Durante o Propositividade 2025, o ID_BR, apresentou uma pesquisa, conduzida em parceria com a Fundação Dom Cabral, Mover e Pacto Global, que trouxe 10 tendências e previsões de mercado para 2025.
As tendências apresentadas foram:
- Investimento em Programas de Desenvolvimento de Carreiras para Públicos Específicos;
- Criação e Uso de Indicadores de Impacto na Cadeia de Valor;
- Integração de Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade e Diversidade;
- Crescimento das Ações em Prol da Saúde Mental;
- Abordagens Transversais e Interseccionais;
- Etarismo, Gênero, Deficiência e Orientação Sexual, Letramento Racial e Combate ao Racismo no Ambiente de Trabalho;
- Integrar Temas de DE&I, Agenda ESG & Agenda 2030 para Aculturar Pautas ao Invés de Nichar;
- EUA não é Brasil! Adaptação do Discurso de DE&I;
- Necessidade de Metas e Métricas Nítidas;
- Disseminação das Melhores Práticas e Censo de Colaboradores e Inclusão de Pessoas Indígenas nas Empresas.
Entre os principais temas discutidos, estavam as questões geracionais, com ênfase no aumento da longevidade e na necessidade crescente de inclusão etária. Além disso, o evento alertou para o desafio de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, sublinhando a urgência de mobilizar o setor empresarial para enfrentar questões críticas como direitos humanos e racismo ambiental, especialmente no contexto brasileiro.
O papel das pequenas empresas também foi abordado, ressaltando que, enquanto grandes corporações frequentemente estabelecem modelos de práticas inclusivas, ações cotidianas em organizações menores podem ter um impacto significativo e positivo. A produção de censos étnico-raciais, conforme a Lei 14.553, e a implementação de ações afirmativas foram apontadas como essenciais para criar ambientes de trabalho mais inclusivos e representativos.
Entre as tendências emergentes, está a integração de tecnologia e inovação para promover a diversidade. O evento também destacou o empreendedorismo como uma ferramenta vital para reduzir desigualdades, enfatizando a importância de iniciativas que fomentem o desenvolvimento de negócios diversos, especialmente os de pequeno porte.
O jornalista da Globo, Marcos Luca Valentim, vencedor do prêmio Ubuntu de Cultura Negra em 2021 e 2022, apresentou um dos Oráculos do evento e destacou a importância da representatividade negra dentro das redações. “Em um país majoritariamente negro, 85% dos redatores no país são pessoas brancas. Isso reflete a urgência em que mudanças nas questões estruturais do país, precisam acontecer para alcançarmos equidade e inclusão social para que novas narrativas sejam possíveis de se construir”, disse o jornalista.
Por fim, o Propositividade 2025 trouxe à tona a necessidade de uma cultura organizacional mais inclusiva, com ênfase no letramento racial e no desenvolvimento de indicadores de impacto que comprovam os benefícios da diversidade. A Fundação Dom Cabral sublinhou a urgência de discutir equidade salarial e conectar representatividade à inovação. Enquanto o ID_BR reforçou a importancia da Deb, a primeira inteligência artificial antirracista do mundo, demonstrando a necessidade de transformar essas pautas em práticas concretas e eficazes dentro das empresas.
“Realizar o Propositividade anualmente evidencia o compromisso do ID_BR em mitigar ações e tendências que devem ser elaboradas e adquiridas por empresas e organizações que buscam a equidade racial”, comenta Luana Génot, CEO e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil.
Acesse a cartilha completa com todas as Tendências para 2025 aqui.