Skip to main content

Nos anos 2000, o diretor Bryan Singer mudou o cinema moderno para sempre, com muito couro e o que pode ser considerado hoje em dia baixo orçamento, quando pensamos nos 250 milhões de dólares gastos em produções como Vingadores.

Dois anos depois, o diretor Sam Raimi trouxe um dos heróis mais famosos da cultura pop, foi-se o couro preto, veio a lycra colorida, a sensação dos quadrinhos em sua essência em dois ótimos filmes e um questionável.

Em 2012, após o mal aceito homem-aranha 3, um novo aranha, um novo interesse amoroso e uma nova visão durou 2 filmes, o que os filmes mais fracos do aranha tem em comum? Muitos vilões, pouco tempo e uma história frágil, depois de um acordo da Marvel Studios com a Sony, Homem-Aranha – Sem Volta Para Casa resolveu o problema de muitos vilões com mais vilões e também mais aranhas.

Homem-Aranha – Sem volta para casa é um evento incrível, mas um filme questionável. Entenda algumas pontas soltas que o evento tenta mascarar com grandes momentos e nostalgia.

Contexto: O filme tem uma premissa simples, Doutor Estranho tenta fazer um feitiço que invés de fazer com que as pessoas esqueçam que o Peter Parker, rompe o tecido da realidade e convoca todos que sabem quem Peter Parker é para o universo do Tom Holland.

1 – Electro

Andrew Garfield vs Electro Spider - Man: No Way Home - YouTube
Sony Pictures/Andrew Garfield/Jammie Foxx


Se a premissa do filme é que todos que sabiam que Peter Parker é o Homem-Aranha são atraídos para o universo que estamos assistindo, Electro não seria um deles. No Espetacular Homem-Aranha 2, Electro não descobre a identidade do aracnídeo antes da sua luta resultar na sobrecarga que o faz desaparecer.

2 – O mago supremo

O que é a caixa do Doutor Estranho no trailer de Homem-Aranha - Artesetra
Sony Pictures/Bennedict Cumberbatch


Após o “blip” o Doutor Stephen Strange perdeu seu lugar como “Mago Supremo”, afinal a terra precisava de um protetor, então Wong assumiu o papel. O ex-mago supremo revela apagar a memória do atual, o mesmo que havia visto 14 milhões possibilidades erra um feitiço por causa de um garoto de 17 anos.

3 – O mago supremo 2.0

Doutor Estranho Erra O Feitiço: Seria Ele O Verdadeiro Vilão De "No Way Home"?  - DESIGNE
Sony Pictures/Bennedict Cumberbatch


Ainda dentro dos problemas que um garoto de 17 anos pode trazer para um mago, Dr. Estranho utiliza seus poderes e joga o homem-aranha no seu mundo espelhado onde ele mesmo diz “ser o dono da dimensão”, e perde para um garoto com poderes de aranha e seu conhecimento de geometria.

4 – Tecnologia supera as palavras

Spider Man Listen GIF - Spider Man Listen Arms - Discover & Share GIFs
Sony Pictures/Homem-Aranha 2


Durante o segundo filme do Tobey, ele enfrenta o Dr. Octopus que em seu universo recobra o controle dos seus tentáculos após descobrir que Peter é o homem-aranha, já no universo de Tom Holland, é necessário ser feito um chip.

5 – Tio quem?

How did Tony Stark know that Peter Parker was Spider-Man in Civil War? -  Quora
Marvel Studios/Sony Pictures


Em guerra civil quando Tony Stark vai recrutar Peter Parker ele pergunta ao garoto por que ele faz aquilo? A resposta? “Quando você pode fazer as coisas que eu faço, com os poderes que eu tenho e você não faz o bem, pessoas se machucam”. Claramente uma referência aos 2 tios Ben que haviam sido mortos após ambos Peters negligenciarem ajuda após serem picados, vemos que tia May é enterrada sozinha e a mesma diz a famosa frase “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.

6 – Consertando os erros

New Spider-Man: No Way Home TV Spots Show Doctor Strange Deploying Magic  Runes
Sony Pictures


Ao final do filme, o único jeito que encontram para salvar o multiverso, é se todos esquecerem quem Peter Parker é, e com um lindo céu aberto, vemos algumas silhuetas, mas isso significa que os Peters de outras dimensões também esqueceram quem é o Peter Parker? Por isso voltaram para seus universos? O que aconteceu com os vídeos feitos por jornalistas, caso aberto pela polícia, fotos com amigos? E no caso de dizerem que o feitiço do Dr. Estranho apagou, MJ ainda está usando o colar que Peter deu pra ela em Londres.

7 – Venom?

Venom 2's Post Credits Scene Almost Didn't Happen - DailyNationToday
Sony Pictures/Venom – Let There Be Carnage


No final de Venom – Tempo de Carnificína, temos uma cena em que Venom vê Tom Holland na TV sendo desmascarado e lambe a tela, isso dá entender que Eddie já havia sido transportado para o universo de Holland, mas ao final de Sem Volta para Casa, vemos Eddie no Novo México sendo atualizado sobre os ocorridos, Eddie não sabe sobre Homem-Aranha. Os roteiristas disseram que o simbionte tem uma mente que funciona como uma colmeia através do multiverso, então quem conhece Peter é o Venom porque sua contraparte do terceiro feito de Tobey Maguire o conhecia, mas quando o Doutor Estranho apaga a memória de todos, não faz um trabalho direito porque um pedaço do simbionte agora está presente para que Tom Holland possa ter um traje preto no futuro.

8 – O poder do sol na palma da mão.

BROTHERTEDD.COM - animusrox: Spider-Man 2 (2004) dir. Sam Raimi ... |  Spider man 2, Spiderman, Dark fantasy
Sony Pictures/ Homem-Aranha 2


Nos momentos finais, Tobey Maguire se reencontra com Doutor Octopus, um momento emocionante em que um breve diálogo mostra que Octavius nunca quis ser vilão e que Peter ainda o admira, mas ao retornar para casa, Octopus ainda está com o reator Arc na mão quando volta para seu universo.

9 – Enfrentando fantasmas

Homem-Aranha – Sem volta para a coerência
Sony Pictures/Spider-Man No Way Home


Ok, essa é só um jeito de pegar no pé com 2 aranhas mais velhos, mas foi dito e é entendido, que os vilões foram pegos momentos antes da sua morte, mesmo 3 dos 5 vilões não terem sido mortos e 1 deles nem saber quem era Peter Parker. Apesar disso, Tobey e Andrew também são puxados para esse universo, mas seguiram suas vidas, fantasmas então só existem se forem vilões.

10 – Confie no arrepio

Homem-Aranha – Sem volta para a coerência
Sony Pictures/Tobey Maguire


Uma das coisas que sabemos é que o homem-aranha é jovem, pobre e trabalha sozinho, porque no momento que alguém descobre sua identidade secreta, isso acaba colocando as pessoas em risco. Mas quando se trabalha em um grupo de Homens-Aranha, confiem no sentido de aranha e coordenem os ataques, a menos que tenham 3 Peters na mesma cena e um duende verde com uma faca, nesse caso, não há sentido aranha, ou sentido algum.

Esses foram alguns momentos inconsistentes do filme que mais uma vez, é um ótimo evento, mas como filme, peca em manter uma coerência para agradar os fãs.

E aí, tem algum momento que não colocamos na nossa lista?

Menção honrosa de Homem-Aranha – Sem Volta Para Casa:

Homem-Aranha – Sem volta para a coerência
Sony Picutres/Spider-man no way home


Leave a Reply