Skip to main content

O Indie Summit 2024, realizado no dia 31 de outubro no STATE Innovation Center, em São Paulo, trouxe uma programação completa e diversificada voltada ao mercado de agências independentes, com palestras e painéis sobre criatividade, tecnologia, ESG, empreendedorismo e sustentabilidade. Organizado pelo AdGroup, o evento contou com o patrocínio de Warner Bros. Discovery, Dailymotion, DIEX Mídia, STATE Innovation Center, Bullet e Tech and Soul. Além disso, o primeiro summit de publicidade independente do Brasil teve o apoio de empresas e instituições como Getty Images/iStock, Blanko, Meza/1618, Collab Criadores, C4V3, Atenas, Maria São Paulo, Aunica, Umbrella Media Production, Habib’s, Heineken, FePI 2024, AppCast (O podcast da APP Brasil), Catraca Livre, Tropicool, 360 Studio, Bauducco, Content Lovers, APP Brasil e CLash’d.

A manhã do evento foi marcada por discussões enriquecedoras e profundas sobre temas contemporâneos no universo das agências independentes.

A abertura ficou por conta dos sócios do AdGroup, Cathy Birle e Daniel Rosa. Logo depois, Cláudio Kalim, Cofundador e CEO da Tech&Soul, ministrou a palestra “Nossa história: do Coworking para o Astor para a tela do computador para uma grande estrutura”, explorando a integração de criatividade e tecnologia nos negócios. Veja um resumo pelo próprio executivo:

O primeiro painel, “ESG nas Indies,” trouxe à tona o papel das agências independentes na promoção de diversidade, inclusão e liberdade de escolha. Mediado por Leonardo Araujo (Fundador e CEO da C4V3), Jef Martins (Head of Communications da B&Partners e diretor da APP) e Patrícia Santos (CEO e Fundadora da EmpregueAfro), o debate destacou como iniciativas ESG podem fortalecer o impacto social e cultural dessas empresas. Confira um resumo do painel, na voz de Leonardo Araujo:

Em seguida, o painel “Criatividade num mundo onde tudo é possível” explorou o papel da criatividade frente às novas tecnologias. Daniel Rosa (Fundador e CEO do AdNews e sócio do AdGroup), Marcelo Zampini (Fundador e CCO da MEZA/1618) e Bruno Moretti (Fundador e Diretor Executivo da Blanko) compartilharam insights sobre como a inovação pode elevar o valor criativo e como as agências podem se adaptar a um cenário digital em constante evolução. Veja um trecho:

No painel “AI: Futuro e/ou Presente”, Demetrio Teodorov (Futurista e Estrategista), Alexandre Azevedo (Head of Planning LATAM da Aunica) e Lara Krumholz (General Manager para a América Latina do Dailymotion) discutiram as transformações trazidas pela inteligência artificial e os impactos atuais e futuros da tecnologia na comunicação das agências independentes.

Encerrando a manhã, o painel “Independentes Humanizadas” destacou a importância do propósito para as agências que buscam impacto além do lucro. Ligia Costa (Founder da TGI Today), Jorge Pacheco (CEO e Fundador do STATE Innovation Center) e Felipe Silva (Founder e CCO da Agência Gana) abordaram como valores humanos e responsabilidade social podem transformar não apenas negócios, mas também a vida das pessoas.