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Na última entrevista da série do Adnews sobre Live Marketing, a convidada é mais do que especial: Heloisa Santana, Presidente da AMPRO (Associação de Marketing Promocional). Na conversa, ela falou como vê o cenário no Brasil atual, o que ela mais acha interessante sobre o tema e até mesmo como vê as possibilidades futuras.

Confira a entrevista de Heloisa Santana:

1. Como a AMPRO vê o live marketing, em termos de tendências e de tempos pós-pandemia?

Heloisa: O Live Marketing é a comunicação viva, compreende todas as ações, eventos, ativações, campanhas de incentivo, estímulos de promoções e campanhas que aconteçam ao vivo na relação do consumidor ou shopper com marca, produto ou serviço. E nada mais atual do que proporcionar experiências positivas e memoráveis nessa relação, sejam elas físicas ou digitais isoladamente ou integradas. Ao mesmo tempo que a pandemia nos proporcionou um rápido desenvolvimento de soluções digitais, ela também nos ajudou a valorizar ainda mais as experiências físicas, tanto que tivemos uma retomada forte de uma das principais ferramentas do Live Marketing, os eventos presenciais e as feiras de negócios. Estamos observando que o mercado está recuperando o ritmo pré-pandêmico com muitos aprendizados e evoluções, em termos de criatividade, inovação e qualidade na implantação.

2. Pode mencionar e descrever em linhas gerais uma ação de live marketing que você considere um case de sucesso?

Heloisa: Observamos em 2022 e 2023 várias iniciativas: as ativações nos grandes festivais musicais (LollaPalooza, Rock in Rio); virada Cultural de 2022 em São Paulo; Carnaval de 2023; ações nos pontos de vendas combinando os promotores com MPDV digital e as promoções combinando as melhores experiências de resgates de prêmios. E tantas outras ações, reconhecidas no Ampro Globes Awards de 2022.

3. A AMPRO tem planos de ações para desenvolver ainda mais ou estimular o desenvolvimento do Live Marketing no Brasil?

Heloisa: Certamente. Esse é o papel da entidade, que completa 30 anos em 2023.  Entre as iniciativas, existem os projetos nos Comitês de trabalho formados por especialistas em diversas áreas, como Marketing de Incentivo, Trade Marketing, Conhecimento e Academia, Relações Humanas e Relações Institucionais e Sustentáveis. Temos buscado a regulação da atividade de Live Marketing no país, criando canais de expressão junto aos órgãos municipais, estaduais e federais. Organizamos diversos eventos, cursos e treinamentos que servem de apoio aos associados e ao mercado em questões relacionadas ao dia a dia das agências; produzimos guias e materiais referenciais, como o Guia de Melhores Práticas do Live Marketing, Guia Referencial de Valores, modelos de edital, infográficos, pesquisas, entre outros.

Buscamos contribuir com a conscientização do mercado, como com a criação e ampla disseminação da Campanha Estamos ESGotados, que abordou os principais desafios das agências no relacionamento com seus clientes. Tivemos cases positivos em 2022 com essa campanha. E podemos citar outras iniciativas que contribuem com a sustentabilidade do Live Marketing, como o Denuncie+, um canal criado para a comunicação de práticas abusivas no setor, que podem contar com a intervenção institucional da AMPRO.

4. Como a AMPRO enxerga a importância da diversidade dentro desse meio?

Heloisa: Fundamental, aliás, olhamos a representatividade, onde um dos pilares é a diversidade. 

Podemos citar algumas iniciativas recentes, como a preocupação em compor nossa diretoria e Conselhos diversos, com boa representatividade feminina e masculina; a diversidade e inclusão no júri e as categorias do AMPRO Globes Awards, a maior premiação do Live Marketing no Brasil, organizada pela AMPRO; capacitações com foco em ESG e o relacionamento com parceiros que também tem esse mesmo valor.  

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