Ibope vai traçar perfil do usuário de smartphone

Avatar
Mobile Report divulgará mensalmente informações sobre o comportamento de quem usa os devices

O uso dos smartphones cresce a cada dia e desperta o olhar das marcas, que anseiam por novas maneiras de interação com o público. Pensando nisso, o IBOPE Media lançou a solução Mobile Report, que vai traçar, mensalmente, um perfil completo do usuário de smartphone e seus hábitos. O primeiro comunicado para a imprensa, por exemplo, já traz algumas informações interessantes. Em fevereiro, Rede Social foi a categoria mais acessada pelos respondentes da pesquisa.

Confira no quadro abaixo:

1

Redes Sociais e/ou Comunicadores

78,8%

2

Email

75,9%

3

Notícias

57,9%

4

Músicas

47,4%

5

Entretenimento

43,8%

E quando o brasileiro mais utiliza a internet pelo celular? A resposta “enquanto espero (trânsito, fila etc)” foi a mais citada, mas há outras opções que chamam a atenção:

Enquanto espero (trânsito, filas etc)

60%

Antes de dormir

45%

Assim que acordo

29%

Enquanto assisto TV

23%

No banheiro

18%

Outro destaque é que 13% das pessoas declararam ter realizado alguma compra via mobile – um indicador de mudança de comportamento, pois, há dois ou três anos, as pessoas tinham medo de fazer compras até por meio de computadores tradicionais. Os valores gastos também supreendem:

Até R$ 30

15%

Até R$ 60

10%

Até R$ 100

18%

Até R$ 200

11%

Até R$ 300

9%

Mais de R$ 300

36%

Entre os que fizeram compras pelo smartphone, 19% adquiriram itens eletrônicos e 12%, eletrodomésticos. A compra de aplicativos, ingressos (cinemas, shows etc) e moda, no entanto, foram os mais citados, com 37%, 27% e 22%, respectivamente.

Ainda com relação a compras, o smartphone também é usado para comparar preços: 53% dos participantes dizem que costumam fazer essa comparação quando estão em lojas físicas para checar os preços em lojas online.

Além de pesquisar hábitos, o estudo Mobile Report mostra quais equipamentos as pessoas estão usando. O sistema operacional Android é o mais comum, citado por 59% dos pesquisados, seguido pelo iOS com 9%.

Dora Câmara, diretora regional Brasil do IBOPE Media, evidencia a importância deste estudo para quem pretende investir em publicidade no meio mobile: “Há 15 anos o IBOPE Media mede a internet e notamos que o acesso se expandiu através de diferentes plataformas e canais. Portanto, incluir o uso de smartphones é um passo natural para representarmos o crescente uso das múltiplas telas.  Para apoiarmos o mercado com números confiáveis, estabelecemos uma medição regular para monitorar a evolução de quando e como as pessoas se relacionam com esta nova tela”, conclui a executiva.

O estudo aponta ainda que os pesquisados prestam atenção nos anúncios que vêm ao acessar a internet pelo smartphone. Em fevereiro, os cupons de desconto foram os que mais chamaram a atenção, com 40%, seguidos por:

Promoção relâmpago

28%

Promoção de geolocalização

24%

Metodologia

A pesquisa Mobile Report é baseada em um questionário estruturado e representativo do universo de usuários de smartphone. Aplicado mensalmente em um painel de internautas, conta com no mínimo 700 pessoas. Com isso é possível acompanhar dados até hoje inéditos e analisá-los por sexo, idade, região e classe social.

Redação Adnews

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior

Skol usa baleia para reforçar atitude positiva

Próximo post

Luis Lui assume atendimento da Borghi/Lowe São Paulo

Posts Relacionados

Por favor, desabilitar Adblock para visualizar conteúdo do site.