Andy Pearson, diretor de marketing da editora britânica PQube Games, que doou jogos para o pacote, comparou o que estava acontecendo na indústria de jogos com alguns dos grandes eventos musicais de arrecadação de fundos do passado.

“É fenomenal. Superou as expectativas iniciais e continuou a partir daí. “Foi incrível. Estou pensando agora – isso já foi feito antes? E tem – é como o Live Aid – aqueles grandes, grandes eventos em que você tinha muitos criadores reunidos em um versus uma única pessoa tentando contribuir. Isso é o que realmente ajudou a estabelecer isso.”

Matéria traduzida de BBC News.

Leave a Reply