Skip to main content

O avanço da tecnologia traz consigo seus problemas inerentes. Com a facilidade de obtenção de informação, criação de sites e postagem de conteúdo online, pessoas maliciosas conseguem facilmente simular páginas da web.

Quem crê que esse tipo de ataque, denominado phishing, limita-se somente a compras online e captura de dados de cartão de crédito, engana-se, como mostra o caso hoje em pauta.

A High Stakes Marketing Digital, agência de publicidade sediada em Nazaré Paulista, recentemente foi alvo de um ataque similar.

Em contato conosco, Victor Gamarra, CEO e fundador da empresa, relata: 

“Buscando online, encontrei um site idêntico ao da minha empresa, em que os links de inscrição para as vagas de emprego tinham sido clonados. Alguém está utilizando a nossa reputação na cidade para capturar dados sensíveis de pessoas interessadas em trabalhar na empresa.”

As diferenças entre os sites são mínimas e, certamente, um leigo pode cair e se cadastrar em um formulário fraudulento, com o intuito de obter dados sensíveis de pessoas.

Gamarra continua seu relato:

“Até pra mim, responsável pelo site, foi difícil enxergar as diferenças, exceto pelo domínio em que o conteúdo era exibido e os links para os formulários de cadastro, que não eram nossos.”

O site oficial da empresa em questão está disponível no endereço https://gamarra.network, domínio pertencente à empresa desde 2016. Este domínio também está presente nas redes sociais sociais da empresa, como pode ser visto no Instagram da agência.

Dicas para se proteger

Antes de efetuar qualquer transação online, preenchimento de formulários ou coisas do tipo, vale a pena checar:

  1. Se o site possui certificado de segurança, representado pelo pequeno cadeado ao lado da barra de navegação;
  2. Se o domínio representa a marca ou apenas tenta imitá-la;
  3. Se o site da transação é o mesmo presente nas redes sociais oficiais da marca.


Tomando os devidos cuidados, torna-se simples evitar golpes e navegar com segurança na internet.

Leave a Reply