Skip to main content

Havaianas segue impulsionando sua missão para promover o descarte adequado e a reciclagem de seus produtos, por meio de suas ações com o foco em acelerar a Economia Circular. Pensando nisso, a marca dá mais um passo no seu programa global de reciclagem, o Havaianas ReCiclo, anunciando agora a parceria com as Casas Bahia (Via), ampliando o diálogo sobre a importância do descarte correto das sandálias junto à figura do CB (brand persona da Casas Bahia), instalando urnas coletoras co-branded Casas Bahia + Havaianas nas lojas das cidades litorâneas de Praia Grande, Santos, Caraguatatuba, Guarujá, Ubatuba, Bertioga e São Vicente. Todas no estado de São Paulo. 

Havaianas ReCiclo é uma das soluções da marca que visa garantir a logística reversa e a destinação adequada de produtos Havaianas. Com o intuito de expandir sua atuação, a marca se une à Via em um projeto piloto, instalando urnas coletoras co-branded nas oito lojas da Casas Bahia no litoral paulista. Através das urnas Casas Bahia + Havaianas, as sandálias são encaminhadas às cooperativas parceiras de ambas as marcas. As sandálias que ainda tiverem condições de uso serão higienizadas e encaminhadas para doação, enquanto os pares que já tiverem atingido o fim do seu ciclo de vida serão reciclados e transformados em outros produtos.

Iniciado em dezembro de 2020, o programa Havaianas ReCiclo vem se expandindo para lojas próprias, franquias e fábricas. E hoje são mais de 40 urnas pelo Brasil e 87 na Europa. Havaianas pretende estender a iniciativa para mais pontos ao redor do Brasil e demais operações internacionais, a fim de garantir que todos tenham acesso e consigam descartar corretamente seus produtos.

Toda vez que compramos uma Havaianas nova e paramos de usar as antigas, um ciclo de uso se encerra. O Havaianas ReCiclo veio para garantir que esses ciclos sejam cada vez mais sustentáveis e conscientes, dando outro destino aos produtos que não serão mais utilizados. Essa parceria com as Casas Bahia, que também tem o Reviva, um dos maiores programas de reciclagem do varejo e que atua via cooperativas, gera uma ajuda mútua no aprimoramento e desenvolvimento da cadeia de reciclagem” afirma Maria Fernanda Albuquerque, VP Global de Marketing de Havaianas, sobre o projeto.

O programa Reciclo da Havaianas no Brasil começou em Dezembro de 2020 ,em parceria com a Trashin, startup especializada na gestão de resíduos  e já beneficiou cerca de 322 famílias graças à participação das cooperativas no processo de coleta e triagem dos produtos. Além disto, o programa Havaianas ReCiclo possui uma cadeia de produtores parceiros para transformar as sandálias em novos produtos, como tapetes de borracha, tatames e pneus maciços utilizados em carrinho de mão.

“A Casas Bahia é uma marca que se conecta com os clientes em todos os momentos, também na hora de engajar em causas relevantes como a sustentabilidade. Anualmente ampliamos nossos pontos de coleta de lixo eletroeletrônico e agora estamos muito contentes em poder nos unir à Havaianas nessa iniciativa tão bacana que é o Reciclo e oferecer as lojas no litoral de São Paulo para as urnas de coleta das sandálias”, comemora Ilca Sierra, diretora executiva de Marketing e Experiência do Cliente da Via. 

Participação da sociedade

Para que o público possa participar e contribuir para um mundo mais sustentável, basta visitar uma das lojas Havaianas ou Casas Bahia participantes do programa, levando as suas Havaianas usadas. Uma vez que os produtos são colocados no coletor, inicia-se um novo ciclo de impacto socioambiental positivo, que envolve a destinação correta, a reciclagem do produto e a geração de renda para os cooperados. 

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Leave a Reply